Nelson Rufino, Carlinhos 7 Cordas, Samba do Xoxó, Branka e Makley são as atrações desta sexta-feira (20), do Casarão do Firmino

Nelson Rufino, Carlinhos 7 Cordas, Samba do Xoxó, Branka e Makley são as atrações desta sexta-feira (20), do Casarão do Firmino

Alex Ferraz
7 min p/ ler 5.2k já leram
Nelson Rufino, Carlinhos 7 Cordas, Samba do Xoxó, Branka e Makley são as atrações desta sexta-feira (20), do Casarão do Firmino

Mais uma edição do Projeto Juntos da Roda reúne a nata do samba. Nos intervalos tem DJ Nicolle Neumann.

No mês de aniversário do Casarão do Firmino, só tem show de bambas. E nesta sexta-feira, dia 20 de setembro, não poderia ser diferente. A melhor casa de samba do Rio de Janeiro recebe mais uma edição do Projeto “ Juntos da Roda”, com atrações de peso que vão agitar a cidade. Mestre Nelson Rufino, Carlinhos 7 Cordas, Samba do Xoxó, Branka e Makley, prometem não deixar ninguém ficar parados no Casarão.

O evento tem chopp grátis das 18h às 19h30 e nos intervalos a DJ Nicolle Neumann. A entrada é colaborativa, ou seja, o público contribui com o que pode pagar. O Casarão fica na Rua da Relação, 19, na Lapa. Classificação: 18 anos. Mais informações: 21 99926-5295.

Sobre Nelson Rufino:

Compositor requintado, suas melodias têm a levada baiana e suas letras encampam o universo carioca. Nelson Rufino completou na terça-feira passada (12), 82 anos de vida.

Em 1962 veio pela primeira vez ao Rio de Janeiro para tentar a carreira de jogador de futebol, treinou em dois times cariocas, mas a saudade bateu mais forte. Voltou para a Bahia com sua primeira composição no bolso “Bahia, meu primeiro travesseiro”, que permaneceu inédita.

Muitas de suas composições como foram feitas na época em que trabalhou como encarregado da unidade de ferramentas em uma metalúrgica. Muitas vezes, quando vinha uma inspiração durante o expediente, corria para o banheiro e escrevia. Deixou a metalurgia em 1985.

Oriundo da Escola de Samba Filhos do Tororó, em 1965, compôs seu primeiro samba enredo “Portais da Bahia”, com o qual a escola foi campeã.
Sua primeira música gravada foi “Alerta mocidade”, por Eliana Pittman, em 1970. Um ano depois, ganhou o primeiro festival de samba do Bloco Apaches do Tororó, com o samba “Blusão do ano passado”.

Em 1975, Alcione no LP “A voz do samba”, gravou de sua autoria “Aruandê” (c/ Edil Pacheco). Ainda neste ano, Ederaldo Gentil no LP “Samba, canto livre de um povo”, incluiu “Rose”, parceria de ambos. No ano seguinte Roberto Ribeiro gravou com grande sucesso “Tempo É” (c/ Zé Luiz) e regravou “Rose”. Neste mesmo ano, no LP “Pequenino”, Edraldo Gentil regravou “Rose”.

Roberto Ribeiro, em 1977, gravou “Prece a Xangô” (c/ Zé Luiz), em seu LP “Poeira pura”. Neste mesmo ano, Edil Pacheco interpretou no LP “Pedras afiadas”, pela gravadora Polydor, “Pranto natural”, parceria de ambos.

Em 1978, a música “Todo menino é um rei”, em parceria com Zé Luiz, obteve sucesso na voz de Roberto Ribeiro que, em 1981, gravou ainda “Passagem”, no LP “Massa, raça e emoção”. Em 1984 o mesmo cantor interpretou de sua autoria “Ciganinha” no disco “De Palmares ao tamborim”.

Em 1987 Roberto Ribeiro, um de seus principais intérpretes, gravou “Fique”. Neste mesmo ano, no LP “Meu sorriso”, de Neguinho da Beija-Flor interpretou “Nada mais” (Nelson Rufino e Orlando Rangel).

