O Yacht Clube da Bahia (YCB) foi palco de mais um dia de disputas emocionantes no Campeonato Norte Nordeste de Optimist 2024, realizado nesta quinta-feira (2). Com a realização de mais provas para a nova geração da vela brasileira na Baía de Todos-os-Santos, os jovens velejadores demonstraram grande habilidade e técnica em suas regatas.
O campeonato, que reúne mais de 150 atletas de 7 a 15 anos, é válido para a disputa das últimas vagas para eventos internacionais da classe Optimist, como Mundial, Europeu, Norte Americano, Africano e Asiático. As disputas acirradas colocam em evidência novos talentos do esporte, que buscam se destacar na categoria de introdução à vela.
Na classe Veteranos, após seis regatas, o novo líder é o velejador Eduardo Backheuser, do Iate Clube do Rio de Janeiro. Backheuser abriu uma vantagem de sete pontos sobre seus adversários, consolidando-se como um dos principais favoritos ao título. Seguindo o líder, seus companheiros de clube Henrique Lucena, Joana Freitas e Marcos Soares também se destacam na competição, demonstrando o domínio do Iate Clube do Rio de Janeiro até o momento.
Apesar da liderança do ICRJ, o campeonato segue equilibrado, com a expectativa de que as próximas regatas, que acontecerão até domingo (5) no Yacht Clube da Bahia, tragam reviravoltas e mais emoções. “Hoje consegui dar largadas melhores, principalmente na primeira e na última, isso fez com que meu resultado fosse bom no campeonato”, disse Henrique Lucena, demonstrando confiança e foco nas próximas provas.
Entre os Estreantes, o destaque do dia foi o velejador baiano Arthur Elpídio de Almeida Alves, do YCB, que subiu para a terceira colocação na classificação geral. Mesmo tímido, o jovem atleta explicou como as condições climáticas interferiram nas regatas. “A regata teve maré tocando pra esquerda, e veio uma nuvem à direita. Isso interferiu bastante, mas tivemos uma boa regata”, destacou Elpídio, reconhecendo os desafios e celebrando a boa performance.
Na liderança da classe Estreantes, a pernambucana Maria Eduarda Vieira Beltrão, do Cabanga Iate Clube, segue firme em busca do título. A velejadora baiana Rafaela Gagno ocupa a segunda posição, completando o pódio da categoria. A partir de amanhã, sexta-feira (3), a organização dividirá os competidores em duas flotilhas: ouro para os líderes e prata para os menos experientes. Essa medida visa equilibrar as regatas e dar mais oportunidades para todos os velejadores.
O Campeonato Norte Nordeste de Optimist 2024 conta com a parceria do CBC – Comitê Brasileiro de Clubes e da Optibra – Associação Brasileira dos Velejadores da classe Optimist. As disputas acirradas e o talento dos jovens atletas prometem mais um dia de grandes emoções no Yacht Clube da Bahia.
Resultados após o segundo dia:
Veteranos:
1º lugar: Eduardo Backheuser (ICRJ)
2º lugar: Henrique Lucena (ICRJ)
3º lugar: Joana Freitas (ICRJ)
Estreantes:
1º lugar: Maria Eduarda Vieira Beltrão (Cabanga Iate Clube)
2º lugar: Rafaela Gagno (YCB)
3º lugar: Arthur Elpídio de Almeida Alves (YCB)
Próximas regatas:
Sexta-feira, 03 de maio de 2024
Sábado, 04 de maio de 2024
Domingo, 05 de maio de 2024