Home Tecnologia NVIDIA Enterprise colabora com Google Cloud para criar o primeiro laboratório de IA no 5G para acelerar o desenvolvimento da tecnologia no mundo
Tecnologia

NVIDIA Enterprise colabora com Google Cloud para criar o primeiro laboratório de IA no 5G para acelerar o desenvolvimento da tecnologia no mundo

Envie
Artemis I: Nasa se prepara para lançar missão à Lua neste sábado
Envie

A NVIDIA Enterprise e o Google Cloud anunciam que estão criando o primeiro Laboratório de Inovação de Inteligência Artificial (IA) no 5G do setor, oferecendo às empresas de infraestrutura de rede e aos parceiros de software de IA a capacidade de testar e adotar soluções que aceleram a criação de cidades e fábricas inteligentes e outras aplicações avançadas de 5G e IA.

Para promover o desenvolvimento da economia da Internet das Coisas, o laboratório disponibilizará às empresas acesso aos serviços da Google Anthos e às plataformas de hardware e software de computação aceleradas pela NVIDIA, que permitem usar dados e IA para impulsionar o desempenho dos negócios e aumentar a eficiência operacional, além de otimizar a segurança e a confiabilidade. A previsão é de que o laboratório será inaugurado no segundo semestre do ano.

“O setor mundial de telecomunicações está passando por uma grande transformação, pois a velocidade e a baixa latência do 5G oferecem oportunidades inéditas de disponibilizar IA no 5G para a digitalização na borda empresarial. Essa colaboração com o Google Cloud para criar o primeiro Laboratório de Inovação Aberta de IA no 5G do setor ajudará as operadoras de rede e as empresas de infraestrutura a gerarem mais lucro com base em IA e machine learning“, afirma Ronnie Vasishta, vice-presidente sênior de telecomunicações da NVIDIA.

“Pesquisadores e desenvolvedores no Brasil poderão aproveitar muito a criação do Laboratório de Inovação Aberta de IA no 5G. Para se trabalhar com IA é necessário uma série de requisitos tecnológicos que nem sempre têm custo baixo. Levar a IA no 5G para a nuvem é uma forma de democratizar o acesso e ajudar startups no processo de criação”, explica Marcio Aguiar, diretor da NVIDIA Enterprise na América Latina.

Ecossistema de IA no 5G em crescimento

Em abril, a NVIDIA anunciou que vai colaborar com o Google Cloud, a Fujitsu, a Mavenir, a Radisys e a Wind River para desenvolver soluções para a plataforma de IA no 5G da NVIDIA. O Google Cloud ampliará a plataforma de aplicações Anthos para a borda da rede, permitindo que empresas e fornecedores de serviços de telecomunicações ofereçam novos serviços e aplicações na borda com 5G com rapidez.

“O Google Cloud, com nossa plataforma de aplicação Anthos, está permitindo que provedores de serviços e empresas em muitos mercados verticais se conectem perfeitamente por 5G na extremidade da rede”, conta Shailesh Shukla, vice-presidente e gerente geral de rede do Google Cloud. “Estamos entusiasmados em estender nossa colaboração com a NVIDIA para oferecer um laboratório de inovação conjunto, que fornece a infraestrutura necessária para empresas, provedores de serviços de comunicação e parceiros, desenvolverem, testarem e implantarem suas aplicações de IA na borda.”

A Anthos oferece uma plataforma consistente para a implementação de aplicações com uma visão do ambiente voltada para o serviço. Com a plataforma, os clientes podem criar e implantar aplicações empresariais em contêineres mais rapidamente com o Kubernetes gerenciado na nuvem, on premises e na borda da rede.

Anthos é compatível com servidores acelerados por GPU da NVIDIA, o que possibilita a instalação e uma experiência operacional consistentes nas implantações, reduzindo sobrecargas custosas e aumentando a produtividade dos desenvolvedores. A plataforma também protege aplicações e cadeias de suprimentos de software, além de oferecer uma abordagem focada nos resultados para a gestão de políticas das aplicações nos ambientes, um recurso fundamental para operadoras de rede e empresas que disponibilizam IA no 5G.

Desenvolvimento de hardware e software da NVIDIA

As empresas, as operadoras de rede móvel e os fornecedores de serviços em nuvem que implementarem a plataforma de IA no 5G da NVIDIA terão acesso a 5G e computação de IA na borda em um único ambiente convergente. A plataforma usa o kit de desenvolvimento de software NVIDIA Aerial™ com a NVIDIA BlueField®-2 A100, uma placa convergente que combina GPUs e DPUs, além da solução “5T para 5G” da NVIDIA. Assim, será possível criar aplicações de IA e RAN 5G de alto desempenho em uma plataforma ideal para gerenciar robôs de manufatura de precisão, veículos autoguiados, drones, câmeras sem fio, caixas de self-checkout e centenas de outros projetos transformadores.

O SDK NVIDIA Aerial, a NVIDIA Metropolis, o NVIDIA Isaac™ e o NVIDIA Clara™ são partes integrais do ecossistema de IA por 5G, e podem ser implementados em um único Sistema Certificado pela NVIDIA com GPUs e DPUs NVIDIA em uma única placa. Essas soluções estarão disponíveis para testes e validação no laboratório.

Relacionado às novidades apresentadas, a NVIDIA anunciou que sua plataforma de computação Aerial A100 AI-on-5G de última geração incorporará 16 núcleos de CPU baseados em Arm na NVIDIA® BlueField®-3 A100. Isso resulta em uma placa convergente autocontida que oferece aplicações corporativas de IA na borda sobre vRAN 5G nativa da nuvem, com desempenho aprimorado por watt e tempo de implantação mais rápido.

Data Centers de IA por 5G da NVIDIA: da borda à nuvem

As RANs definidas por software são essenciais para a construção de uma infraestrutura 5G moderna, capaz de executar várias aplicações em uma plataforma comum. O NVIDIA Aerial oferece elasticidade para as mudanças no tráfego de rede ao longo do dia e a flexibilidade para fornecer serviços baseados nas necessidades dinâmicas dos clientes, o que garante o melhor uso possível.

A plataforma NVIDIA EGX™ oferecida por OEMs por meio de sistemas certificados pela NVIDIA, traz recursos de computação de IA para a borda, onde os dados são criados. Com a plataforma, os fabricantes de servidores também podem conectar GPUs e DPUs da NVIDIA para criar data centers hiperconvergentes na borda.

Positivo Tecnologia inaugura unidade da Securicenter em Campinas

Positivo Tecnologia inaugura unidade da Securicenter em Campinas

Leia Mais
TeamViewer inova ambiente de trabalho digital com DEX Essentials

TeamViewer inova ambiente de trabalho digital com DEX Essentials

Leia Mais
Como economizar energia com o uso inteligente de eletrodomésticos

Como economizar energia com o uso inteligente de eletrodomésticos

Leia Mais
Ferramentas digitais para apostadores: o que usar e como

Ferramentas digitais para apostadores: o que usar e como

Leia Mais
Ticket Sports representa América Latina em webinar da World Athletics sobre expansão dos eventos esportivos

Ticket Sports representa América Latina em webinar da World Athletics sobre expansão dos eventos esportivos

Leia Mais
Envie