Conecte-se conosco

Entretenimento

No canal Papo de Música, Fabiane Pereira percorre a história das principais escolas de samba cariocas com a websérie “Pelas Quadras do Samba”

Publicado

em

No canal Papo de Música, Fabiane Pereira percorre a história das principais escolas de samba cariocas com a websérie "Pelas Quadras do Samba"

Um ano sem Carnaval, sim. Mas sem samba, jamais. É justamente da saudade da folia e do apreço pelo ritmo e pilar da cultura brasileira que surge “Pelas Quadras do Samba”, a websérie documental  que marca a estreia da temporada 2021 do canal Papo de Música. Criado há dois anos, o programa semanal idealizado e apresentado pela jornalista e radialista Fabiane Pereira é conhecido por suas entrevistas com representantes da música brasileira. Agora, no novo projeto, ela faz um mergulho  no universo de sambas-enredo por meio de conversas  com alguns dos principais representantes do meio. No dia 2 de março, terça-feira, quem abre alas é Altay Veloso, compositor da Viradouro, atual campeã do Carnaval carioca (assista aqui). Além dele, Gabriel Policarpo e Paulo César Portugal, integrantes de diferentes gerações da agremiação,  participam do quadro fixo “A História do Samba”, que traz lembranças afetivas resgatadas pelas canções preferidas dos dois convidados.

“O samba é o ritmo mais popular do Brasil e ampliar esse contato com um gênero que é uma das bases da produção cultural nacional é sempre importante”, conta Fabiane Pereira, que recebe uma consagrada tríade de convidados a cada episódio, sempre formada por um aclamado artista do samba e dois integrantes da ala dos compositores da Velha Guarda da escola de coração do convidado.

Após o papo de estreia com Altay Veloso, nos próximos episódios a apresentadora ainda conversa com Manu da Cuíca, Dudu Nobre, Fred Camacho, Pretinho da Serrinha, Magal, Martinho da Vila, Daniel Gonzaga, Andrezinho e Mauro Diniz. “O Papo de Música sempre foi um espaço pra abraçar as sonoridades nacionais, tanto tradicionais quanto contemporâneas. E acho que essa série mostra muito bem como só existe renovação musical quando há referência à memória que os ritmos despertam”, conclui.

Além de ficar disponível  no YouTube, o “Pelas Quadras do Samba” ainda se desdobrará em episódios de podcast, no Spotify; e em um e-book. O livro estará disponível a partir de abril.

Assista ao primeiro episódio de “Papo de Música: Pelas Quadras do Samba”

Acompanhe o canal Papo de Música aqui

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

02/03 – Altay Veloso (Viradouro)

05/03 – Manu da Cuíca (Mangueira)

09/03 – Dudu Nobre (Unidos da Tijuca)

12/03 – Fred Camacho (Salgueiro)

16/03 – Pretinho da Serrinha (Império Serrano)

19/03 – Magal (Beija Flor)

23/03 – Martinho da Vila (Vila Isabel)

26/03 – Daniel Gonzaga (Estácio)

29/03 – Andrezinho (Mocidade)

31/03 – Mauro Diniz (Portela e Monarco)

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *