Leitura

[O POSSÍVEL RETORNO DO NAZISMO] Livro faz uma profunda investigação sobre a ameaça da volta do nazismo

[O POSSÍVEL RETORNO DO NAZISMO] Livro faz uma profunda investigação sobre a ameaça da volta do nazismo

Desde o colapso do Terceiro Reich em abril de 1945, um espectro sempre assombrou o Ocidente: o medo do ressurgimento do nazismo. Mesmo com o fim do terror naquele momento, especialmente na Europa e América do Norte, persistiram inquietações sobre nazistas fanáticos retornarem ao poder e, ainda hoje, há esse temor, considerando-se os movimentos de direitas autoritárias e a ascensão do nacionalismo e populismo políticos em décadas mais recentes.

Para debater essas dúvidas e a possiblidade de algo que nunca existiu de fato, o professor de história norte-americano de origem judaica e especialista no tema, Gavriel D. Rosenfeld, escreveu O Quarto Reich, lançamento da editora Cultrix. Em sua obra de estreia no mercado brasileiro – Gavriel escreveu diversos livros sobre o Terceiro Reich e ganhou o Sybil Halpern Milton Memorial Book Prize – ele faz uma análise profunda sobre o conceito do Quarto Reich, sob a perspectiva da história contrafactual (aquela que não aconteceu, mas podia ter acontecido), e explica como esses medos, que nunca nos deixaram, relacionam-se com as questões políticas, sociais, culturais e intelectuais do Ocidente.

Na obra, o autor examina a evolução deste temor em uma abordagem cronológica e temática. Por isso, é divido em duas partes: a primeira esmiúça as origens do Quatro Reich, nos anos 1930, passando pela Segunda Guerra e chegando ao fim da década de 1950.  Já em sua segunda metade, Gavriel investiga o que aconteceu a partir da década de 1960 até os dias atuais. Sua vasta pesquisa reúne diversas fontes – discursos políticos, recortes de jornal, trechos de filmes e até histórias em quadrinhos da Marvel.

O livro aborda, ainda, a universalização da expressão “Quarto Reich” por parte de radicais de direita, sua transformação em fonte de entretenimento e cultura pop nos anos 1970 e 1980, já que a ideia de um Reich renovado esteve muito presente em romances e filmes como O Dossiê de Odessa e, até histórias da série de TV Mulher Maravilha, passando por quadrinhos como Batman e Capitão América. Além disso, destaca sua adoção posteriormente, nos anos 2000, por populistas autoritários e neonazistas que procuravam atacar a União Europeia, entre outros.

“Os historiadores estão familiarizados com todos esses movimentos e os têm examinado em diferentes graus, no entanto, têm negligenciado seus laços com a ideia do Quarto Reich. O descuido é surpreendente, dada a frequente evocação desta ideia tanto por seus partidários quanto seus oponentes(…) empregar um raciocínio contrafactual e examinar cenários em que a história poderia ter sido diferente, ajuda a encaminhar essa questão importante”, diz o autor.

 “O Quarto Reich” foi escrito com rigor de pesquisa acadêmica para quem gosta de história, ciências sociais e humanas, além de política. As mais de quinhentas páginas são um prato cheio para quem deseja entender a real ameaça que o extremismo político e o que os discursos de ódio podem trazer para o planeta.

Elogios ao livro:

“Um livro que aborda com lucidez a história do Quarto Reich: um Reich que nunca existiu, embora os temores (e às vezes as esperanças) de que pudesse surgir tenham sido bastante reais. Rosenfeld lança luz sobre esse assunto, e sobre o contexto político e a expressão cultural onde se manifesta. Um estudo fascinante e original.” – Bill Niven, autor de Facing The Nazi Past

“Este livro, que se trata de uma pesquisa impressionante, reúne diversas fontes – discursos políticos, recortes de jornal, trechos de filmes – e oferece uma penetrante investigação contrafactual, revelando como o discurso sobre o “Quarto Reich” tem configurado, de modo significativo, a cultura do pós-guerra.” – Brandon Tensley, Los Angeles Review of Books

[O POSSÍVEL RETORNO DO NAZISMO] Livro faz uma profunda investigação sobre a ameaça da volta do nazismoSobre o autor:

Gavriel D. Rosenfeld é professor de História na Fairfield University (EUA). Tem publicado um vasto material sobre o Terceiro Reich, o Holocausto e a Segunda Guerra Mundial. Entre suas obras está o livro Hi Hitler! How the Nazi Past is Being Normalized in Contemporary Culture, que conquistou o Sybil Halpern Milton Memorial Book Prize como melhor livro a ter retratado a Alemanha nazista e o Holocausto.

Sobre o Grupo Editorial Pensamento:

Desde 1907, o Grupo Editorial Pensamento publica livros para um mundo em constante transformação e aposta em obras reflexivas e pioneiras. Na busca desse objetivo, construímos uma das maiores e mais tradicionais empresas editoriais do Brasil. Hoje, o Grupo é formado por quatro selos: Pensamento, Cultrix, Seoman e Jangada, e possui em catálogo aproximadamente 2 mil títulos, publicando cerca de 80 lançamentos ao ano. Ao longo de sua trajetória, o Grupo Editorial Pensamento aposta em mensagens que procuram expandir o corpo, a mente e o espírito. Mensagens que emanam energia positiva e bem-estar. Mensagens que equilibram o ser. Mensagens que transformam o mundo.

Serviço:

Livro: O Quarto Reich

Autora: Gavriel D. Rosenfeld

Editora: Cultrix

Páginas: 528

Preço: R$ 72,00