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Oruã transforma faixas “Outros Santos” e “Essência Bruta” em curta-metragem e anuncia turnê pelos EUA com Built to Spill
Entre dias nas praias idílicas de Búzios e noites psicodélicas e misteriosas, surge o curta-metragem “Outros Santos/Essência Bruta”, unindo as duas faixas da banda Oruã em uma narrativa misteriosa e sensorial. O vídeo acompanha os músicos entre serra e mar, estradas e caminhos familiares, porém envoltos em acontecimentos inexplicáveis. O lançamento anuncia a próxima turnê de Oruã, que irá percorrer diversos estados americanos como banda de abertura do Built to Spill no segundo semestre.
Assista ao curta-metragem “Outros Santos/Essência Bruta”: https://youtu.be/nZaos4-D8zY
Ouça “Íngreme”: https://transfusao.com/orua-
Confira as datas da turnê abaixo
O grupo carioca fez de seu terceiro álbum, “Íngreme”, um relato da sua escalada no cenário internacional e da queda livre em que o Brasil se encontra, servindo também como um manifesto pela resistência. Este é o disco que inclui as faixas “Outros Santos” e “Essência Bruta”, escolhidas para ganhar o registro audiovisual em um território já conhecido pela banda: uma região de Búzios onde residiram. Não por acaso, o curta-metragem mostrou-se também uma oportunidade de abordar o passado escravocrata do Brasil, ainda muito presente nas ruas.
“Emerências é como carinhosamente chamamos o bairro e a praia de José Gonçalves, em Búzios, por conta da serra na mesma região. Moramos lá por cerca de um ano. José Gonçalves é o nome de um traficante de escravos com forte atuação pós 1850, ano em que foi assinada a Lei Eusébio de Queirós, que previa o fim do tráfico negreiro e sinalizava a abolição da escravatura no Brasil. Não sabemos por que motivos hoje, em 2022, um lugar tão incrível continua a ser chamado pelo nome de um traficante de escravos. Entendemos que a história não deve ser esquecida, mas que há outros meios de preservação que não esse, atualizando essa violência histórica. Para o Oruã, um novo nome possível para a região seria Emerências”, sinaliza a banda.
Dividido em duas partes, o videoclipe de “Outros Santos” e “Essência Bruta” busca em tonalidades fantásticas produzir impressões que reviram as conformações naturais e históricas do espaço em que se insere, ao mesmo tempo que reinventa vivências cotidianas. “Outros Santos” inicia com um passeio de bicicleta em uma praia aparentemente deserta, onde pequenas ações tomam proporções misteriosas. Sob atmosfera ora realista, ora delirante, “Essência Bruta” sinaliza o universo da estrada, no interior do carro, em viagem rumo a movimentos internos dos personagens nas paisagens que percorrem. Filmado em Armação dos Búzios, o clipe se apresenta inicialmente como uma narrativa linear, para aos poucos adentrar um tipo de vórtex de experiências e sensações.
O lançamento retoma os trabalhos do álbum “Íngreme” no momento em que Oruã vai pegar a estrada nos EUA, com shows anunciados em 11 estados americanos abrindo novamente para o Built to Spill, referência no cenário do indie rock e cujo novo disco sai pela SubPop no início da turnê, em setembro. Antes disso, Oruã comemora o lançamento do curta com dois shows no Brasil: no dia 16/06, no Espaço Cultural Arlindo Cruz, no Rio de Janeiro; e em 18/06, no Estúdio Lâmina, em São Paulo. No dia 08/07, na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra (também no Rio), a banda é uma das atrações do festival Itinerância Rebel.
Sobre Oruã:
Nas palavras de Lê Almeida, “Oruã é filho do centro do Rio de Janeiro, nasceu à noite e frequenta os bailes pela madrugada. Free jazz de pobre. Kraut de vagabundo. Sem neurose.” Cru e sofisticado, de tonalidade ocre, o som do conjunto não se encaixa na paleta de cores artificiais de uma onda neo-psicodélica cada vez mais dependente de investimentos em pedais e efeitos. Com afrobeat, Clube da Esquina, alguns clássicos da Matador Records, riffs setentistas, amuletos e fitas cassetes na bagagem, a banda embarca numa viagem sem volta para fora da curva.
