Cultura
O Instituto Bienal Amazônia e a Saphira Ventura Media & Entertainment promovem a 1ª Edição da Bienal Amazônia® 2025, durante a COP 30, com exposição e festival audiovisual
O Instituto Bienal Amazônia e a Saphira Ventura Media & Entertainment promovem a 1ª Edição da Bienal Amazônia®️ 2025, em Belém, durante a COP 30, quando arte, cinema, ciência e inovação se unem para repensar o futuro do planeta. Entre exposições, conferências e experiências imersivas, a Bienal Amazônia ® também apresentou com sucesso o Earth Film Festival, uma mostra cinematográfica dedicada à Terra — às suas vozes, às suas lutas, às suas belezas. A Amazônia não será apenas tema. Será presença. Será inspiração viva. Um chamado global para criar, sentir e transformar.
O Earth Film Festival apresentou 15 trabalhos audiovisuais de todo o mundo com temáticas ligadas à natureza, à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável. De de caráter itinerante, integra arte, ativismo e consciência climática com foco em inovação e sustentabilidade. Além disso, a artista plástica paraense Rose Maiorana, faz parte de um seleto grupo que recebeu o título de embaixadora da Amazônia e estará com obra em exposição no Íbis Style na mostra “Terra”.
Dentro da 1ª Edição da Bienal Amazônia, artistas nacionais e internacionais participam da exposição “Terra”, tornando-se uma das maiores exposições visuais do país. O objetivo de realizar a Bienal Amazônia durante a COP 30 é buscar o alinhamento com as discussões e decisões sobre mudanças climáticas e outras questões ambientais e sociais.
A Bienal Amazônia visa promover a cultura brasileira, especialmente a indígena, a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, buscando conscientizar sobre a importância da floresta amazônica. Além da projeção da arte brasileira, a Bienal tem compromisso com o fortalecimento da economia local, geração de empregos e incentivo ao turismo na região.
Organizado pelo Instituto Bienal Amazônia, o Earth Film Festival manteve conexão direta com a COP 30. Os documentários finalistas do festival foram exibidos durante a conferência climática mais importante do mundo, ampliando o alcance das narrativas ambientais para uma audiência global. Além de Belém, os filmes finalistas do festival circularam por espaços estratégicos: Brasília (Senado Federal), Rio de Janeiro e Nova York, levando suas mensagens de consciência ambiental a diferentes públicos e contextos.
Artistas, fotógrafos, cineastas, videografistas, escultores, pintores, poetas, escritores, estilistas, arquitetos, empreendedores, criadores de arte digital, que fazem da sua criação uma solução para uma questão de sustentabilidade ou um apelo à preservação da natureza. Arte com propósito!
Co – curadoria :
Alcinda Saphira (NY)
Milene Coutinho (Belém)
Rosita Cavenaghi (SP)
Shereen Badr (Cairo)
Belém | COP 30 2025
COP 30: 8 a 21/11
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem




