Home Esportes Novos talentos da vela brilham no segundo dia do Norte Nordeste de Optimist 2024
Esportes

Novos talentos da vela brilham no segundo dia do Norte Nordeste de Optimist 2024

Envie
437417 1105796 Norte Nordeste De Op
Foto: YCB Esportes
Envie

O Yacht Clube da Bahia (YCB) foi palco de mais um dia de disputas emocionantes no Campeonato Norte Nordeste de Optimist 2024, realizado nesta quinta-feira (2). Com a realização de mais provas para a nova geração da vela brasileira na Baía de Todos-os-Santos, os jovens velejadores demonstraram grande habilidade e técnica em suas regatas.

O campeonato, que reúne mais de 150 atletas de 7 a 15 anos, é válido para a disputa das últimas vagas para eventos internacionais da classe Optimist, como Mundial, Europeu, Norte Americano, Africano e Asiático. As disputas acirradas colocam em evidência novos talentos do esporte, que buscam se destacar na categoria de introdução à vela.

Na classe Veteranos, após seis regatas, o novo líder é o velejador Eduardo Backheuser, do Iate Clube do Rio de Janeiro. Backheuser abriu uma vantagem de sete pontos sobre seus adversários, consolidando-se como um dos principais favoritos ao título. Seguindo o líder, seus companheiros de clube Henrique Lucena, Joana Freitas e Marcos Soares também se destacam na competição, demonstrando o domínio do Iate Clube do Rio de Janeiro até o momento.

Apesar da liderança do ICRJ, o campeonato segue equilibrado, com a expectativa de que as próximas regatas, que acontecerão até domingo (5) no Yacht Clube da Bahia, tragam reviravoltas e mais emoções. “Hoje consegui dar largadas melhores, principalmente na primeira e na última, isso fez com que meu resultado fosse bom no campeonato”, disse Henrique Lucena, demonstrando confiança e foco nas próximas provas.

Entre os Estreantes, o destaque do dia foi o velejador baiano Arthur Elpídio de Almeida Alves, do YCB, que subiu para a terceira colocação na classificação geral. Mesmo tímido, o jovem atleta explicou como as condições climáticas interferiram nas regatas. “A regata teve maré tocando pra esquerda, e veio uma nuvem à direita. Isso interferiu bastante, mas tivemos uma boa regata”, destacou Elpídio, reconhecendo os desafios e celebrando a boa performance.

Na liderança da classe Estreantes, a pernambucana Maria Eduarda Vieira Beltrão, do Cabanga Iate Clube, segue firme em busca do título. A velejadora baiana Rafaela Gagno ocupa a segunda posição, completando o pódio da categoria. A partir de amanhã, sexta-feira (3), a organização dividirá os competidores em duas flotilhas: ouro para os líderes e prata para os menos experientes. Essa medida visa equilibrar as regatas e dar mais oportunidades para todos os velejadores.

O Campeonato Norte Nordeste de Optimist 2024 conta com a parceria do CBC – Comitê Brasileiro de Clubes e da Optibra – Associação Brasileira dos Velejadores da classe Optimist. As disputas acirradas e o talento dos jovens atletas prometem mais um dia de grandes emoções no Yacht Clube da Bahia.

Resultados após o segundo dia:

Veteranos:

1º lugar: Eduardo Backheuser (ICRJ)
2º lugar: Henrique Lucena (ICRJ)
3º lugar: Joana Freitas (ICRJ)

Estreantes:

1º lugar: Maria Eduarda Vieira Beltrão (Cabanga Iate Clube)
2º lugar: Rafaela Gagno (YCB)
3º lugar: Arthur Elpídio de Almeida Alves (YCB)

Próximas regatas:

Sexta-feira, 03 de maio de 2024
Sábado, 04 de maio de 2024
Domingo, 05 de maio de 2024

Brasileiras garantem três bronzes em 1º dia de Grand Slam de Judô

Brasileiras garantem três bronzes em 1º dia de Grand Slam de Judô

Leia Mais
TV Brasil transmite duas partidas do Brasileirão Feminino neste sábado

TV Brasil transmite duas partidas do Brasileirão Feminino neste sábado

Leia Mais
Festival une Esporte, Cultura e Ação Ambiental na Praia de Itaipu no dia 10 de maio

Festival une Esporte, Cultura e Ação Ambiental na Praia de Itaipu no dia 10 de maio

Leia Mais
Inter é superado por 3 a 1 pelo Atlético Nacional na Libertadores

Inter é superado por 3 a 1 pelo Atlético Nacional na Libertadores

Leia Mais
Instituto Neymara Carvalho domina pódio do desafio de bodyboarding, em Vila Velha (ES)

Instituto Neymara Carvalho domina pódio do desafio de bodyboarding, em Vila Velha (ES)

Leia Mais
Envie