Siga-nos nas Redes Sociais

Cultura

O Instituto Bienal Amazônia e a Saphira Ventura Media & Entertainment promovem a 1ª Edição da Bienal Amazônia® 2025, durante a COP 30, com exposição e festival audiovisual

Publicado

em

Por

Pedro Gui
Pedro Gui

O Instituto Bienal Amazônia e a Saphira Ventura Media & Entertainment promovem a 1ª Edição da Bienal Amazônia®️ 2025, em Belém, durante a COP 30, quando arte, cinema, ciência e inovação se unem para repensar o futuro do planeta. Entre exposições, conferências e experiências imersivas, a Bienal Amazônia ® também apresentou com sucesso o Earth Film Festival, uma mostra cinematográfica dedicada à Terra — às suas vozes, às suas lutas, às suas belezas. A Amazônia não será apenas tema. Será presença. Será inspiração viva. Um chamado global para criar, sentir e transformar.

O Earth Film Festival apresentou  15 trabalhos audiovisuais de todo o mundo com temáticas ligadas à natureza, à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável.  De de caráter itinerante, integra arte, ativismo e consciência climática com foco em inovação e sustentabilidade. Além disso, a artista plástica paraense Rose Maiorana, faz parte de um seleto grupo que recebeu o título de embaixadora da Amazônia e estará com obra em exposição no Íbis Style na mostra “Terra”.

Dentro da 1ª Edição da Bienal Amazônia,  artistas nacionais e internacionais participam da exposição “Terra”, tornando-se uma das maiores exposições visuais do país. O objetivo de realizar a Bienal Amazônia durante a COP 30 é buscar o alinhamento com as discussões e decisões sobre mudanças climáticas e outras questões ambientais e sociais.

A Bienal Amazônia visa promover a cultura brasileira, especialmente a indígena, a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, buscando conscientizar sobre a importância da floresta amazônica. Além da projeção da arte brasileira, a Bienal tem compromisso com o fortalecimento da economia local, geração de empregos e incentivo ao turismo na região.

Organizado pelo Instituto Bienal Amazônia, o Earth Film Festival manteve conexão direta com a COP 30. Os documentários finalistas do festival foram exibidos durante a conferência climática mais importante do mundo, ampliando o alcance das narrativas ambientais para uma audiência global. Além de Belém, os filmes finalistas do festival circularam por espaços estratégicos: Brasília (Senado Federal), Rio de Janeiro e Nova York, levando suas mensagens de consciência ambiental a diferentes públicos e contextos.

 
Até o dia 21 (sexta), os visitantes da COP 30 poderão conhecer a exposição “Terra”. Entre os artistas  estão Aline Coutinho, Alexandre Dantas, Bari Bing, Cati Alionis, Erika Nogueira, Ezo, Giselle Faganello, Jean & Nancy, Johnatan Hyder, Josie Mengai, Ju Chagas, Khaled Hafez, Lorenzo Marini, Loreni Schenkel, Luciana Grether, Marco Santos, María A. Teason , Mario Schuster, Meireles Junior, Odair Mindelo , Pedro Gui, Regina Duarte, Rose Maiorana, Tugba Celebi e Vilina Gaia, entre os dias 8 e 22 de novembro, no  Ibis Styles Belém Hangar – Styles Galeria.
 
 
Inclusive, a artista Rose Maiorana integra o grupo de ‘Embaixadores da Amazônia’ e será homenageada ao lado de  Odair  Pedro Gui, Embaixador Mirim e símbolo da urgência em proteger o futuro; e o artista plástico Odair Mindello. Já Aline Coutinho e Alexandre Dantas serão reconhecidos como “Artistas Revelação”. 

Artistas, fotógrafos, cineastas, videografistas, escultores, pintores, poetas, escritores, estilistas, arquitetos, empreendedores, criadores de arte digital, que fazem da sua criação uma solução para uma questão de sustentabilidade ou um apelo à preservação da natureza. Arte com propósito!

Co – curadoria :

Alcinda Saphira (NY)

Milene Coutinho (Belém)

Rosita Cavenaghi (SP)

Shereen Badr (Cairo)

Belém | COP 30 2025

COP 30: 8 a 21/11

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

João Paulo Ferreira Leia Mais

Poços de Caldas e Andradas sediam ciclo de formação cultural do Comitê de Cultura MG

Crédito: Arnaldo Carvalho/Especial para o RioMar Recife Leia Mais

Show gratuito de samba e horário especial no feriado do Dia da Consciência Negra no RioMar Recife

MENTAL ABSTRATO - CRÉDITO - FELIPE GIUBILEI Leia Mais

Pioneiro no Jazz Rap, Mental Abstrato faz últimos shows no RJ pelo projeto SESC Pulsar

Arquivo Leia Mais

Instituto AnnÁfrica inspira protagonismo negro e feminino no Mês da Consciência Negra

Suzy Brasil como Branca de Neve em Uma Noite Horripilante - Douglas Jacó Leia Mais

Suzy Brasil chega ao Teatro Claro Mais RJ com “Uma Noite Horripilante”

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.