Home Notícias Negócios O que é fintech: sua importância no mercado financeiro
NegóciosTecnologia

O que é fintech: sua importância no mercado financeiro

Envie
Artemis I: Nasa se prepara para lançar missão à Lua neste sábado
Envie

Andou lendo novidades sobre o mundo financeiro, mas ainda não sabe muito sobre o que é fintech? Então você chegou no conteúdo certo, pois iremos explicar mais sobre essas empresas e os seus diferenciais. 

Afinal, não podemos nos esquecer que no dia a dia, lidamos com vários negócios desse tipo. Para se ter ideia, no Brasil já existem grandes fintechs como é o caso do C6 Bank, PicPay e Creditas. 

Logo, no momento de criar uma conta, fazer uma compra via cartão ou boleto online ou mesmo contratar serviços de comunicação ou marketing, você pode estar em contato com uma fintech. Por isso, acompanhe o conteúdo e saiba mais! 

O que é fintech? 

Para entender e o que é fintech, devemos começar com o próprio termo. Afinal, fintech é a abreviação de financial technology, ou seja, uma tecnologia financeira, se traduzirmos para o português. 

Dessa forma, o termo é usado para designar aquelas empresas que oferecem soluções financeiras digitais. A grande diferença é que esses negócios trazem como grande referência a própria tecnologia. 

Portanto, ao contrário de outras empresas do ramo, a fintech oferece soluções digitais para seus clientes, e que podem ser muitas. É normal que elas trabalhem com conta digital, cartão de crédito e débito, empréstimos, seguros e muito mais. 

A ideia é justamente facilitar a vida do cliente, evitando que ele perca tempo indo até uma unidade física para resolver problemas. Por meio dessas empresas, o público tem a chance de resolver suas demandas totalmente pelo smartphone. 

Logo, além de ser um modelo moderno de empresas, estamos falando de negócios que visam o bem-estar do cliente na hora de ter contato com serviços financeiros. 

O que é fintech: são seguras? 

Ao falar sobre uma o que é fintech e suas características, algumas pessoas ficam em dúvida se essas empresas são realmente seguras. Apesar de estarem conquistando o mercado, elas ainda são uma novidade para muita gente. 

Contudo, saiba que o setor financeiro é uma dos mais bem vigiados no país, logo, cada empresa do ramo precisa seguir uma série de regras. Inclusive, elas são fiscalizadas por determinadas instituições, como o Banco Central. 

Ou seja, mesmo uma fintech que está chegando no mercado precisa estar em dia com todas as normas para conseguir operar. 

Uma dica é: mesmo que você não conheça a marca, ao consultar o CNPJ da empresa nos dados do Banco Central, você saberá se ela é de verdade. 

Aprendendo o que é fintech

Fintech: o que é e quais as suas vantagens para o mercado financeiro

Assim como novidades em diversas outras áreas, as fintechs tem um propósito próprio e podem contar com uma série de benefícios. Assim, elas visam um contato ainda mais simples com serviços financeiros e um bom atendimento. 

A seguir, explicamos melhor essas vantagens, para que você realmente como elas acabam inovando e trazendo grandes diferenciais para o mercado financeiro. Acompanhe! 

Tecnologia avançada 

Para começar, todos os serviços oferecidos pelas fintechs são desenvolvidos por meio de tecnologias avançadas. Logo, os clientes têm acesso a recursos ainda mais modernos e eficientes durante o seu dia a dia. 

Inclusive, elas contam com aplicativos em smartphones que tornam o acesso ainda mais prático, já que as pessoas podem resolver demandas com apenas alguns cliques. 

Essas soluções tecnológicas também ajudam a tornar os processos rápidos como transferências, ajustes nos cartões, emissão de boletos e muito mais. 

Burocracias reduzidas 

Outro detalhe importante sobre as fintechs, é que todos os seus sistemas automatizados são capazes de agilizar várias etapas e processos do dia a dia. Por isso, o cliente não precisa perder tempo com detalhes burocráticos. 

Sendo assim, os atendimentos tendem a ser melhores e todos os processos conseguem ser mais rápidos, com total qualidade. 

Os processos mais simples são ainda mais vantajosos e atrativos para o público do mercado financeiro. Por muito tempo, essas pessoas tiveram que lidar com etapas demoradas por parte de instituições. 

Menos custo 

Ao falar sobre o que é fintech, você pôde notar que essas empresas são voltadas para o mundo digital. Com isso, elas não dependem de estruturas físicas grandiosas e que demandam vários recursos. 

É por isso que elas contam com custos reduzidos e são capazes de oferecer serviços sem tarifas para seus clientes. E claro que essa economia acaba atraindo muitas pessoas que buscam melhores condições e facilidades nos serviços. 

Com isso, podem encontrar taxas reduzidas, cartões sem anuidade, facilidade para empréstimos, financiamentos e muito mais. 

Atendimento próximo ao cliente

Como explicamos sobre o que é fintech, essas empresas tendem a facilitar a vida do cliente. Sendo assim, começamos com um atendimento personalizado e muito mais humanizado. 

Nesse sentido, existe uma proximidade maior com o cliente, com o intuito de resolver suas dores. Logo, tudo é focado na qualidade desse atendimento e na possibilidade de ajudar no bem-estar da pessoa. 

Ao mesmo tempo, há um investimento para que o autoatendimento seja eficaz e simples, para que os clientes consigam resolver suas demandas com tranquilidade. 

Quais as diferenças entre uma fintech e uma startup? 

Uma dúvida comum quando falamos de o que é fintech, diz respeito às startups. Apesar de uma fintech poder ser uma startup em algum momento, nem sempre elas são a mesma coisa. 

Isso porque, a startup é um modelo de negócios que tem um viés inovador e que pode estar em seu início, mas com um desenvolvimento escalável. Além disso, ela pode atuar em diversos mercados e não necessariamente no financeiro. 

Porém, a fintech é algo específico do mercado financeiro, que se baseia no uso da tecnologia para atuar ainda mais próximo de seus clientes. 

Conclusão

Agora você conhece a o que é fintech e como essas empresas funcionam. Inclusive, que elas têm como foco oferecer soluções inovadoras, utilizando tecnologias de qualidade para tornar seus serviços mais eficientes. 

Dessa forma, são empresas que possuem custos reduzidos e, por isso, conseguem oferecer serviços sem taxas ou com valores reduzidos para os clientes. Além desse ponto atrativo, também oferecem mais praticidade no dia a dia. 

Isso porque, todas as demandas podem ser resolvidas com fácil acesso a um sistema prático e seguro. Ao mesmo tempo, em que há um atendimento mais humanizado para melhorar a experiência do cliente. 

Assim, ao ter contato com uma fintech no mercado, você já saberá que está em contato com uma empresa focada na inovação e bem-estar do público.

Inscreva-se para receber notícias sobre Negócios

Envie

RBN Stories