Conecte-se conosco

BA

ONU exibe em Genebra projeto de professora da rede municipal de Lauro de Freitas

Publicado

em

Vencedor do prêmio nacional do Instituto Arte na Escola, o projeto “África aqui, acolá. África em todo lugar!”, desenvolvido pela pedagoga Rosangela Accioly, está em exibição na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Accioly é professora do quadro da rede municipal de Lauro de Freitas desde 2009.

Com cerca de sete minutos de duração, um vídeo com as atividades do projeto entrou em cartaz na ONU nesta quarta-feira (15) até o dia 25 de junho. A produção pode ser visualizada no endereço https://www.youtube.com/watch?v=yirua9isK2Y&t=6s.

Accioly conta que o projeto é resultado das pesquisas para o mestrado na Uneb, mas também foi desenvolvido na Escola Municipal Loteamento Santa Júlia, no bairro Itinga, onde leciona para crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

O projeto foi pensado para transmitir, de forma lúdica, conteúdos complexos para as crianças, a partir do que preconiza a Lei 10.639 – que estabelece as diretrizes sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas.

“Por exemplo, passamos a adotar linguagens artísticas para abordar diversos temas, como a escravização dos povos africanos”, explica a professora. “O diferencial do projeto foi o formato utilizado para falar dessas questões”, continua.

O trabalho também tem como objetivo enaltecer a contribuição das civilizações africanas para a humanidade, para que as crianças pudessem ter referências positivas de seus ancestrais.

“Para isso, tivemos muitas parcerias, com a Uneb, com a embaixada da Nigéria e com a Orquestra Sinfônica da Bahia, que levou à escola uma camerata para apresentar músicas de Pixinguinha, cuja obra já havia sido trabalhada com os alunos”, detalha.

Titular da Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas (SEMED), Vânia Galvão, parabeniza o trabalho da professora. “Sem dúvida, é um projeto que agrega uma contribuição imensa para as crianças e também para nossa rede”, destaca.

ASCOM / SEMED / PMLF

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA