Moda
No Japão, cientistas criam roupa ar-condicionado que promete reduzir a temperatura corporal
A inusitada invenção conquistou o governo japonês, que chegou a encomendar meio milhão de peças a empresa que desenvolveu a tecnologia
Atualmente, as pessoas querem resolver empecilhos da maneira mais prática possível. Pensando nisso, um inventor de origem japonesa criou uma tecnologia inusitada para driblar o calor: a roupa ar-condicionado.
Hiroshi Ichigaya, ex-engenheiro da Sony e responsável por desenvolver a tecnologia, batizou a invenção e a sua empresa de Kuchofuku, que traduzido para o português significa roupa com ar-condicionado. Ele possui a patente do traje famoso na Terra do Sol Nascente.
Roupa ar-condicionado para dias quentes
“As pessoas me perguntam por que eu iria querer usar uma jaqueta quando está tão quente? Eu digo a eles, porque é mais legal do que estar sem roupas”, afirmou Ichigaya em entrevista ao portal norte-americano ABC News.
A ideia e o primeiro modelo surgiram em 2004, após uma viagem de Hiroshi Ichigaya ao sudeste do continente asiático. Porém, o sucesso veio em 2012, justamente nos meses após o acidente nuclear de Fukushima.
Presente nas indústrias japonesas, mas também no dia a dia
Mais de 1000 empresas são clientes da marca criada por Hiroshi, principalmente do ramo da siderurgia, construção civil e montadoras automobilísticas, como a Toyota.
Elas compram as jaquetas para que seus funcionários consigam trabalhar sem sentir os efeitos do calor dentro das fábricas. Mesmo refrigerando, a invenção também serve para proteger os trabalhadores de possíveis acidentes durante o expediente.
Comercializada nas versões jaqueta e camisa, a invenção também pode ser utilizada no dia a dia.
“Eu uso isso em casa, quando estou fazendo as tarefas. Eu gosto de como a temperatura permanece a mesma onde quer que eu vá”, disse Akiko Tanaka, funcionária da Kuchofuku na cidade de Toda, próxima a capital Tóquio.
Design, funcionamento e preço
Visualmente, a jaqueta tem aspecto bufante. Enquanto a camisa tem um visual menos chamativo. O design da peça contém dois pequenos ventiladores embutidos na lateral do revestimento.
Os mecanismos foram instalados estrategicamente atrás da jaqueta, na parte inferior, perto da região da cintura. Assim, eles puxam o ar de fora para dentro, ajudando a evaporar o suor e proporcionando um sistema de refrigeração individual.
A ideia de Hiroshi Ichigaya é garantir conforto mesmo em ambientes com temperaturas de até 88ºC e com 59% de umidade. No que diz respeito, o inventor da roupa ar-condicionado escolheu baterias de lítio, que garantem autonomia de até 11 horas.
Sobre o preço, a Kuchofuku disponibilizou os primeiros modelos por 140 dólares em lojas online. Não apenas empresas e pessoas comuns, como o governo japonês também fizeram pedidos à empresa. Segundo o próprio o inventor da tecnologia, o gabinete do primeiro-ministro encomendou meio milhão de jaquetas.
Vale destacar que além do Japão, a China também elaborou um sistema pessoal de refrigeração.
Pesquisadores desenvolvem pulseira ar-condicionado
Um grupo de pesquisadores, com liderança chinesa, anunciou a invenção de uma pulseira que consegue realizar a geração de energia a partir do calor humano. Para isso, a equipe utilizou o tecido termoelétrico, conhecido por ser flexível e maleável.
Tudo funciona a partir da diferença de temperatura dos materiais, que resulta na tensão elétrica. O calor passa de um lado para o outro assim que o material recebe a tensão. Desse modo, acontece a criação de energia.
“Parece uma pulseira normal, quando usada no pulso. Os têxteis podem ser uma boa base para dispositivos vestíveis. Podemos usar fios e tecidos termoelétricos para fazer um gerador confortável, que pode criar eletricidade e ajustar a temperatura do corpo”, disse
Zhang Kun, professor da escola de têxteis da Universidade de Donghua, Xangai, e um dos autores da pesquisa.
Kun também ressaltou a possibilidade de utilizar o mesmo sistema da pulseira em um traje flexível, que pode ser considerado a evolução das jaquetas japonesas, e promete diminuir a temperatura corporal em até 15ºC.