O terceiro disco de Oruã coroa uma trajetória iniciada em 2016, após sessões de improviso no Escritório, sede da Transfusão Noise Records, no centro do Rio de Janeiro. Naquela época um trio que somou mais de dez colaboradores, Oruã viu nascer seu primeiro álbum no ano seguinte, com lançamento nos Estados Unidos pela IFB Records.
Ao longo de 2018, a banda circulou por todas as regiões do Brasil e chegou ao Uruguai. Entre os percursos, gravou o segundo disco. Também lançaram parcerias com Laura Lavieri (em um cover de “Vou Recomeçar”, consagrado na voz de Gal Costa), goldenloki e marianaa. O EP “Tudo Posso” incorporou saxofones e levou a banda pelo free jazz garageiro. Por fim, veio o elogiado “Romã”, que expandiu a conexão com o noise e o lo-fi e possibilitou a mais recente turnê internacional de Oruã.
No álbum “Íngreme”, o retrato sonoro da caminhada vai se desdobrando em outras paisagens – mais verdes, percussivas e espirituais, enquanto desbravam pela primeira vez um estilo de vida diferente. Nada a ver com tranquilo, mas um estilo de vida de fato independente. Livre. Crescido nas adversidades, filho de uma década turbulenta, Oruã não teme. Em 2022, após mais de cinco anos de atividade, depois de percorrer as mais variadas estradas, a banda não esquece do que e de como a caminhada foi feita ao mesmo tempo em que agradece. É, finalmente, o momento da colheita.
Confira as datas da turnê de Oruã com Built to Spill:
Sep. 06 – Columbus, OH – The Athenaeum Theatre
Sep. 07 – Knoxville, TN – The Mill & Mine
Sep. 08 – Wilmington, NC – Greenfield Lake Amphitheater
Sep. 09 – Charleston, SC – Charleston Music Hall
Sep. 10 – St. Petersburg, FL – Jannus Live
Sep. 11 – Ft. Lauderdale, FL – Culture Room
Sep. 13 – Orlando, FL – The Social
Sep. 14 – Jacksonville, FL – Jack Rabbits
Sep. 15 – Pensacola, FL – Vinyl Music Hall
Sep. 16 – Birmingham, AL – Saturn Birmingham
Sep. 17 – Memphis, TN – Growler’s
Sep. 18 – Tulsa, OK – Cain’s Ballroom
Sep. 19 – St. Louis, MO – Red Flag
Sep. 20 – Columbia, MO – Blue Note
Sep. 21 – Lawrence, KS – Granada Theater
Sep. 23 – Denver, CO – Bluebird Theater
Sep. 24 – Salt Lake City, UT – Metro Music Hall
Ficha técnica
ROTEIRO, DIREÇÃO e EDIÇÃO: Lê Almeida e Jorge Polo
PRODUTOR EXECUTIVO e DIRETOR DE PRODUÇÃO: Fabrício Basílio
PRODUÇÃO DE LOCAÇÃO: Lê Almeida, João Casaes, Bigu Medine
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA e CORREÇÃO DE COR: Guilherme Souza
ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA: Karin Santa Rosa, Bruno Menezes
DIREÇÃO DE ARTE: Ana Luiza dos Santos, Dalila Aguiar, Jorge Polo
SOM DIRETO: Akira Band, Gustavo Pires
ELENCO: Bigu Medine, Daniel Duarte, João Casaes, Karin Santa Rosa, Lê Almeida
CONTABILIDADE: Raoni Redni
ESTE FILME FOI REALIZADO INTEGRALMENTE COM
RECURSOS DA FUNARJ DESTINADOS AO PRÊMIO DE CLIPES MUSICAIS 2021.
Siga Oruã:
https://www.instagram.com/
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Luiza Loroza lança single duplo: “Copo D’Água + Trato”
Novidades da multiartista já estão disponíveis nas plataformas digitais e chegam acompanhadas de videoclipes
A multiartista Luiza Loroza apresenta seu mais novo lançamento: o single duplo “Copo D’Água + Trato”, disponível em todas as plataformas com distribuição pela ONErpm e selo JL Records. Para conferir, acesse o link https://onerpm.link/218230207478
Com produção musical de Beto Lemos, “Trato” é a faixa que encabeça o lançamento. A composição une as forças criativas de Luiza Loroza, Everton Coroné e Renato Luciano para trazer a ideia dos contratos e a reflexão sobre os limites de cada relação. Amarrando amores por tratos, Luiza mescla sua teatralidade performática com elementos afro-brasileiros, marcando uma nova fase da cantora e abordando temas mais pessoais e batidas contagiantes. Do uso dos tambores e alusões ao pagodão baiano e ao funk carioca, ela percorre melodias do jazz com o sax e um maculelê contemporâneo envolvendo a rítmica da canção.
