Siga-nos nas Redes Sociais

Saúde

Ortopedia contribui para os avanços e resultados da medicina esportiva – XIX Congresso Norte-Nordeste de Ortopedia e Traumatologia

Publicado

em

Ortopedia contribui para os avanços e resultados da medicina esportiva – XIX Congresso Norte-Nordeste de Ortopedia e Traumatologia
Banco de Imagens_PIXABAY

Há poucas semanas, o mundo acompanhou a performance de atletas de 32 modalidades nos Jogos Olímpicos de Paris. Apesar de serem esportes com suas características próprias, todos mostraram um aspecto em comum: os competidores precisaram estar em dia com a saúde ortopédica. Afinal, nas competições de alto rendimento, que envolvem intensa preparação e alta exigência por resultados, ossos, articulações e tendões são exigidos ao máximo. Por isso, o acompanhamento de ortopedistas especializados em esporte é altamente recomendado, a fim de prevenir e tratar precocemente as lesões.

E não é apenas nas disputas olímpicas ou nos campeonatos de destaque que a ortopedia está interligada ao esporte. A prática esportiva, cada vez mais comum no dia a dia da população, exige cuidados especiais. “A ortopedia pode prevenir lesões, por meio de avaliações físicas detalhadas e programas de treinamento personalizados. Ao identificar fatores de risco e corrigir desequilíbrios musculares, o resultado é a redução de lesões e a otimização do desempenho”, explica a ortopedista Christine Muniz, Presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Seção Ceará (SBOT-CE).

Tratamento

Ao tratar lesões, essa especialidade garante que as pessoas possam retornar às suas atividades de forma mais ativa e saudável. “A prevenção de lesões crônicas contribui também para a longevidade e a independência funcional das pessoas, em todas as idades”, acrescenta Christine Muniz.

Quanto aos atletas profissionais, a ortopedia esportiva atua na melhoria constante do desempenho. “Com o uso de tecnologias avançadas, é possível analisar os movimentos executados de forma precisa e, a partir das métricas obtidas, identificar áreas que precisam ser aprimoradas. Com isso, os atletas podem alcançar resultados cada vez melhores”, detalha a Presidente da SBOT-CE.

XIX Congresso Norte-Nordeste de Ortopedia e Traumatologia

Para ampliar os debates e tratar das questões relacionadas à ortopedia esportiva, será realizado, pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT-CE) o XIX Congresso Norte-Nordeste de Ortopedia e Traumatologia, de amanhã a sábado (dias 5 a 7 de setembro), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. “Estamos aguardando cerca de 500 médicos ortopedistas e traumatologistas e de outras especialidades, também envolvidos no tratamento de atletas, para três dias de muitos aprendizados, atualizações e trocas de experiências”, projeta Christine Muniz, Presidente da SBOT-CE. “Com este evento, pretendemos mostrar que a ortopedia esportiva está em constante evolução e contribui para a melhoria da qualidade de vida da população em geral”, completa.

Na mesma ocasião, serão realizados o II Congresso Cearense de Medicina Esportiva e o V Congresso das Ligas Acadêmicas de Ortopedia e Traumatologia do Estado do Ceará. São aguardados cerca de 500 médicos ortopedistas e traumatologistas de diversas partes do país, especialmente do Norte e Nordeste do Brasil.

“Este Congresso representa uma excelente oportunidade para impulsionarmos o desenvolvimento da ortopedia e da traumatologia no Norte e Nordeste, regiões que têm suas particularidades e desafios. Ao reunir profissionais de diferentes partes do país, conseguimos compartilhar experiências valiosas, discutir as mais recentes inovações científicas e técnicas, e construir um conhecimento que é mais adequado às necessidades locais”, comentou o ortopedista Leonardo Drumond, Presidente da Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Ceará (COOMTOCE).

Mais informações:

XIX Congresso Norte-Nordeste de Ortopedia e Traumatologia, II Congresso Cearense de Medicina Esportiva e V Congresso das Ligas Acadêmicas de Ortopedia e Traumatologia do Estado do Ceará

Data: 5 a 7 de setembro de 2024

Local: Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza

https://cnneot.com.br/

Mortes em Terra Yanomami caem 27,6% desde declaração de emergência Leia Mais

Mortes em Terra Yanomami caem 27,6% desde declaração de emergência

Ministério da Saúde envia Força Nacional do SUS ao Paraná após tornado Leia Mais

Ministério da Saúde envia Força Nacional do SUS ao Paraná após tornado

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio Leia Mais

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio

Divulgação Leia Mais

Nasce a Grão Consultoria em Negócios na Saúde

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025 Leia Mais

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.