Ar-condicionado vestível da Sony
Voltando ao Japão, a Sony lançou o Reon Pocket, um dispositivo portátil com objetivo de resfriar o corpo do usuário. A tecnologia permite resfriamento em até 13º C e aquecimento em até 8º C. Tudo é controlado por smartphones com sistemas Android ou iOS.
O uso exigia uma camiseta especial, também pensada pela Sony. Nela existe um bolso localizado na região das costas, onde o dispositivo é colocado. Vale destacar que a empresa japonesa já lançou o Reon Pocket 2. A segunda geração do aparelho é mais potente e pode ser utilizada em qualquer camiseta.
O mundo está cada vez mais quente
Afinal, o que motiva empresas e pesquisadores a criarem alternativas para diminuir os impactos do calor?
No ritmo atual, cerca 2 bilhões de pessoas viverão em locais com temperaturas médias acima de 29ºC até o ano de 2070, segundo o artigo da revista PNAS. Além disso, o mesmo estudo aponta que o mundo caminha para um aumento médio de 2,1ºC a 3,9ºC até 2100.
Portanto, fica claro que a temperatura estará cada vez mais quente nas próximas décadas. Isso se as nações não cumprirem com as metas estipuladas no acordo climático aprovado pela União Europeia, que tenta frear a degradação até 2030.
Moda
Dermacyd Neutralize leva o tema da intimidade com verdade para o SPFW 2025
Ativação sensorial da marca da EMS convida o público a vivenciar uma jornada de sentidos e bem-estar
A EMS, por meio da marca Dermacyd, participa da 60ª edição do São Paulo Fashion Week com uma ativação sensorial inédita que reforça o conceito “Intimidade é Verdade”. A iniciativa celebra o lançamento da nova linha de lenços íntimos umedecidos Dermacyd Neutralize e convida o público a vivenciar uma jornada pelos sentidos, tato, olfato e visão, em um ambiente imersivo e acolhedor.
A proposta é provocar reflexões sobre o que significa estar verdadeiramente confortável consigo mesma, ampliando o diálogo sobre autocuidado, autenticidade e bem-estar. Cada detalhe do espaço foi pensado para estimular sensações e fortalecer a ideia de que as relações verdadeiras começam com o cuidado pessoal.
“Queremos que as pessoas sintam, literalmente, o que é viver a intimidade com verdade todos os dias. A nova linha de lenços íntimos Dermacyd Neutralize foi criada para acompanhar nossas consumidoras em todos os momentos do dia, com a exclusiva tecnologia Odor Control, que garante conforto, frescor e confiança”, afirma Cinthia Ribeiro, diretora de Marketing da unidade de OTC da EMS.
Com fragrância suave de chá verde e verbena, textura delicada e fórmula dermatologicamente testada, o produto oferece praticidade e frescor no dia a dia, mantendo o equilíbrio natural da região íntima. A participação no SPFW reforça o compromisso da marca com a inovação e a escuta ativa das necessidades reais das mulheres, aproximando o autocuidado do universo da moda e da expressão feminina.
Dermacyd é uma marca EMS que se conecta à mais importante semana de moda latino-americana, promovendo o autocuidado diário por meio da saúde íntima e do bem-estar. A ativação ficará aberta ao público durante todos os dias do evento, convidando os visitantes a redescobrirem a intimidade como ela é: sensível, genuína e repleta de conexões reais.
Moda
Bahia Fashion Week – BAFW 2025
Moda, arte e diversidade em uma noite inesquecível no Museu de Arte da Bahia.
O Bahia Fashion Week 2025 chega com força total em sua nova edição, reafirmando seu papel como uma das plataformas mais importantes da moda no Nordeste. O evento acontece no dia 9 de outubro, no Museu de Arte da Bahia, reunindo nomes consagrados e novas expressões do design autoral em uma noite que promete celebrar criatividade, identidade, cultura e beleza.
Com o tema “A moda em sua essência”, o evento destaca o talento da moda baiana e internacional em uma experiência sensorial completa. Desfiles, performances, arte e tendências que refletem o DNA criativo da Bahia para o mundo.
Nesta edição, o público poderá conferir coleções exclusivas das marcas TMZ, Costa Tropical, Ousa e Kallii Nepomuceno, que trarão à passarela produções marcadas por inovação, identidade e estética contemporânea.

Em uma conexão internacional inédita, o Bahia Fashion Week recebe a parceria especial do Guiana Fashion Week, que desembarca em Salvador com as marcas Mamzelles Sampson e SF Creations. A colaboração reforça o intercâmbio cultural entre Brasil e Guiana, ampliando as pontes da moda latino-caribenha e celebrando a pluralidade das linguagens criativas.
