Nova tecnologia evita falhas no gerenciamento da energia elétrica em shoppings

Shopping centers são locais com um grande consumo de energia elétrica. Lojas, praça de alimentação, cinema, iluminação, ar-condicionado. E qualquer falha no sistema pode ocasionar problemas que vão desde a parada de fornecimento até mesmo situações mais graves, como princípios de incêndio.

 

Por isso, a gestão de energia de um local que recebe tantas pessoas diariamente deve ser feita com responsabilidade e contar com painéis elétricos com tecnologia de ponta que realizam um gerenciamento da energia de forma inteligente é uma das melhores soluções para estes empreendimentos. Trata-se de cubículos de tensão média que possuem mecanismos de monitoramento de componentes, evitando que falhas e interrupções de funcionamento ocorram nestes estabelecimentos.

 

“Em uma estrutura que possui uma demanda energética considerável, a melhor opção são painéis que possam ser monitorados constantemente, proporcionando uma manutenção inteligente”, diz Fábio Amaral, engenheiro elétrico e CEO da Engerey, empresa especializada em painéis elétricos.

 

Ele cita que uma das melhores opções do mercado é o SM6 da Schneider Electric. Este é um cubículo de tensão média vendido no mundo todo pela multinacional francesa. Entre suas grandes vantagens está o fato dele ser construído com base em IoT (Internet das Coisas) e tecnologia em nuvem, o que permite seu monitoramento em tempo real e a distância.

 

No SM6, existem sensores internos nas conexões, cabos e disjuntores que monitoram o equipamento 24 horas. Uma das maiores causas de problemas em equipamentos como esses são conectores frouxos ou dispositivos que sofrem ações do ambiente, como condensamento e, a partir daí, podem gerar curtos-circuitos que levam o equipamento ao mau funcionamento.

 

Como o SM6 da Schneider foi desenvolvido para ambiente em nuvem, a conectividade do painel permite a sua checagem a distância dos dispositivos, como disjuntores. A Schneider desenvolveu uma plataforma que mede a situação do cubículo e gera relatórios e dashboards fáceis de serem interpretados. Assim, se alguma anormalidade acontece, é possível a sua identificação antes que o problema ganhe escalas maiores. Isso também influencia a própria durabilidade do painel, já que os componentes não vão trabalhar com sobrecarga.

“Com o SM6, a garantia é que o shopping vai ter um equipamento de grande confiabilidade e qualidade, dentro das normas, e isso trará muito menos problemas na gestão da rede elétrica”, diz Amaral.

 

A Engerey é uma das empresas certificadas para a montagem do SM6 em território nacional. Para isso, ela passou por uma minuciosa auditoria da Schneider que garante que o painel é montado seguindo todas as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e os ensaios requeridos.

Saiba mais: www.engerey.com.br