Siga-nos nas Redes Sociais

Clip

“Negacionista”, novo single de Rodrigo Piva, é lançado nesta quarta com videoclipe em linguagem “pop art”

Publicado

em

Por

Default Featured Image

Com um videoclipe de animação inspirado na estética “pop art”, o compositor Rodrigo Piva lança nas plataformas digitais, nesta quarta-feira (28), o single “Negacionista”, uma crítica bem humorada ao comportamento de uma parte da população que faz pouco caso da ciência e nega a existência da pandemia.

Dirigido pelo cineasta Marko Martinz, em parceria com a artista visual Pati Peccin, o clipe utiliza a técnica de animação conhecida como “cut-out”, que consiste em recortar figuras de papel e animar quadro a quadro. A reprodução da sequência desenvolvida com a junção desses frames (quadros por segundos) cria uma ilusão de movimento.

A produção musical é do guitarrista James Liberato, que também fez a captação de áudio e a mixagem, com a participação dos músicos Everson Vargas (contrabaixo) e Miguel Liberato (bateria).

O pop-rock “Negacionista” é a segunda música que Rodrigo Piva compõe em tom questionador sobre comportamentos político-sociais durante a pandemia. “Nesses tempos sombrios, a arte se torna ainda mais necessária. No ano passado, lancei “Fake News no Samba”, que ironiza a postura ideológica adotada por alguns artistas. Nessa mesma linha, Negacionista aborda o estranho comportamento de uma parcela da população que duvida da pandemia e é contrária às medidas de isolamento social”, explica o artista. Rodrigo conta que “a música foi composta em fevereiro deste ano, depois de uma rápida caminhada na avenida Beira-Mar Norte de Florianópolis, quando avistei várias pessoas usando máscara no queixo (ou sem ela).” E complementa: “Sou da opinião que todo artista deve se posicionar ou encampar uma causa para que sua obra faça algum sentido. Espero que o novo single e videoclipe sirvam para isso. Com leveza e bom humor, que, para mim, são fundamentais”.

 

A linguagem e processo de criação do clipe

O diretor Marko Martinz, da Vinil Filmes, conta que a ideia de usar a técnica cut-out e da parceria com a artista Pati Peccin surgiu logo após ouvir a música e, nas primeiras conversas com o compositor, que o convidou para dirigir o clipe:

-Pensando no contexto da pandemia, sugeri que fizéssemos uma animação, já com a Pati na cabeça. Eu e a Pati já trabalhamos juntos antes, no clipe “Chapecó Texas” dos Irmãos Panarotto, e no “Revolution”, um trabalho feito em 2020, para a Orquestra de Ouro Preto. Na hora em que ouvi “Negacionista”, não tive dúvidas que poderíamos explorar essa técnica, pois a música é muito imagética, muito sugestiva. A Pati topou a empreitada, fizemos algumas reuniões virtuais, ela fez a pesquisa de imagens e animamos em três dias. Depois fiz a edição e ficou lindo. Sempre usando máscaras e mantendo o distanciamento.

A artista visual Pati Peccin lembra que a letra composta por Rodrigo “foi o ponto de partida para pesquisa de imagens para a criação dos personagens do clipe. A partir disso, montei o repertório de imagens para recortar. Foram realizadas duas diárias de gravações com o Marko e posteriormente enviei para ele imagens recortadas digitalmente para criar o “stop motion” no programa de edição de vídeo.”

 

A temática política

Sobre a receptividade e o impacto do novo trabalho, o diretor Marko Martinz acredita que “ainda que o clipe seja uma crítica ao momento atual, tudo é feito de forma bastante lúdica, como é de se esperar numa animação/colagem. A letra é bastante direta, então ficamos livres para “brincar” com as imagens. Como o assunto é sério e envolve vida e morte, tomamos cuidado para não usar imagens comprometedoras, sem ofender ninguém em específico. Acho que quem poderia ficar ofendido, nem vai ver o clipe. O título já desperta revolta e provavelmente dirão: “Negacionista? Não vou ver esse clipe!”. Na opinião dele, o clipe funciona “como um registro desses tempos bizarros que estamos vivendo, de pós-verdade e fake news“.

 

Ficha Técnica:

Autor/intérprete: Rodrigo Piva

Guitarra: James Liberato

Baixo acústico: Everson Vargas

Bateria: Miguel Liberato

Gravação e mixagem: Estúdio Bem-te-vi (James Liberato)

Gravação de voz (Rodrigo Piva): Lacerda Estúdio

Masterização: Alécio Costa Studio

Videoclipe (direção/animação): Marko Martinz / Pati Peccin

Tradução (legenda): Karina Thornhill

Assessoria de comunicação: Linete Martins Assessoria

Produzido em fevereiro/março de 2021

 

Link do evento:

https://www.facebook.com/events/1139236729833229

 

Link onde o clipe estará disponível:

https://www.youtube.com/watch?v=3UNAvBzbWlM

 

Crédito fotográfico: Helena Bielinski Leia Mais

Luiza Loroza lança single duplo: “Copo D’Água + Trato”

Àrt - Crédito fotográfico Debora Santiago Leia Mais

ÀRT lança clipe “Doce Galícia Ao Vivo”

Decco Torres - Foto: Thaian Paixão Leia Mais

Decco Torres lança o videoclipe “Virei a Página” em noite de pura badalação

Tommy Bellone Leia Mais

Do Sertão ao Litoral: Big River une folclore nordestino e faroeste psicodélico em novo clipe, “A Presa”

Luiza Nobel lança single e videoclipe “Só de Calcinha” Leia Mais

Luiza Nobel lança single e videoclipe “Só de Calcinha”

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.