A beleza dos modelos será assinada pelo SENAC Bahia, responsável pela produção de maquiagem e cabelo inspirada nas tendências mais atuais do universo fashion.
O evento conta ainda com os apoios institucionais e operacionais de Jade Showroom, Deli&Cia, IPAC e do Museu de Arte da Bahia, que mais uma vez se consolida como palco de importantes manifestações culturais do estado.

A realização é do CNFW – Circuito Nacional Fashion Week, com produção de Izabel Viana e direção de KyAnn Kartz, reafirmando o compromisso do circuito em valorizar a moda brasileira em todas as suas expressões regionais e promover experiências únicas de conexão entre arte, estilo e economia criativa.
Serviço – Bahia Fashion Week 2025
Local: Museu de Arte da Bahia – Corredor da Vitória, Salvador/BA
Data: 9 de outubro de 2025
Horário: A partir das 19h
Entrada: Evento para convidados e imprensa
Marcas participantes: TMZ, Costa Tropical, Ousa, Kallii Nepomuceno, Mamzelles Sampson e SF Creations
Beleza: SENAC Bahia
Hospitalidade e Catering: Deli&Cia
Apoio: Jade Showroom, IPAC e Museu de Arte da Bahia
Realização: CNFW – Circuito Nacional Fashion Week
Produção Executiva: Izabel Viana
Direção Geral: KyAnn Kartz
Assessoria: Camila Albuquerque, Fernanda Leite e Lúcia Ribeiro.
Moda
Ensinar é humano: Poliedro e Chico Rei se unem em collab para apoiar a Gerando Falcões
Na era da inteligência artificial, uma certeza permanece: ensinar é humano. Foi com essa mensagem que o Poliedro Sistema de Ensino e a Chico Rei, referência nacional em moda criativa, se uniram em uma parceria inédita para celebrar
o Dia do Professor, em 15 de outubro. A ação contará com duas camisetas exclusivas, “Camiseta Ensinar é Humano” e “Camiseta Ensinar é Humano Minimal” que ficarão disponíveis para compra pela loja on-line da Chico Rei e terá todo o lucro da venda revertido para causas sociais.
O lançamento acontece no Mês dos Professores e cada peça custará R$ 79,90. Todo o lucro das vendas será destinado à ONG Gerando Falcões, que atua em mais de 5.500 favelas brasileiras com o desenvolvimento de soluções inovadoras, sustentáveis e escaláveis que rompem o ciclo da pobreza e entregam dignidade.
O mote da campanha é “Ensinar é humano”, que tem como intuito valorizar a essência da educação e reforçar que nada substitui o olhar atento, a escuta ativa e a empatia de um professor. Embora acredite que a IA possa facilitar a rotina dos educadores, com o Cosmos, a própria inteligência artificial para apoiar professores em sala de aula, o Poliedro também entende que há algumas coisas que só o ser humano pode oferecer, como vínculo, cuidado e inspiração.
“Essa campanha reforça que, mesmo em um mundo transformado pela tecnologia, é o humano que faz a diferença. Queremos impactar positivamente um projeto social tão potente unindo marcas que possuem um grande propósito: o de promover conquistas por meio do amor à educação”, afirma Rodrigo Fulgêncio, diretor executivo do Poliedro Sistema de Ensino.
“A campanha com o Poliedro Sistema de Ensino vem para coroar essa celebração ao Mês dos Professores, mais ainda por conta de sua temática extremamente atual. Ensinar é, definitivamente, humano. E com essa parceria queremos reiterar essa mensagem, garantindo também impacto positivo por meio do repasse dos lucros à Gerando Falcões”, conclui Vitor.
-
Esportes2 anos atrásNotícias de futebol | Quais os melhores jornais para acompanhar ao vivo?
-
Estilo e Vida5 anos atrásMundo BANI: como pensar em meio ao caos
-
Agronegócios2 anos atrásSegurança alimentar é caminho para produtividade na suinocultura
-
Música1 ano atrásGabriela Rocha lança a segunda faixa do álbum “A Igreja”, com a participação de Fernandinho
-
Notícias2 anos atrásPolítica de cultura exportadora quer ampliar comércio exterior
-
Games4 anos atrásGame brasileiro ‘Reverie Knights Tactics’ chega para consoles e PC dia 25 de janeiro
-
Esportes3 anos atrásFutebol de cegos: Brasil perde nos pênaltis e é vice na Copa América
-
Saúde4 anos atrásDia Mundial de Cuidados Paliativos destaca importância de avanços nessa prática



