Home Notícias Educação O que é estudado e como atua um profissional formado em Engenharia Acústica?
EducaçãoNotícias

O que é estudado e como atua um profissional formado em Engenharia Acústica?

Envie
Teamwork On Construction Site Close Up
Construction site close up with workers making dry wall and implementing glass wool Earthwool-Acoustic.
Envie

Embora seja conhecida por poucos, a Engenharia Acústica desempenha um papel fundamental na sociedade

Quando o assunto é engenharia, muitos pensam logo de início em engenharia civil ou de produção e até mesmo de alimentos. No entanto, muitos não conhecem a Engenharia Acústica, uma profissão extremamente necessária na sociedade e com diversas aplicações na indústria.

Afinal, o que é Engenharia Acústica?

A Engenharia Acústica é o estudo no campo das vibrações. O profissional dessa área é responsável pela pesquisa, análise e desenvolvimento de mecanismos que podem produzir, receber ou transmitir sons.

Outra área de atuação do engenheiro acústico é a de desenvolvimento de estratégias e sistemas para manipulação e controle de vibrações em máquinas aplicadas na indústria, edifícios e até veículos, além de estudar formas de minimizar a poluição sonora causada por uma série de fatores.

O que é ensinado no curso

A principal área de estudo da Engenharia Acústica é Matemática e Física. Porém, ao longo do curso, são ensinados conceitos e noções básicas de construção civil, de elétrica, além de conceitos de eletrônica, computação e engenharia seguracional. 

Além disso, o aluno também vai estudar cálculo, análise e interpretação de sinais, acústica aplicada à psicologia, eletroacústica, acústica ambiental aplicada a parques e rodovias e também acústica de edificações (nesta área são estudados os efeitos acústicos dentro e fora de uma sala ou uma construção).

O profissional também pode atuar em parceria com biólogos para o estudo da bioacústica de animais para compreender e desvendar os mistérios da comunicação entre os seres vivos.

É preciso saber utilizar softwares

Durante a graduação e atuação no ambiente de trabalho, o engenheiro acústico deve ter conhecimentos do uso de alguns softwares especializados para o desenvolvimento de projetos.

Os softwares mais utilizados na Engenharia Acústica são:

– INoise: esse é um software de controle, modelagem e monitoramento de ruídos utilizado para fazer cálculos do ruído industrial dentro do ambiente e nas áreas ao redor da planta de produção a ser construída ou aumentada.

– Odeon: esse outro software é voltado para medir e simular os efeitos acústicos dentro de edifícios. É possível fazer simulações de construções em 3D para predição e cálculo da acústica em salas.

A Engenharia Acústica aplicada na sociedade

O som está presente o tempo todo no dia a dia de qualquer um, apesar de muitas vezes não percebermos. Segundo a OMS, quando o som passa de determinados limites, passa a ser incômodo e em outros casos pode ser prejudicial para a saúde.

Quando o som ultrapassa os 60 decibéis (a intensidade de uma conversa normal), já é considerado irritante. Quanto mais alto o som e maior for o tempo de exposição, maior será o prejuízo que ele pode causar.

Um som ao superar os 80 decibéis (o equivalente a uma campainha) pode ser prejudicial e causar a perda permanente da audição, se ouvido constantemente por períodos de 8 horas ou mais.

Entre os efeitos de altos sons por períodos extensos de tempo, pode se encontrar cansaço, estresse, insônia, ansiedade, falta de concentração, perda da capacidade auditiva, podendo até acarretar em complicações mentais, cardíacas e respiratórias.

Assim, o papel do profissional formado em Engenharia Acústica é definir, controlar e limitar os limites sonoros de determinados ambientes e descobrir as fontes desses ruídos. 

O engenheiro acústico também é parte vital no desenvolvimento de maquinários e projetos de edificações para que estes sejam mais eficientes acusticamente, reduzindo os ruídos e a poluição sonora. 

Dessa forma, o engenheiro deve trabalhar em conjunto com outros profissionais, como engenheiros mecânicos, construtoras e profissionais formados em Engenharia Elétrica EAD, para desenvolver projetos que atendam as legislações, sejam inovadores e não causem ruídos indesejados.

 

Envie
Artigos Relacionados
Fort Atacadista Divulgação (2)
Notícias

Últimos dias para contribuir com a campanha Termômetro Solidário

Fort Atacadista e NSC juntos mais um ano com o objetivo de...

Pexels Rethaferguson 3618606
Notícias

Usar protetor solar ajuda a rejuvenescer a pele; veja outras dicas

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o envelhecimento faz com que...

Medium Shot Family Sitting Together
Notícias

Confira cinco dicas lúdicas para curtir o Dia dos Avós com os netos

Danielle Damasceno, fonoaudióloga e fundadora da clínica Na Mesma Roda, selecionou brincadeiras...

Brasilia
Notícias

Conheça as mais famosas capitais históricas do Brasil

O Brasil, com sua vasta extensão territorial e rica tapeçaria cultural, possui...