Já a faixa “Copo D’Água”, de autoria de Luiza Loroza e João Loroza, oferece uma sonoridade mais contemplativa, onde a combinação de violão de aço, teclado, flauta, sax alto e percussões brasileiras compõe um cenário sensível e poético. A música reafirma o traço autoral de Luiza, com arranjos sofisticados e uma abordagem lírica sobre afetos e fluidez.
Talento e versatilidade no DNA
Luiza Loroza é um nome em ascensão na cena da Nova MPB. Carioca, multiartista e versátil, transita com naturalidade entre a música, o teatro e o audiovisual, seja como cantora, atriz ou diretora. Integrou o elenco do musical “Jacksons do Pandeiro”, da cia. Barca dos Corações Partidos, e lançou os singles “Pureza” e “Areia”, ambos com clipes que evidenciam sua forte ligação com a narrativa visual e poética. A sua obra é atravessada pela tradição afro-brasileira, pela memória afetiva e por temas urgentes que questionam padrões e celebram novas formas de amar e existir, passeando entre a canção autoral e a reinterpretação afetiva de repertórios familiares e do cancioneiro popular.
Em 2021, lançou seu primeiro single, “Pureza”, uma composição que existe há pelo menos 30 anos. Foi escrita por seu pai, Sérgio Loroza, antes mesmo do nascimento de Luiza, que, ao encontrar a obra, decidiu recriá-la. A canção conquistou ampla repercussão na crítica especializada.
Rede social: https://www.instagram.com/luizaloroza/
Ficha técnica do single duplo:
Intérprete: Luiza Loroza
Produção Musical: Beto Lemos
Mixagem e Masterização: Tércio Marques
Compositores: Luiza Loroza, Everton Coroné e Renato Luciano (“Trato”); Luiza Loroza e João Loroza (“Copo D’Água”)
Músicos convidados: Dudu Oliveira (sopros e percussões)
Capa: Salve Hub
Distribuição: ONErpm
Selo: JL Records
Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho
Ficha técnica audiovisual (“Trato”):
Direção criativa: Luiza Loroza, Mariana Galvão & Helena Bielinski
Direção | Direção de Fotografia: Helena Bielinski (@helenabielinski)
Produção Executiva: XOT Produções (@xotproducoes)
Direção de Arte: Mariana Galvão (@galvamari)
Light Design: Gabriel Prieto (@prietogab)
Diretora de Produção: Mariana Galvão
Assist. Produção: João Loroza
Edição: Helena Bielinski
Make: Pamela Oliveira (@pamelaolivermakeup)
Hairstylist: Nádia Bittencourt
Design da capa: Salve Hub, Aila Oliveira, Gabriel Ahoo
Crédito fotográfico (capa): Helena Bielinski
Apoio: Infoco
Gestão de Tráfego: Bruna Santos
Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho
Realização: XOT Produções
Ficha técnica audiovisual (“Copo D’Água”):
Direção criativa: Luiza Loroza, Mariana Galvão & Helena Bielinski
Direção | Direção de Fotografia: Helena Bielinski (@helenabielinski)
Elenco: Dora de Assis (@doradeassis), Dora Freind (@dfreind), Nadia Bittencourt (@nadiabittencourt.rocha)
Produção Executiva: XOT Produções (@xotproducoes)
Direção de Arte: Mariana Galvão (@galvamari)
Light Design: Gabriel Prieto (@prietogab)
Diretora de Produção: Mariana Galvão
Assist. Produção: João Loroza
Edição: Helena Bielinski
Make: Pamela Oliveira (@pamelaolivermakeup)
Hairstylist: Nádia Bittencourt
Design da capa: Salve Hub @salvehub, Aila Oliveira @ailaobs, Gabriel Ahoo @ahoocriativo
Crédito fotográfico (capa): Helena Bielinski
Apoio: Infoco
Gestão de Tráfego: Bruna Santos @bruna_gestaodetrafegorj
Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho @dicasdopinhao
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ÀRT lança clipe “Doce Galícia Ao Vivo”
Novo vídeo da era Afetos Cítricos celebra sua força criativa e ancestralidade rítmica
