Home Estilo e Vida Comportamento Mulheres no esporte: protagonismo dentro e fora dos eventos
Comportamento

Mulheres no esporte: protagonismo dentro e fora dos eventos

Envie
Crédito: Divulgação
Envie

O número de mulheres no esporte se aproxima do masculino, enquanto sua presença em cargos estratégicos em organizações esportivas cresce

Nos últimos anos, a presença feminina no esporte tem se expandido de maneira notável, não apenas nas provas, mas também nos bastidores da organização de eventos esportivos. Esse avanço é refletido em números divulgados pelo Ticket Sports, maior plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos da América Latina. Em 2024, as mulheres representaram 49,9% da base de participantes, com 932.505 inscritas em eventos esportivos.

Além disso, o número de participação feminina está se aproximando aos patamares registrados em anos anteriores, antes da pandemia.

O aumento da participação feminina não se limita apenas às atletas. Profissionais como Gabriela Donatello, Head de Marketing do Ticket Sports, destacam que a presença feminina também está crescendo nos cargos relacionados a organização e divulgação de eventos esportivos.

 “Nos últimos anos, percebemos um aumento expressivo da participação feminina, tanto em eventos quanto nos bastidores do esporte. O grande desafio agora é garantir que essa presença continue a crescer e que as mulheres tenham cada vez mais voz e protagonismo”, afirma.

Formada em Comunicação Social e pós-graduada em Gestão de Marketing, Gabriela atua há 8 anos no Ticket Sports.

“Atuar como mulher em um mercado historicamente masculino é, para mim, uma grande conquista.Quando comecei, em 2017, era raro ver mulheres entre organizadores, produtores e influenciadores. Hoje, percebo que esse cenário está mudando, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Seguimos na luta por mais representatividade e oportunidades para todas”, comenta Gabriela.

O aumento da presença feminina no esporte é uma realidade crescente que está, gradualmente, transformando a cultura esportiva no Brasil.Organizações e empresas começam a ampliar espaços para mulheres, promovendo a diversidade no setor. Com números cada vez mais equilibrados, o futuro aponta para um cenário mais inclusivo.

“Estamos vendo uma mudança real no esporte, com mais mulheres competindo, liderando e ocupando espaços estratégicos. Esse crescimento não só fortalece o esporte como um todo e a saúde da população feminina, mas também inspira novas gerações a acreditarem no seu potencial.”, finalizou Donatello.

Evento apenas para mulheres

Março, marcado pelo Dia Internacional da Mulher, é um dos períodos com maior número de eventos esportivos voltados exclusivamente para o público feminino. A crescente demanda por estes eventos reflete o aumento da participação das mulheres no esporte e a busca por mais espaços dentro do setor.

No Ticket Sports, 13 eventos já estão programados para março, incluindo a 6ª Corrida Só Para Elas, no Guarujá (SP), a Corrida e Caminhada Mulheres Largam na Frente 2025, em Manaus (AM), a 2ª Corrida Mulheres Pernambucanas, em Recife (PE), Mulheres Iluminadas – Corrida 5K e Caminhada 3K, em Cabo Frio (RJ), entre outras.

Além de março, outubro também se destaca no calendário esportivo feminino, impulsionado pela campanha de prevenção ao câncer de mama. A expectativa é que mais provas sejam cadastradas nos próximos meses, ampliando ainda mais as opções para as atletas.

Veja todos os eventos disponibilizados no Ticket Sports aqui:https://www.ticketsports.com.br/Calendario/

Tirar cidadania: italiana e portuguesa lideram as mais pesquisadas pelos brasileiros

Tirar cidadania: italiana e portuguesa lideram as mais pesquisadas pelos brasileiros

Leia Mais
Adultos voltam a comprar brinquedos da infância por nostalgia

Adultos voltam a comprar brinquedos da infância por nostalgia

Leia Mais
Comprar um imóvel: ranking mostra meios mais buscados pelos brasileiros em 2025

Comprar um imóvel: ranking mostra meios mais buscados pelos brasileiros em 2025

Leia Mais
Lembram do relógio que troca pulseira, grande sucesso em 2010? Ele voltou!

Lembram do relógio que troca pulseira, grande sucesso em 2010? Ele voltou!

Leia Mais
A era do rosto em evidência: como as redes sociais transformaram a relação com a autoimagem e o olhar da Dra. Camila Hoffmann

A era do rosto em evidência: como as redes sociais transformaram a relação com a autoimagem e o olhar da Dra. Camila Hoffmann

Leia Mais
Envie