Home Entretenimento Cultura Museu das Culturas Indígenas integra Virada Cultural de São Paulo com atividades voltadas às artes, brincadeiras e espiritualidades dos povos originários
Cultura

Museu das Culturas Indígenas integra Virada Cultural de São Paulo com atividades voltadas às artes, brincadeiras e espiritualidades dos povos originários

Envie
Envie

(Coletivo Kanewí apresenta o toré no MCI. Foto: Gabie Pereira/acervo MCI)

O Museu das Culturas Indígenas (MCI) participará da Virada Cultural 2025 com uma programação especial que convidará o público a mergulhar nos saberes, brincadeiras, cantos e espiritualidades dos povos originários. Em 24 de maio (sábado), a instituição realizará duas atividades gratuitas que promoverão o diálogo entre culturas e proporciona vivências de ancestralidade, arte e resistência. O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.

No sábado (24/05), às 14h, será realizada uma edição especial do Dia da Família no Museu, no pré-Virada Cultural. Em uma tarde de imersão cultural, os mestres de saberes indígenas receberão famílias para compartilhar vivências e expressões culturais, por meio de cantos, brincadeiras com arco e flecha, zarabatana, peteca e outras manifestações tradicionais.

O público poderá conferir a videoinstalação Constituinte ontem e hoje, um resgate a histórica manifestação de Ailton Krenak na Assembleia Nacional Constituinte de 1987, que propõe uma reflexão sobre os direitos dos povos indígenas no Brasil contemporâneo. Para completar o passeio, os visitantes poderão conhecer as exposições em cartaz no MCI:

  • Hendu Porã’rã – escutar com o corpo: uma imersão sensorial na cultura do povo Guarani a partir de linguagens ancestrais e contemporâneas.
  • Ygapó – Terra Firme: em um espaço imersivo somos convidados a tirar os sapatos para caminhar sobre as folhas da Mata Atlântica e entre o corpo de uma árvore partida ao meio.
  • Mymba’i, pedindo licença aos espíritos, dialogando com a Mata Atlântica: um chamado para a reflexão sobre os impactos das ações humanas e a urgência de cuidar da natureza.
  • Nhe’ẽ ry – onde os espíritos se banham: explora dimensões espirituais, territoriais e simbólicas da relação dos povos indígenas com a Mata Atlântica
  • Ocupação Decoloniza – SP Terra Indígena: ocupa as áreas externas com grafismos Guarani e murais de onças, criados por artistas indígenas. As obras trazem olhares decoloniais sobre o espaço urbano e destacam a resistência, a luta por direitos e o papel feminino, como parte do movimento de retomada artística indígena contemporânea.

 Para encerrar sua participação na Virada Cultura, o MCI promoverá às 16h, uma roda de Toré, conduzida pelo Coletivo Kanewí. A manifestação cultural é tradicional para diversos povos do Nordeste brasileiro, como os Kariri-Xocó, Pankararé, Pankararu e Xukuru-Kariri. A roda envolve uma dança circular, cantos e música, é uma expressão potente de espiritualidade, identidade e resistência indígena, em conexão com os encantados — entidades espirituais presentes na cosmovisão de diferentes culturas.

O Coletivo Kanewí, fundado por Awassury Fulkaxó e Júlia Maynã, reúne agentes culturais indígenas de diferentes etnias e atua na promoção de ações educativas e artísticas que trazem ao centro a contemporaneidade dos povos originários.

  SERVIÇO

Virada Cultural no MCI: artes e brincadeiras indígenas

Data e horário: 24/05/2025, das 14h às 16h

Virada Cultural no MCI: Roda de Toré

Horário: 24/05/2025, das 16h às 17h

Retirada de ingresso no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/

 Sobre o MCI  

Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.

Museu das Culturas Indígenas

Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP

Telefone: (11) 3873-1541

E-mail: contato@museudasculturasindigenas.org.br      

Site: www.museudasculturasindigenas.org.br

Redes sociais

Instagram (@museudasculturasindigenas)

Facebook (/museudasculturasindigenas)

Twitter (@mcindigenas)

YouTube (@museudasculturasindigenas)

“Baile Dominguinho” celebrou o sucesso do projeto de João Gomes, Jota.pê e Mestrinho

“Baile Dominguinho” celebrou o sucesso do projeto de João Gomes, Jota.pê e Mestrinho

Leia Mais
Festival Barretube estreia com sucesso no Rancho do Peãozinho durante os 70 anos da Festa do Peão de Barretos

Festival Barretube estreia com sucesso no Rancho do Peãozinho durante os 70 anos da Festa do Peão de Barretos

Leia Mais
Final de semana do feriado da Independência com programação de lazer no RioMar Recife

Final de semana do feriado da Independência com programação de lazer no RioMar Recife

Leia Mais
Dia da Amazônia: cantora Liz Amazônia difunde cultura paraense da Suíça para o mundo

Dia da Amazônia: cantora Liz Amazônia difunde cultura paraense da Suíça para o mundo

Leia Mais
Feira Artesanal Centro-Oeste retorna a Goiânia com maioria dos cursos gratuitos e foco na capacitação e valorização do artesanal

Feira Artesanal Centro-Oeste retorna a Goiânia com maioria dos cursos gratuitos e foco na capacitação e valorização do artesanal

Leia Mais
Envie