Lançamento

Mu Bispo lança primeiro EP “Não Leve a Sério” e dá start em uma nova era da carreira autoral

Mu Bispo lança primeiro EP "Não Leve a Sério" e dá start em uma nova era da carreira autoral

O cantor e compositor Mu Bispo, que se destaca como um dos grandes nomes da cena da música brasileira, lança nesta quarta-feira (04), a faixa “Refrão”, single que integra e finaliza o EP “Não Leve a Sério”, agora disponível por completo em todas as plataformas digitais. O novo trabalho é um lançamento do selo Olga Music e chega acompanhado de um videoclipe no canal do youtube do artista.

“Não Leve a Sério” é o primeiro EP do cantor. Todas as canções do novo trabalho se completam, contando a história desde o momento do término de um relacionamento, onde tudo é completamente recente, até o momento em que todas as reflexões se iniciam. O projeto é composto por 4 músicas sequenciais, sendo elas: “Alguém”, “Deixa o Tempo”, “Procura-se” e “Refrão”.

“As primeiras duas faixas do EP me trouxeram muitas lembranças doloridas de relacionamentos passados, mas também momentos saudosos de convivência com pessoas que me fizeram bem durante uma fase da minha vida. A partir de ‘Procura-se’, que é composição do meu amigo Luiz Filipe Motta e que por si só, já é um resgate muito maneiro da minha época de faculdade, quando eu tocava num projeto chamado Tubaranda, o EP clareia e aí é diversão pura mesmo (risos)”, conta o artista.

O novo som intitulado “Refrão”, chega trazendo um pouco mais de esperança. A composição autoral contou com a colaboração do amigo e compositor Lucas Nage, e foi escrita durante o período de pandemia. O isolamento, que impossibilitou por um longo tempo que muitas pessoas pudessem estar ao lado de quem realmente amam, foi o fio condutor dessa canção, o que se liga totalmente com a faixa.

“‘Refrão’ é praticamente aquele bilhetinho que você deixava escondido no caderno da pessoa que você gostava no colégio, sabe? É uma espécie de declaração, um recado que deixa clara a vontade de estar junto com a outra pessoa. Como ela foi escrita durante a pandemia, esse sentimento de saudade eterna, meio que sem solução, foi o que direcionou a letra da canção que, no final, encerra com uma mensagem de esperança tanto pros apaixonados, quanto para aqueles que já estavam meio desacreditados. E felizmente, essa mensagem se concretizou e estamos todos, devagar, retomando a vida como ela era antes: podendo nos encontrar, conhecendo gente nova e celebrando a vida”, explica Mu Bispo.

O último single também ganhou um videoclipe disponível no canal do youtube do cantor. “Todas as faixas desse EP possuem um conteúdo em vídeo e todos eles se complementam. É uma espécie de curta metragem que tem por base as letras das canções e esse acompanhamento do processo de superação de um relacionamento. Convido você que está lendo para assistir os clipes em série e identificar os pontos de conexão entre eles”, conta o artista sobre a parte audiovisual do projeto.

Além de estar por trás da composição das faixas do EP, o trabalho também marca a estreia de Mu como produtor musical, que aproveitou o momento de pandemia para estudar mais sobre o assunto. A capa do novo trabalho também ganhou um toque especial de escrita à mão do cantor.

Sobre a expectativa para o lançamento do EP por completo, ele afirma: “É meu primeiro EP, ele foi praticamente todo produzido em casa, então existe um apreço muito grande pelo projeto. Além disso, são faixas que marcam meu recomeço na cena autoral – depois de um hiato de quase 2 anos -, e estou muito contente com a forma como as pessoas têm recebido esse material, esse projeto, esse nosso depósito de energia para fazer a carreira acontecer”.

E as novidades para os fãs não param por aí. O cantor conta que já está preparando futuros projetos e que em breve terão ainda mais novidades. “Já estamos trabalhando em um próximo material a ser lançado ainda no início do segundo semestre de 2022 e em abril realizamos a gravação do 96 Live, um EP com 6 faixas gravadas ao vivo em estúdio, bem na pegada DVD, e que foi financiado coletivamente em 2021. Sem dúvida, o projeto de maior expressão da minha carreira até aqui”, finaliza o artista.

Nova Fase

2022 começa repleto de novidades e a mudança no nome artístico é uma delas. De Murilo Bispo para Mu Bispo, a modificação marca o início de uma nova fase em sua carreira. O cantor explica: “A decisão de mudar meu nome artístico para Mu Bispo foi muito natural pelo seguinte fato: todo mundo que gosta de mim e que se refere a mim com carinho, usa ou ‘Mu’ ou ‘Muris’ e, no fim do dia, o que eu busco no meu trabalho artístico é me conectar de uma maneira mais direta com as pessoas, para que exista esse depósito de carinho mútuo. Sendo assim, eu tomei a decisão de só ter por perto do meu trabalho artístico pessoas que ‘me chamem de Mu’, ou seja, é uma maneira figurada de dizer que só vai seguir nessa jornada comigo quem estiver disposto a dar e receber um caminhão de carinho. Muito mais do que ‘uma nova era’, como a galera gosta de dizer, é um atestado de que meu trabalho artístico é e sempre será feito para fazer o bem pras pessoas”, afirma.

Sobre Mu Bispo

Crescer em uma família com tradição musical fez com que Mu Bispo se interessasse muito cedo por melodias e acordes. Aos 10 anos de idade, o artista Cruzeirense iniciou seus estudos de guitarra, seu instrumento favorito até hoje e, com o passar do tempo, foi desenvolvendo habilidades diversas dentro da música, tornando-se compositor, multi-instrumentista, produtor e cantor.

Mu é formado em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP e possui um histórico profissional corporativo de sucesso, em paralelo aos feitos e projetos artísticos.

Em 2018, Bispo teve sua primeira experiência de grande exposição como músico, chegando às semifinais do programa The Voice Brasil. Desde então, sua fan base cresce e o artista vem conquistando cada vez mais espaço para mostrar sua pluralidade, como por exemplo em trabalhos de atuação nos cinemas, nas comédias românticas “O Melhor Verão das Nossas Vidas” (Galeria Distribuidora, 2020) e “Avassaladoras 2” (Disney, 2022).

Em 2022, Mu inicia oficialmente seu projeto autoral de pop rock por meio de uma parceria de distribuição firmada com o selo Olga Music, tendo já planejados o lançamento de um grande projeto financiado coletivamente em 2021, singles e projetos especiais.

CONFIRA A LETRA DE “REFRÃO”

Escrita por Mu Bispo e Lucas Nage

 

Queria ter você aqui

pra me tirar da solidão

já não sei mais como dormir

sem você no meu colchão

 

É você que me tira o sono

e faz um bem que só você faz.

Andei contando os passos

pra ver a distância que a saudade traz,

e pelas contas que eu fiz

vou passar um tempo escrevendo esse som pra você.

 

Só me falta um refrão

um desses bons

que ficam na sua mente

Tipo Te Devoro, Coisa Linda, TuruTuru

ou até Você Me Faz Tão Bem

Você Me Faz Tão Bem

 

Só me falta um refrão

um desses bons

que ficam na sua mente

Tipo Céu Azul, Apenas Mais Uma de Amor

ou até Você Me Faz Tão Bem

Você Me Faz Tão Bem

 

[especial]

Deixa melhorar esse temporal

eu sei que tudo vai passar, meu bem

nesse temporal

menos nosso amor

 

Redes sociais de Mu Bispo

Instagram

Youtube 

TikTok