Outubro, 2025 – A Afya Centro Universitário Itaperuna”(antiga Uniredentor) alcançou um marco histórico ao conquistar o Sponsor Noteconcedido pelo Educational Commission for Foreign Medical Graduates (ECFMG), órgão internacional que certifica médicos formados fora dos Estados Unidos. O reconhecimento garante que seus estudantes e egressos possam solicitar a Certificação ECFMG, requisito fundamental para exames como o USMLE (United States Medical Licensing Examination), além de permitir a revalidação de diplomas nos EUA e no Canadá, onde os títulos passam a ser aceitos por órgãos reguladores em todas as províncias e territórios, conforme os padrões do Model Standards for Medical Registration in Canada.
O ECFMG é um dos mais respeitados referenciais de credibilidade no ensino médico internacional. Mais do que abrir as portas para América do Norte, o selo confere maior competitividade em intercâmbios e programas médicos em diferentes países, reforçando que o curso de Medicina do Centro Universitário Afya Itaperuna cumpre rigorosos padrões de qualidade acadêmica.
Segundo a reitora da instituição, Odilia Moliterni, “esse selo é mais do que um reconhecimento, é a validação internacional da excelência acadêmica que praticamos todos os dias. Ele abre portas para que nossos alunos e egressos possam disputar oportunidades no cenário global, sem perder o vínculo com a nossa missão: formar médicos preparados para cuidar de pessoas em qualquer lugar do mundo, com ciência, ética e humanidade”.
Sonhos que viram realidade
Entre os estudantes que já enxergam um futuro diferente está Maria Silva, aluna do 8º período de Medicina. Desde o início do curso, Maria sempre sonhou em realizar residência médica fora do país, mas até pouco tempo isso parecia distante. Agora, com o Sponsor Note, a realidade se transformou.“Meu objetivo sempre foi fazer residência médica nos Estados Unidos. Antes, era apenas um sonho, porque não havia possibilidade de revalidar o diploma para esse fim. Hoje, com esse reconhecimento, sei que poderei disputar vagas em referentes hospitais e me preparar para uma carreira internacional”, conta.
Para a estudante, o diferencial de uma universidade que possui esta certificação está no compromisso em oferecer uma formação conectada com os padrões globais. Segundo Maria, a instituição abre a oportunidade de os alunos se prepararem para uma carreira médica internacional, o que fortalece a confiança de quem deseja trilhar caminhos fora do país.
Os planos da futura médica incluem realizar a especialização em um centro que possibilite contato com metodologias de ensino diversas, pesquisas avançadas e práticas inovadoras. Ela acredita que a experiência no exterior pode trazer benefícios não apenas para sua formação, mas também para a saúde brasileira. “Uma residência fora do país amplia a visão de mundo do médico e permite introduzir práticas que podem beneficiar a população no Brasil. Mesmo que eu ainda não saiba onde vou atuar, quero trazer esse conhecimento de volta, principalmente por meio da pesquisa”, explica.
Atualmente, Maria se vê atraída pela área da Patologia, que considera unir investigação científica com impacto direto no diagnóstico e no cuidado aos pacientes. Para ela, a especialidade representa a chance de estar na linha de frente da pesquisa e da compreensão das doenças, atuando como um elo essencial entre a ciência e a prática clínica. “A Patologia me fascina porque, ao mesmo tempo em que exige um olhar minucioso e investigativo, também gera consequências muito práticas na vida dos pacientes, já que o diagnóstico preciso é a base de qualquer tratamento bem-sucedido”, afirma. A estudante acredita que essa escolha também dialoga com seu desejo de contribuir com avanços científicos que possam ser aplicados tanto no Brasil quanto em outros países, reforçando a importância do conhecimento global aliado à realidade local.
Reconhecimento internacional
A certificação obtida garante o registro oficial da Afya no World Directory of Medical Schools (WDOMS), banco de dados global que reúne instituições que atendem a rigorosos critérios internacionais de qualidade. Com isso, o Centro Universitário Afya Itaperuna reforça sua posição como referência em ensino médico de excelência e amplia as perspectivas de seus estudantes, tornando-se uma ponte entre a formação acadêmica nacional e os centros mais avançados de saúde do mundo. “Estamos diante de um marco que reafirma o compromisso da Afya em formar médicos preparados para um mundo em constante transformação. O selo ECFMG é um passaporte para nossos alunos explorarem novas fronteiras, levando consigo a ética, a ciência e a humanidade que fazem parte do nosso DNA”, conclui a reitora.
Sobre a Afya
A Afya, maior ecossistema de educação e tecnologia em medicina no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de Medicina e 25 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de Medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da Medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de Medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil e “Valor 1000” (2021, 2023, 2024 e 2025) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do Pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar.
Mais informações em: www.afya.com.br e ir.afya.com.br.