O que histórias de quintal, memórias afetivas e tradições orais têm em comum? Todas são inspirações para o novo podcast O Quintal Conta, produzido pela Quintal das Criações, que estreia trazendo um convite irresistível: sentar, escutar e celebrar a diversidade cultural brasileira como numa boa resenha sob a sombra de uma mangueira. A estreia será na próxima quinta-feira, 19 de junho, e os episódios estarão disponíveis todas as quintas às 11h, nas principais plataformas de streaming.
Com uma linguagem acessível e um tom investigativo leve e curioso, O Quintal Conta aposta na força da conversa para compartilhar saberes, valorizar o patrimônio imaterial e ouvir quem constroi a cultura todos os dias. Este projeto recebeu o fomento do Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por via do edital Pró-Carioca Linguagens
A primeira temporada, batizada de “Ainda Bem Que Existe o Forró”, percorre oito episódios que contam a a memória e história do forró pé de serra no Rio de Janeiro, sua influência na cena cultural do forró na Zona Norte, e destacam a contribuição e importância das mulheres nesse processo. Entre os temas abordados estão a origem do forró enquanto gênero musical, a dança, o reconhecimento do forró como patrimônio imaterial e o fomento a ele, os festivais, o preconceito com nordestinos e os territórios onde o forró pulsa fora do eixo centro-zona sul da cidade.
Cada episódio conta com três blocos: o bate-papo com convidados especiais, o quadro interativo “Quintal Aberto”, que convida o público a compartilhar suas memórias, e o encerramento com reflexões e convite para o próximo encontro.
A idealizadora e apresentadora do projeto, produtora cultural, Taty Maria, destacou o objetivo do projeto: “Queremos criar uma comunidade de escuta e troca, onde as pessoas se reconheçam e também descubram novas histórias que compõem a complexidade da nossa identidade cultural”, finalizou Taty Maria.
O Quintal Conta se inspira em referências como “Mamilos”, “É Nóia Minha?” e “É Tudo Culpa da Cultura”, com um formato de bate-papo informal, múltiplas vozes e valorização da escuta ativa, tudo embalado por uma atmosfera calorosa, fazendo os ouvintes se sentirem no quintal de casa.
O encerramento da temporada será comemorado com um grande baile de forró, na Arena Carioca Dicró, no dia 02 de agosto, a partir de 13h, entrada gratuita. O baile promete ser uma celebração da música, da dança e da cultura do forró pé de serra. O evento contará com a gravação do último episódio do podcast, além de workshop de dança, shows de trios e bandas, discotecagem e a participação de empreendedores do forró.
Sobre a produtora Quintal das Criações
A Quintal das Criações é uma produtora cultural dedicada a pensar a cidade por meio da cultura. Acreditamos que a cultura é uma ferramenta estratégica para combater problemas sociais e promover impacto social, com foco na preservação e salvaguarda das identidades culturais, do patrimônio e da memória, na valorização dos profissionais da cultura e no compromisso com as justiças econômica, climática, racial e de gênero. Com atuação territorial no município do Rio de Janeiro principalmente no subúrbio carioca.
Serviço:
Siga o podcast no Instagram e nas plataformas de áudio: . @oquintalconta Primeiro episódio já disponível nas principais plataformas de streaming.
Ficha técnica:
Direção de Produção: Taty Maria
Produção Executiva: Grazi Diniz
Assistente de Produção: Ruth Maciel
Pesquisa: Fernanda Canavêz
Comunicação: Agência Is
Design: Peregun
Gravação: Iglu Estúdio e Produção
Edição: Rach Araujo
Trilha Sonora: Victor Huggo
Videomaker e fotografia: Mayara Donario
Styling: Jamila Guimarães
Realização: Quintal das Criações