Neste sábado (9), o Jovem Nerd, maior plataforma multimídia voltada ao público nerd e geek do país, lança, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a coleção Nerdcast RPG: Cthulhu. São quatro livros que reúnem o conteúdo dos episódios do podcast de maior audiência da plataforma Jovem Nerd, empresa do ecossistema Magalu.
A quadrilogia surgiu da ideia de transformar o episódio final do podcast RPG: Cthulhu em um formato colecionável, como um livro ou quadrinho. O projeto, financiado por meio de crowdfunding, deu tão certo, que transformou em livro não apenas o último episódio, mas a saga inteira. Isso, graças ao sucesso do financiamento coletivo, que arrecadou 8,5 milhões de reais em apenas dois meses, o maior da história da Catarse, pioneira em crowdfunding no país. Mais de 19 mil fãs do Nerdcast participaram da vaquinha coletiva. Em troca, receberam a coleção e os itens colecionáveis.
O Nerdcast RPG: Cthulhu é um podcast-jogo, que teve os personagens interpretados pelos fundadores do Jovem Nerd, Alexandre Ottoni, Deive Pazos, além dos podcasters Rex, Tucano, Carlos Voltor e Sr. K, e pelo escritor e mestre de RPG, Leonel Caldela. A adaptação para os livros foi feita pelos escritores Fábio Yabu, Karen Soarele e Fred Rubim. A ilustração ficou a cargo de Alice Monstrinho e Matteo Santos.
No lançamento da Bienal, os autores estarão presentes para recepcionar os fãs da saga, distribuir autógrafos e bater um papo em um painel da programação oficial do evento.
Em abril de 2021, o Magalu adquiriu o Jovem Nerd, plataforma criada há 20 anos por Alexandre Ottoni e Deive Pazos, que produz conteúdo sobre diversos temas, entre eles cinema, quadrinhos, séries, games, história, ciência, internet e tecnologia. Seus programas NerdCast, NerdOffice, NerdBunker, NerdPlayer e Nerdologia chegam a uma audiência formada principalmente por jovens em diferentes mídias.
A plataforma Jovem Nerd foi pioneira na produção de podcasts no Brasil, com o lançamento do NerdCast em 2006. No ar há 15 anos, o programa é um dos líderes de audiência e relevância entre os podcasts produzidos no país e foi um dos primeiros a adotar o formato publicitário do branded content. Em 2019, o Nerdcast alcançou 1 bilhão de downloads, sendo o primeiro podcast no Brasil e o terceiro no mundo a atingir essa marca. Atualmente, o Jovem Nerd soma mais de 1 bilhão de visualizações no Youtube.