Em 1988, Elza Soares gravou “Doce acalanto” (Nelson Rufino e Noca da Portela), em seu disco “Voltei” e Zeca Pagodinho interpretou no LP “Jeito Moleque”, uma composição de ambos, “Se tivesse dó”. Ainda neste ano Roberto Ribeiro interpretou de sua autoria “Devaneios e tramas” (c/ Roberto Ribeiro e Toninho Nascimento). No ano seguinte, Roberto Ribeiro gravou “Mel pra minha dor” (c/ Avelino Borges).

Em 1992, fez uma participação especial na faixa “Chora viola” (c/ Pery da Bahia), no disco “Mar de esperança”, de Dominguinhos do Estácio, lançado pela gravadora RGE. Dois anos depois, o Grupo Batacotô regravou em seu segundo disco “Semba dos ancestrais” a música “Nas águas de Amaralina” (c/ Martinho da Vila). No ano seguinte, o Grupo Fundo de Quintal, no CD “Palco iluminado”, interpretou de sua autoria “Por todos os santos”, em parceria com Carlinhos Santana.

No ano de 1996 Zeca Pagodinho interpretou “Verdade” (c/ Carlinhos Santana) em seu disco “Deixa clarear”, música muito executada nas emissoras de rádio e televisão de todo o país.

Em 1997, Martinho da Vila regravou “Nas águas de Amaralina”, parceria de ambos. No ano seguinte, participou do CD “Diplomacia”, de Batatinha. Neste disco, lançado pela EMI, interpretou ao lado de Batatinha, Edil Pacheco, Valmir Lima e Riachão, a faixa “De revólver não”.

Jorge Aragão, em seu CD “Ao vivo”, de 1999, gravou uma parceria de ambos, “Colcha de algodão”. Neste mesmo ano, no disco “Pérolas finas”, em homenagem a Ederaldo Gentil, foi incluída “Rose”, parceria com Ederaldo Gentil. No disco “Departamento do pagode”, de Luizinho SP, lançado pela gravadora Velas, foi incluída de sua autoria “A mulher que eu gostei”, em parceria com Marquinhos Satã.

No ano 2000, gravou um disco com vários sucessos seus e algumas músicas inéditas. Neste CD, contou com várias participações especiais, fazendo duetos com artistas como Alcione, em “Até a próxima estação”; Zeca Pagodinho, em “Marejou”; Jorge Aragão, em “Inusitada”; Grupo Katinguelê, em “Mel pra minha dor”; Martinho da Vila, em “Passagens”; João Nogueira, em “Todo menino é um rei” e “Dono da dor”; Emílio Santiago, em “Vazio” e Joanna, em “Crença da ilusão”. Ainda neste mesmo ano, a faixa “Verdade”, produzida inicialmente por Rildo Hora para o disco “Casa de samba volume 3”, da gravadora Universal, interpretada por Gil (da Banda Beijo) e Caetano Veloso, foi incluída no disco de Nélson Rufino e também no disco da Banda Beijo.

Em 2001, o grupo Da Melhor Qualidade interpretou de sua autoria “Mentira”.
Suas músicas foram gravadas por Martinho da Vila, Toque de Prima, Nara Leão, Paul Mauriat e Roberto Ribeiro, seu principal intérprete.

No ano de 2002, no disco “Quando o samba é samba” (Abril Music) do grupo Da Melhor Qualidade, foi incluída uma composição de sua autoria: “Gota de esperança”. Ainda neste mesmo ano de 2002, Marquinho Santanna (ex- Marquinhos Sathã) regravou “Mel pra minha dor” (c/ Avelino Borges) no CD “Nosso Show”.

No ano de 2004 lançou o CD “Cadê meu amor” no qual incluiu “Deus manda” (c/ Jorge Aragão), “Orgasmo” (c/ Liete de Souza) e “Luandê” de Ederaldo Gentil e Capinam.
No ano de 2005, no CD “À vera”, Zeca Pagodinho interpretou de sua autoria “Cadê meu amor”.