Após o lançamento de Tudo a Ver (Ao Vivo) em 31 de agosto e do EP Afetos Cítricos Ao Vivo no dia 9 de setembro, o cantor, compositor e multi-instrumentista ÀRT apresenta ao público seu mais novo clipe: “Doce Galícia (Ao Vivo)”, já disponível no YouTube. O vídeo é o segundo registro visual do show realizado no Centro Cultural da Justiça Federal, durante o mês do Orgulho LGBT, e dá continuidade à era Afetos Cítricos, um marco na trajetória do artista nascido e criado no Morro da Providência, no Rio de Janeiro. A novidade está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=SdFmwtAMU_M
Com letra debochada e provocante, Doce Galícia é uma das faixas mais potentes do EP. A canção se inicia em um samba-rock cheio de swing, conduzido por um baixo pulsante e por um solo percussivo impressionante de ÀRT, que toca simultaneamente timbal e atabaque — uma performance que evidencia sua maestria rítmica e presença de palco. Além de cantor e compositor, ÀRT é fundador da escola de atabaque Atabloco, que há sete anos atua na região da Pequena África e mantém um bloco de carnaval homônimo, reafirmando a força das tradições afro-brasileiras em sua arte.
No decorrer da canção, o samba-rock se transforma em rock and roll com um refrão envolvente e apaixonante, revelando a versatilidade sonora do artista. ÀRT define Doce Galícia como “um divisor de águas” em sua carreira, por consolidar em sua direção musical o elo entre o cantor romântico de R&B e o percussionista enérgico que carrega em si a pulsação dos tambores da diáspora.
No palco, ÀRT é acompanhado por Ricardo Mariani (baixo), Dani Xis (guitarra), Vini Del Rio (teclado), Rodrigo Belço (bateria), Eddu Cravo (percussão) e Lucas Processy (percussão) — uma banda que dá corpo e alma ao arranjo vibrante da faixa. O vídeo, dirigido por Saulo Nicolai — parceiro de longa data do artista e responsável também por seus clipes Repousa e Bicht Não Me Peite —, captura a energia arrebatadora do show com sensibilidade e estética refinada.
O figurino, assinado por Sydney de Souza, traz um visual marcante inspirado em um marinheiro afro-futurista, traduzindo em imagem o conceito de travessia, ancestralidade e liberdade que atravessa todo o trabalho de ÀRT.
Com Doce Galícia (Ao Vivo), ÀRT reafirma sua identidade como artista preto, LGBT e periférico que transforma vivência em potência, ritmo em narrativa e afeto em resistência.
Rede social: https://www.instagram.com/artsobrevive/
Agenda Músical
Decco Torres lança o videoclipe “Virei a Página” em noite de pura badalação
Agito tem entrada gratuita e acontece no Well’s Beer Bar, no Centro do Rio
No dia 19 de setembro, sexta-feira, às 19h30, o cantor carioca Decco Torres prepara uma celebração histórica para marcar o lançamento de seu novo videoclipe “Virei a Página”. O evento acontece no Well’s Beer Bar, no Centro do Rio, e promete reunir música, performance e muita festa em uma noite inesquecível.
A abertura fica por conta do lendário DJ Mandrake, referência absoluta das noites cariocas e prestigiado internacionalmente, com reconhecimento ampliado após ter um de seus samples usado por Beyoncé em seu álbum Cowboy Carter. Ele será o responsável por incendiar a pista nos intervalos com o melhor da Black Music brasileira e internacional.
A noite reserva ainda um pocket show exclusivo de Decco Torres, seguido da aguardada exibição, em primeira mão, do videoclipe “Virei a Página”, momento especial para fãs, amigos e convidados que acompanham sua trajetória.

E tem surpresa: os 50 primeiros a chegar levam para casa um eco copo exclusivo do show NeoBaile de Decco Torres.

Serviço:
Local: Well’s Beer Bar – Rua do Carmo, 84 – Centro
Dia e hora: 19 de setembro, sexta-feira, às 19h30
Entrada gratuita, reserva pelo link https://www.sympla.com.br/evento/lancamento-do-videoclipe-virei-a-pagina/3116613
Rede social: https://www.instagram.com/deccotorres/
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho
Produção executiva: Luciana Moisakis
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