Home Entretenimento Cultura Na 17ª Primavera de Museus – CCBB Educativo Lugares de Culturas debate memórias e democracia com pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas
Cultura

Na 17ª Primavera de Museus – CCBB Educativo Lugares de Culturas debate memórias e democracia com pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas

Envie
IMG-20230920-WA0016
Envie

Onde estão os quilombolas, indígenas e LGBT+ nos museus brasileiros? Quais os acervos representativos de suas culturas eles preservam? Como são apresentados para a sociedade e de que forma os museus contribuem para seu reconhecimento e valorização? Quem os museus ouvem quando tratam de pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas?

Essas são algumas das questões que estarão em pauta no painel temático “Museus a serviço de todos: pertencimento e cultura em foco” no sábado, dia 23, às 14 horas, no Cinema 1 – no térreo do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. A atividade é parte da 17a Primavera dos Museus, uma iniciativa anual do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece de 18 a 24 de setembro deste ano.

As convidadas do CCBB Educativo – Lugares de Culturas para o debate são Agrippina R. Manhattan, travesti, artista e professora; Melissa Coelho, indígena da etnia Xakriabá, atriz, bonequeira e contadora de histórias e Ione do Carmo, militante antirracista e professora que pesquisa as comunidades quilombolas do Sudeste brasileiro.

– Continua após publicidade –

A visitação à exposição “Evandro Teixeira. Chile 1973”, ganha novos horários e segue até 11 de novembro. Outra visita mediada, a Patrimônio: Caminhos da Memória, apresenta o passado através da arquitetura e conta as histórias do prédio do CCBB Rio. Ainda no campo da investigação a atividade Pequenos Exploradores, mostra a história do CCBB às famílias de um modo diferente. A viagem começa no quinto andar, onde os participantes buscam na biblioteca uma pista que permite acessarem orientações para outras etapas sucessivas, envolvendo bilhetes, baús e mapas, numa verdadeira caça aos segredos da história.

Já aqueles que desejam se aventurar na criação musical, a atividade CriaSom, inspirada em Heitor dos Prazeres permanece em cartaz até o dia 30 de setembro. A atração, envolve instrumentos musicais não convencionais, como um pet fone (garrafas pet cheias de ar comprimido) tocado com baquetas e um “xilofone” de sinos. O público é convidado, ainda, a ler uma partitura e a tocar as letras de sambas conhecidos. Ouvem músicas como “Pierrot apaixonado” e “Eu cheguei moçada” e são incentivados a dançarem ou se moverem no ritmo da música e participarem de um bloco de carnaval, no qual podem cantar, dançar e tocar os instrumentos criados.

O Livro Vivo, que permite a criação coletiva de um livro a partir de palavras e imagens dispostas num cubo, é outra das atividades. A ideia é brincar com a tridimensionalidade do livro e com as possibilidades de diferentes leituras. A atividade também acontece nos sábados e domingos, às 15h. No sábado, dia 23/09, acontece a Hora do Conto – Patrimônio Histórias de Memórias, quando histórias da cultura popular e da literatura universal são apresentadas por educadores, por vezes acompanhados de instrumentos musicais e bonecos. A proposta é viver experiências a partir da ficção, já que as histórias são capazes de nos levar para lugares distantes, para conhecer outras culturas e visões de mundo.

Todas as atividades são gratuitas e o Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Primeiro de Março, 66 no Centro do Rio de Janeiro

– Continua após publicidade –

De Sacoleira à Empresária: Uma Jornada de Sucesso

De Sacoleira à Empresária: Uma Jornada de Sucesso

Leia Mais
Junior Rostirola, autor de Café com Deus pai, estará em Macaé neste sábado (5)

Junior Rostirola, autor de Café com Deus pai, estará em Macaé neste sábado (5)

Leia Mais
Livro publicado há 40 anos terá seu primeiro lançamento público no dia 12 de julho no Memorial da Resistência de São Paulo.

Livro publicado há 40 anos terá seu primeiro lançamento público no dia 12 de julho no Memorial da Resistência de São Paulo.

Leia Mais
Programa Qualifica SP inicia mais de 20 turmas de capacitação profissional na capital e interior

Programa Qualifica SP inicia mais de 20 turmas de capacitação profissional na capital e interior

Leia Mais
Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana

Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana

Leia Mais
Envie