Em 2009 lançou o CD “Tempo e vida”, que contou com composições de sua autoria como “Tempo e Vida”, “Sublime tentação”, “Amado, Jorge Amado” (c/ Liete de Souza e Roberto Ribeiro) e de antigos parceiros como “Chuva Santa” (Chocolate da Bahia), “Amor de matar” (Jorge Portugal e Roberto Mendes), entre outras.

Em 2013 lançou, pelo selo Universal Music, o CD/ DVD “Minha Vida”, gravado ao vivo no Teatro Castro Alves, em Salvador (BA), com as participações de Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Martinho da Vila, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Mariene de Castro, Batifun, Bossa do Samba, Carla Cristina, Alex Ribeiro, Edil Pacheco e Walmir Lima. O show de lançamento do disco foi apresentado no Teatro Rival, no Rio de Janeiro.

Em 2023 apresentou-se na cidade de Salvador em show registrado pela TV Bahia e repassado no dia 31 de dezembro como programação de final de ano da emissora. No espetáculo revisitou sucessos de carreira gravados por Roberto Ribeiro, Alcione, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila e Nara Leão, entre outros intérpretes da MPB, relembrando composições em parcerias com Ederaldo Gentil, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Toninho Gerais, Toninho Nascimento, Carlinhos Santana, Edil Pacheco, Jorge Aragão e Zé Luiz do Império, entre outros. No show contou com as participações especiais das cantoras Teresa Cristina e Roberta Sá.

Casarão do Firmino – Palácio do Samba

Sobre a Casa, um “Palácio do Samba”, como é popularmente conhecido, localizado no berço da boemia carioca, no bairro da Lapa, entre o Centro e a zona sul do Rio de Janeiro, o Casarão do Firmino é conhecido pelas tradicionais rodas de samba que reúnem grandes nomes do cenário musical, pessoas de todos os cantos do Rio de Janeiro, além de turistas brasileiros e estrangeiros.

O idealizador do Casarão é o empresário Carlos Firmino, de 42 anos, que dá nome ao espaço cultural, que ocupa uma área coberta e ampla, de fácil acesso, situada na efervescência cultural do Rio. O Casarão também é símbolo de resistência. Os eventos buscam resgatar a essência do samba, com entradas gratuitas ou colaborativas, em que cada frequentador contribui se quiser e com quanto puder. O principal objetivo é manter vivo o ritmo que mexe com pessoas do mundo inteiro.

“Amarra a marimba e espalhe a fofoca!” O bordão já é uma marca. A expressão criada por Carlos Firmino para divulgar as atrações do Casarão, hoje, é repetida por artistas e frequentadores assíduos do espaço mais concorrido da boêmia Lapa. E não apenas a frase ganhou fama. A fila que se estende pela rua da Relação e toma a calçada da esquina, na Lavradio, reforça que o Palácio do Samba é ponto de encontro de cariocas e turistas.
Aliás, o local parece estar mesmo na moda. É cada vez mais comum encontrar no estacionamento decorado – são samambaias, lâmpadas, placas e pinturas que celebram orixás e homenageiam Nelson Mandela – atores, atrizes, jornalistas, influenciadores digitais e grandes nomes do mundo do samba. Recentemente, Moacyr Luz, Xande de Pilares, Pique Novo, Sombrinha, Feyjão, Jorge Aragão passaram pela casa.

Vinny Santa Fé, Délcio Luiz, Gabriel da Muda, Nego Álvaro, Toninho Geraes e Serginho Meriti também estão sempre presentes e são sinônimo de sucesso de público. O grupo Arruda é outra atração que atrai fãs de todos os cantos da cidade, assim como o Pagode da Beta, potência dessa geração que não deixa o samba morrer.

