Home Notícias Negócios OnDemand Day reúne especialistas em negócios em São Paulo para discutir sobre os maiores desafios das Empresas no Brasil
Negócios

OnDemand Day reúne especialistas em negócios em São Paulo para discutir sobre os maiores desafios das Empresas no Brasil

Envie
WhatsApp Image 2023-10-17 at 15.55.44
Envie

Encontro promovido pela Auddas mostra como ferramentas de aprimoramento de gestão e de planejamento estratégico auxiliam no desenvolvimento das companhias

Com o propósito de impulsionar a busca por soluções para os desafios mais prementes do mercado, o OnDemand Day, uma extensão do programa de mentoria “Auddas onDemand”, reuniu mais de 30 empresas brasileiras de diversos setores, no último dia 05, no Mercure Vila Olímpia. O encontro apontou como ferramentas de aprimoramento de gestão e de planejamento estratégico podem contribuir para a construção do futuro das empresas.

Para Julian Tonioli, CEO e fundador da Auddas, o OnDemand Day foi além das fronteiras convencionais da mentoria. “O evento ofereceu aprendizado, inspiração e oportunidades de networking, envolvendo discussões críticas, tornando a jornada do proprietário de negócios menos solitária e mais compartilhada com aqueles comprometidos com o crescimento”, disse.

O empresário Manoel Lins, mestre e especialista em planejamento estratégico, destacou em seu discurso que os donos de empresas precisam estar mais atentos à inovação e adotar uma mentalidade organizada. Lins ressaltou que as empresas frequentemente negligenciam suas dores e deixam de reconhecer suas vantagens competitivas. Segundo ele, o modelo de gestão deve estar alinhado à gestão da mudança.

Outro ponto ressaltado foi que as prioridades normalmente são determinadas pelo conselho e pelos sócios, sem consultar a média gerência. No entanto, ter um fórum mais amplo para mapear aspectos desafiadores da empresa faz toda a diferença no desenvolvimento estratégico.

“Com base em uma análise prática de mais de 100 empresas com as quais trabalhamos, aproximadamente 80% delas não consultam a média gerência”, afirmou Manoel.

O papel do conselho e o viés da gestão familiar, um assunto sensível na jornada do proprietário, teve relevância no evento. O sócio Eduardo Baccetti, especialista em Governança Corporativa, ressaltou que é preciso estabelecer regras para proteger membros familiares não atuantes na empresa. Ele defendeu reuniões eficientes em diferentes níveis de governança, desde o nível estratégico até o operacional, delineando pautas e participantes para cada uma.

O palestrante fez ainda uma analogia envolvendo um ovo para explicar a importância da governança. Em sua visão, a gema representa a estratégia, a clara simboliza o modelo de gestão e a casca é a governança, sendo crucial para manter esses elementos conectados como uma única entidade.

A quebra dessa “casca” pode resultar na separação desses componentes, perdendo a singularidade. Ele introduziu a definição de governança conforme o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), destacando-a como a base para a construção da personalidade de uma empresa.

Já Rogério Vargas, sócio da Auddas e fundador da RVR consultoria, destacou que na estrutura de gestão, formalizar regras de relacionamento entre os acionistas, exemplificadas por acordos de cotistas ou acionistas, se faz necessário. Ele reforçou sobre a relevância desse documento como um pacto antecipado para evitar futuras disputas.

Para falar sobre Growth e equipes de Alta Performance, Bruno Ruy, especialista em negócios digitais, destacou o papel da tecnologia e de dados na gestão de equipes de vendas. Ele apresentou estratégias para aprimorar o desempenho, enfatizando a automação de processos e o uso de inteligência artificial.

“Para termos sucesso, é preciso ter clareza sobre o valor gerado, estrutura e metodologia, gestão eficiente, metas e remuneração variável e cultura empresarial voltada para resultados e colaboração”, explicou.

No tema gestão de finanças e contabilidade, o calcanhar de Aquiles de muitas companhias, Nathalia Maestrelo, auditora e especialista em Fusões e Aquisições, alertou que a contabilidade não é apenas uma obrigação acessória para a Receita Federal, mas também uma ferramenta fundamental para a gestão eficaz de uma empresa. Ela enfatizou que compreender as informações contábeis vai além de simplesmente reportar receitas e despesas para o governo, pois esses dados podem ser essenciais para tomar decisões estratégicas dentro da companhia.

“A contabilidade proporciona previsibilidade de lucro, permitindo que gestores obtenham métodos concretos para projetar e alocar seus lucros. Além disso, destaco a capacidade da contabilidade em auxiliar no planejamento de despesas, fornecendo informações para contratação de equipes, investimentos e gestão de capital. A falta de planejamento e eficácia na gestão financeira, derivadas muitas vezes da ausência de uma contabilidade eficiente, são causas frequentes do fechamento de empresas”, explicou.

Maestrelo ao comentar sobre a previsibilidade de crescimento enfatizou que análises contábeis, como o balanço e o DRE, fornecem respostas sobre o caminho e os limites de expansão da empresa. Essas informações são cruciais para antecipar a necessidade de capital e identificar fontes para financiar o crescimento, evitando surpresas financeiras.

Ao final, o velejador Beto Pandiani, convidado especial do OnDemand Day, encantou a plateia com sua palestra inspiradora, onde habilmente traçou paralelos entre suas incríveis expedições e o complexo mundo empresarial. Ao compartilhar suas experiências, Pandiani destacou como otimizar recursos e realizar ações inteligentes mesmo diante de desafios aparentemente intransponíveis.

Ele ilustrou suas palavras com exemplos vívidos de como, em suas travessias a bordo de catamarãs, aprendeu a fazer mais com menos, uma lição valiosa aplicável ao contexto empresarial.

O esportista introduziu uma abordagem inovadora ao discutir os “3 Ps” fundamentais para o sucesso: persistência, paciência e prudência. Pandiani argumentou que, assim como na vela o vento pode ser imprevisível, nos negócios, enfrentamos incertezas constantes. No entanto, ao cultivar a persistência diante de desafios, a paciência para aguardar as oportunidades certas e a prudência para tomar decisões ponderadas, é possível navegar por mares turbulentos e alcançar o sucesso sustentável.

O evento, com saldo positivo entre os participantes, teve como foco ampliar a compreensão sobre governança corporativa, capital, gestão de crescimento (growth), eficiência operacional, expansão e estratégia empresarial.

“Os pilares de estratégia, governança, gestão e capital são os alicerces sobre os quais uma empresa constrói sua jornada em direção ao crescimento e ao sucesso. Cada um desses elementos desempenha um papel vital no desempenho da organização, e a sinergia entre eles é essencial para atingir os objetivos de negócios de forma eficaz. Perceber como esses pilares conseguem ser utilizados em um programa de mentoria continuada como o Auddas OnDemand, que surgiu há três anos atrás em resposta à pandemia e se mostrou um sucesso, mesmo por empresas ainda em estágios de desenvolvimento, é muito legal e esse evento é uma forma de cristalizarmos esses resultados e proporcionarmos aos clientes uma experiência e aprendizado adicional àqueles das mentorias com as quais eles já se acostumaram.”, finaliza o CEO da Auddas, Julian Tonioli.

A sócia fundadora da Sklep Recrutamento e Seleção, Elvira Solyszko, destacou que o “OnDemad Day é uma oportunidade única para fazer networking, consolidar conhecimentos e conhecer novos parceiros comerciais. Acredito que o evento da Auddas agrega muito nos negócios para colocar em prática as melhorias orientadas na minha área”.

Inscreva-se para receber notícias sobre Negócios

Envie

RBN Stories