O atleta olímpico Matheus Gonche participa a partir desta terça-feira (07) do Campeonato Brasileiro Sênior, o Troféu Daltely Guimarães, que será realizado na piscina do Clube de Regatas do Flamengo.
Em sua última competição do ano, Gonche nadará quatro provas individuais: 100 e 200 metros livre e 100 e 200 metros borboleta. Ao todo a competição reunirá 520 atletas, sendo 395 juniores e 125 sêniores.
“A expectativa para o evento é de fazer uma competição boa, estou vindo de uma competição com um nível super forte, então a estratégia é usar a preparação nos Jogos Pan-Americanos Júnior e nadar muito bem”, comentou o atleta de 22 anos.
Natural de Resende (RJ), o nadador conquistou quatro medalhas nos Jogos Pan-Americanos Júnior, em Cali, na Colômbia, no início do mês. Ele venceu os 200 metros borboleta e ficou em segundo lugar na prova dos 100 metros borboleta, além de ter ajudado o time brasileiro a conquistar o ouro no revezamento 4×100 metros medley misto e a prata no 4×100 metros medley masculino.
“O ano foi bem positivo! Eu consegui uma vaga na Olimpíada, no Japão. Consegui participar e ganhar medalha nos Jogos Pan-Americanos Júnior. Consegui também a pré-convocação para os Jogos Pan-Americanos absolutos. Não foi uma temporada fácil, mas cheguei em novas marcas após muito esforço e treinos. Estou muito feliz”, finalizou Matheus.
No Campeonato Brasileiro Junior e Sênior, os atletas júnior nadarão as eliminatórias pela manhã e as finais à tarde, enquanto os sêniores nadarão em final direta pela manhã.
Na quarta-feira (08), Matheus nada os 200 metros livre e no dia seguinte os 100 metros livre. Na sexta-feira, Gonche nada a prova que o classificou para seus primeiros Jogos Olímpicos, os 100 metros borboleta. No último dia de competição, sábado, ele nada os 200 metros borboleta. O nadador ainda pode fazer parte da equipe do SESI SP nos revezamentos.
A TV CBDA transmite todas as etapas do Campeonato Brasileiro Junior e Sênior, com eliminatórias sempre às 8h30 e finais às 16h30. Assista ao evento pelo site da TV CBDA aqui: tvcbda.tvnsports.com.br.
Na seletiva olímpica, realizada em abril, Matheus nadou a prova dos 100 metros borboleta em 51s94, abaixo do índice de 51s96, e conquistou a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio, além de ter nadado abaixo do índice para o Pan-Americano Júnior.