SERVIÇO
Shows com Nelson Rufino, Carlinhos 7 Cordas, Samba do Xoxó, Branka e Makley Nos intervalos DJ Nicolle Neumann.
DATA: sexta-feira (20)
LOCAL: Rua da Relação, 19, na Lapa
Horário: A partir das 18h.
A entrada é colaborativa, ou seja, o público contribui com o que pode pagar.
Classificação: 18 anos
Mais informações: 21 99926-5295

Gostou? Compartilhe com amigos!

O que você achou?

Amei 58
Kkkk 31
Triste 8
Raiva 9

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer:

divulgação -

Retrospectiva 2025: INVOZ atuante na Cultura Aeroespacial e para o desenvolvimento do país O INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro é uma associação que está sempre à frente do seu tempo, sem deixar de plantar sementes no presente. Assim como seu fundador Ozires Silva, fundador da Embraer, valoriza a oportunidade para aperfeiçoar o futuro da nação. Dentro dos pilares do INVOZ: educação, cultura aeroespacial e empreendedorismo, 2025 termina com balanço positivo. “Foi um ano de muito trabalho, muitas interlocuções, parcerias e projetos concretizados na prática com apoio dos associados que realizaram muitos trabalhos voluntários junto à comunidade”, declarou Neide Pereira Pinto, presidente do INVOZ. Cultura Aeroespacial 2025 começou com uma boa novidade para os interessados na história da Embraer e da indústria aeronáutica brasileira com o lançamento da venda on-line de livros pela associação, pelo site: http://invoz.org/como-comprar/. Entre os títulos: A Decolagem de Um Sonho – A História da Criação da Embraer, de Ozires Silva (R$155,90), Lemos Editorial. Take OFF! Think Big, de Ozires Silva (R$175,90), Somos Editora, e Saga – Do 14-Bis à Criação da Embraer, de Rui Gonçalves Barbosa (R$115,90), INVOZ. Lançado neste ano, este último narra o idealismo de Casimiro Montenegro Filho, Ozires Silva e Paulo Victor da Silva e a capacidade de realização de grandes projetos, sem deixar de revelar as correntes históricas que, até os dias atuais, dificultam o desenvolvimento industrial. A narrativa cruza a saga dessas três personalidades com os momentos políticos e econômicos do Brasil. Os associados, entre os quais muitos trabalharam ao lado de Ozires Silva na Embraer, são pessoas que viram e presenciaram a história aeroespacial brasileira. Por conta desse conhecimento e experiências, foram fontes de informação e pontes para entrevistados para o documentário especial da TV Vanguarda (Rede Globo) sobre Casimiro Montenegro. A TV Vanguarda entregou o troféu ao presidente de honra do INVOZ, Manoel de Oliveira, que representou Ozires Silva no evento Gente de Vanguarda, um reconhecimento das realizações do fundador da Embraer. Uma lenda viva, com 101 anos de idade, Fernando de Mendonça, fundador do INPE e um dos principais nomes da pesquisa espacial no Brasil e nos EUA, recebeu este ano, com o apoio do INVOZ, o troféu Brazils Best Life Achievement Award, do BrazilsBest Institute, entidade alemã que reconhece personalidades que contribuíram ativamente para o desenvolvimento do Brasil. O INVOZ completou, em 2025, 8 anos de fundação, que foram comemorados levando os associados para uma vista até a Embraer. Outra iniciativa para a preservação da cultura aeroespacial é a parceria concretizada entre o INVOZ e a Casa Encantada, réplica da Casa de Santos Dumont, que fica no ponto turístico Parque Santos Dumont, em São José dos Campos. Os integrantes do INVOZ ajudaram tanto na réplica fidedigna, tendo acesso a plantas e tipos de móveis, quanto no projeto de realizar oficinas para crianças durante o período de férias (julho de 2025 e janeiro de 2026). Voluntários associados do INVOZ realizam oficinas de dobradura de aviões, contação de história sobre Santos Dumont e palestras sobre aeronáutica. Foi um ano de formalizar também a parceria com o MOU e com o DCTA, e ano da conquista da certificação CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) para desenvolvimento