Home Entretenimento Cultura O Quebra – Nozes no Mundo dos Sonhos de Márcia Haydée também tem Breaking
CulturaEntretenimentoShow

O Quebra – Nozes no Mundo dos Sonhos de Márcia Haydée também tem Breaking

Envie
O Quebra – Nozes no Mundo dos Sonhos de Márcia Haydée também tem Breaking
Envie

Dançarino de  Breaking participa do Espetáculo “O Quebra – Nozes no Mundo dos Sonhos” de Márcia Haydée

 

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) – corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança, dirigida por Inês Bogéa, finaliza sua temporada de 2022, intitulada Cor do Arco-Íris, com a estreia essa semana da mais nova obra de Márcia Haydée. De 1 a 4, e de 8 a 11 de dezembro, a SPCD volta ao Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e gerido pela Amigos da Arte, com o espetáculo O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos, segunda obra da consagrada artista para a Companhia após “O Sonho de Dom Quixote” (2015), que foi sucesso de público e de crítica no Brasil e internacionalmente

O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos é uma releitura do livro de E.T.A. Hoffmann (1778-1822), e narra a experiência de dois irmãos em uma noite de Natal especial, quando um boneco quebra-nozes ganha vida e os conduz em uma jornada inesquecível por um reino mágico e dançante. O popular conto natalino, nesta versão de Márcia Haydée, uma das mais importantes artistas do país a construir carreira na Europa como diretora de dança e primeira-bailarina, além do ballet clássico  traz referências do nosso país e de outras danças com passagens por mundos da capoeira, do samba, das danças urbanas e nela o Breaking, novo esporte Olímpico de Paris 2024. Na releitura de Márcia Haydée o breaking é  representado pelo estudante da São Paulo Escola de Dança e B-Boy Yeshua Rebello (16) que participa do primeiro e do segundo elenco da temporada. O menino que dança desde os 5 anos de idade breaking se diz encantado com a oportunidade que está tendo. São dele as palavras: “Começar no mundo dos espetáculos participando de O Quebra Nozes é algo incrível! O tempo de ensaio com a  turma de Danças Urbanas e com Ciça Veronese que é  nossa professora  tornou a experiência muita mais especial sem falar no carinho da Márcia Haydée que  é uma lenda, de todos os dançarinos que fazem parte do elenco  e toda a equipe da São Paulo Escola de Dança entendendo e adaptando os nossos movimentos das Danças urbanas, do Breaking   ao Quebra Nozes foi uma combinação emocionante e fantástica!  Só tenho gratidão a Deus, aos meus pais que sempre incentivaram , ao meu coach Eder Devesa que trabalha o breaking comigo  e a São Paulo Escola de Dança que acreditou em mim e me deu essa  incrível oportunidade espero fazer o meu melhor  sendo a primeira de muitas oportunidades! 

Falando de Breaking: Yeshua Rebelo,  conhecido no Hip-Hop como B-Boy Eagle esteve presente em diversos eventos nacionais como: “Batalha Final” durante a Virada Esportiva SP, onde ganhou o Kids, Rival vs Rival, Quando as Ruas Chamam, em Brasília, Break SP. No Arena Breaking Kids, onde ganhou o 1º lugar, Festival Santo Ângelo de Dança em 2020, onde ficou com o 1º lugar, sendo também dançarino revelação do evento. 1º lugar no “Quebrada Viva Battle kids”, 2º lugar na International Kids Battle do Expo Hip-Hop e 1º lugar no Dancers4Life. Fora do Brasil, foi destaque no Festival Norte em Dança, em Portugal, onde tirou o 1º lugar ganhando vaga no Waves Competition in Belgium and the Netherlands, Festival Mundial B de Dança, em Braga, Portugal onde conquistou o 2º lugar, competiu também na Porto World Battle, ficando no Kids entre os 16 melhores do mundo. Em 2021, 1º lugar no All Dance International, que aconteceu nos EUA ganhando vaga para o mundial em Las Vegas . E também foi destaque no evento Danzart, da Espanha, o que lhe rendeu outra vaga na final mundial.

Sobre o preparo:  Acontece durante treinos diários que nunca pararam,  e que levam até 5 horas. Ainda duas vezes por semana estuda Danças Urbanas na São Paulo Escola de Dança, faz Ballet na Pariz Escola de Dança e está no processo seletivo para o curso regular de Dança e Performance também na SPCD. Fora isso cuida da alimentação, que deve ser saudável e regrada para aguentar os treinos de todos os dias . Agora em novembro Yeshua Rebello conquistou também seu DRT passando por uma banca individual do Sinddança.

Curiosidades sobre o espetáculo : Os irmãos mais implicantes da história dos balés de repertório apresentam, nesta versão, uma relação de companheirismo e carinho – além de levarem os nomes dos bailarinos que os interpretam. Drosselmeyer, o padrinho excêntrico de Clara, é um inventor com uma oficina cheia de elementos mágicos; o personagem é inspirado no avô de Márcia. No Reino das Luzes, eles são levados ao Mundo dos Sonhos e são recebidos por Vega, a estrela mais brilhante da constelação.

Declarações: 

“Foi um grande prazer receber esse convite da Inês para montar meu primeiro Quebra-Nozes e o primeiro da Companhia. Depois de tudo que o mundo passou nos últimos tempos, quis trazer um pouco de alegria por meio da arte, em uma versão que traz muito da minha história e com referências ao meu país de origem, que é o Brasil. Quis fazer um Quebra-Nozes brasileiro, assim como somos. Quando cheguei aqui e me reencontrei com esses bailarinos pelos quais tenho tanto carinho, tudo fluiu e a história se construiu na sala de ensaio, a partir deles”, afirma Márcia.

“Encerrar a nossa Temporada Cor do Arco-Íris com esta obra de Márcia e estar ao lado dela é uma honra e um grande prazer, tanto para mim, quanto para a São Paulo Companhia de Dança. É uma obra especial, emblemática do nosso imaginário, na qual todos são tocados pelo tempo de Natal. Que o público sinta a brasilidade da obra e que a mesma possa colorir a vida das pessoas que se deixam tocar pela arte e pela dança”, afirma Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia de Dança.

SERVIÇO

O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos, de Márcia Haydée

Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo/SP

Datas: 1 – 4 e 8 – 11 de dezembro de 2022

Horários: Quinta e sexta, às 20h | Sábado, às 16h e 20h | Domingo, às 17h

Capacidade física: 827 lugares

Acessibilidade: Sim

Classificação: Livre | Duração: 2h

Andrea Schwarz lança o livro “Eu parei de andar e aprendi a voar”
Andrea Schwarz lança o livro “Eu parei de andar e aprendi a voar”
Na Cidade mais vegana da América Latina, Arena Esportiva Exclusiva para Mulheres conquista clientes com Cardápio Inclusivo
Na Cidade mais vegana da América Latina, Arena Esportiva Exclusiva para Mulheres conquista clientes com Cardápio Inclusivo
João Loroza navega entre o amor e o desejo em seu novo EP: “SOUL EU”
João Loroza navega entre o amor e o desejo em seu novo EP: “SOUL EU”
Latino corno? Isso aí, Tierry é o cara da revanche na nova versão de “Amigo Fura Olho”
Latino corno? Isso aí, Tierry é o cara da revanche na nova versão de “Amigo Fura Olho”
É gratuito: “Palco Futuro R&B” celebra os 44 anos do “Dia do Charme” em Madureira
É gratuito: “Palco Futuro R&B” celebra os 44 anos do “Dia do Charme” em Madureira
Envie

RBN Stories