de projetos sociais. Empreendedorismo 2025 foi marcado também por uma parceria inédita entre o INVOZ e a ASSECRE, Associação dos Empresários do Vale do Paraíba, por meio da qual o INVOZ é responsável pela curadoria das palestras do Café Empresarial, realizado uma vez por mês, com conteúdo importante para o empreendedorismo e indústria aeroespacial. O INVOZ também marcou presença em eventos para o desenvolvimento do empreendedorismo nos eventos regionais: Tech Valley Summit, realizado pela ASSECRE em São José dos Campos, e a ISA Vale, em Pindamonhangaba, com um estande que contou com um simulador de voo. Ambas as feiras são voltadas para tecnologia, inovação e educação. E também na Labace, maior evento da aviação de negócios da América Latina, no Aeroporto Campo de Marte (SP), que contou com o associado e líder do Comitê de Aviação Regional do INVOZ, José Eduardo Costas, como interlocutor do painel sobre os caminhos do desenvolvimento da Aviação Regional no Brasil. O INVOZ foi apoiador de um dos eventos mais importantes no interior paulista sobre os Desafios da Formação Aeronáutica no Brasil. O objetivo do evento foi chamar a atenção para o grave problema do desmanche dos aeroclubes brasileiros, berço de todos os aviadores comerciais. O evento foi realizado na APVE (Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer), em São José dos Campos. Contou com a presença de mais de 100 pessoas entre autoridades civis e militares, representantes da indústria e de aeroclubes, convidados e profissionais da área aeronáutica. Os associados foram voluntários na organização, comunicação e apresentações no palco. Educação Neste ano, o INVOZ anunciou as datas para o VI Congresso de Educação, que será realizado nos dias 21, 22, 23 e 24 de maio de 2026, no Centro de Formação do Educador – CEFE, São José dos Campos. O tema será: “Excelência na Gestão da Educação Pública”, em formato híbrido, sendo presencial e com transmissão ao vivo. Para a nova edição foi criado o “EGEP – Prêmio Excelência na Gestão da Educação Pública”, premiação para os entes federativos com melhores resultados confirmados até 2025. E as premiações continuam: “Desafio INVOZ 2026” para estudantes, com entrega de medalhas e troféus para os melhores vídeos sobre personalidades brasileiras, e “Prêmio Ozires Silva” para educadores, com premiação para as melhores iniciativas pedagógicas realizadas em 2025. A programação contará ainda com palestras, com profissionais de destaque na área da educação, e com a Feira Inspirações e Circuito STEAM: exposições nos segmentos da Inovação/Empreendedorismo, Cultura Aeroespacial e Educação. Além da discussão sobre o Congresso de Educação, outra atividade realizada ao longo de 2025 é a Campanha Meu 1° Computador, para alunos carentes da escola CASD, que prepara jovens para o vestibular, entre eles, o do ITA, com arrecadação de computadores junto às empresas parceiras e pela aquisição de lote em leilão, numa ação solidária realizada pelos próprios associados. O INVOZ, como idealizador, incentivador e responsável pela grade curricular do Curso de Usinagem Aeroespacial do Senai, participou este ano, pelo terceiro ano consecutivo, das formaturas das unidades do Senai de Campinas, Botucatu e São José dos Campos. “Já temos bons projetos a serem desenvolvidos em 2026 dentro dos nossos pilares: educação, empreendedorismo e cultura aeroespacial. Agradeço o envolvimento dos associados e dos parceiros. Nossa expectativa é que empresários do setor privado entendam a grandiosidade que é preservar a aeronáutica brasileira, que contribui para o desenvolvimento da região do Vale do Paraíba e para o país, para o PIB, geração de empregos e capacitação. Desejo a todos boas festas”, conclui Neide Pereira Pinto, presidente do INVOZ. Assessoria de Imprensa do INVOZ: Renata Vanzeli – (12)99768-0799 (@solucaotextual).

31/12/2025
Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.