0

O ano de 2020 já passou, e parece que 2021 será um ano com várias novas tendências, tecnologias e inovações. Os comportamentos dos consumidores continuam a se transformar, e as empresas de tecnologia reavaliaram o foco para o ano que temos pela frente. Para Dan Dery, VP de Produto Global da Motorola, podemos esperar o seguinte para 2021 e além:

Previsão nº. 1: Os smartphones se tornarão mais do que meros smartphones e vão interagir ainda mais com o mundo à nossa volta.

O comportamento humano mudou de maneira significativa em 2020. Hoje, o desejo de conectividade e acessibilidade está mais forte do que nunca. Como fabricantes de equipamentos, já estamos reformulando nossas estratégias de produto, marketing e negócios, para garantir o alinhamento com esse “novo normal”. Mas olhar para o futuro também é uma oportunidade de permitir que uma nova onda de inovação assuma o papel principal.

Em 2021 e além, acreditamos que essa mudança no comportamento do consumidor agirá como um catalisador de inovação em smartphones, indo além das funcionalidades tradicionais do aparelho. Com a conectividade e a velocidade melhoradas, graças a tecnologias como o 5G e processadores mais responsivos, os smartphones começarão a exercer um papel mais central em nos manter conectados. Melhorias na conectividade permitirão que o smartphone interaja de maneira melhor e mais eficiente com os dispositivos à nossa volta, transformando o smartphone, por exemplo, em um console de jogos ou em uma extensão de nossa mesa de trabalho.

E, à medida que pessoas de todas as idades abraçarem a tecnologia nesta era de conectividade remota, também começaremos a ver como o smartphone não apenas nos ajuda a cumprir tarefas que hoje fazem parte desse “novo normal” – como trabalhar remotamente ou educar as crianças em casa –, mas também nos ajudará a colaborar, aprender, educar e a nos conectar com o mundo à nossa volta.

Previsão nº. 2: Em 2021, veremos o aumento da procura de tecnologias que entreguem uma experiência específica.

Conforme os consumidores continuarem a exigir produtos que não apenas acompanhem seu estilo de vida agitado, mas que também resolvam problemas e atendam a necessidades específicas, começaremos a ver um maior foco por parte dos fabricantes no lançamento de dispositivos que possam atender a essas necessidades específicas. Por exemplo, nos últimos dois anos, já vimos um forte foco em dispositivos com funcionalidades de jogos por parte de várias gigantes da tecnologia. Seja um computador com especificações impecáveis para jogos, como o Lenovo Legion 7i, seja um smartphone que ofereça aos gamers uma experiência de áudio impressionante, ou ainda uma tela imersiva e as velocidades mais rápidas do mercado*, como o motorola edge+, essa tendência será mantida em 2021.

No próximo ano, acreditamos que isso irá além de jogos e chegará a segmentos de consumidores com outras necessidades específicas, como recursos fotográficos de grau profissional para os gurus das redes sociais e especificações de conveniência para o consumidor mais ativo, e até dispositivos mais portáteis e flexíveis. Por exemplo, em 2021, os consumidores continuarão a procurar soluções tecnológicas que ofereçam portabilidade, mas que não dispensem a inteligência e a funcionalidade que vêm junto com uma tela maior.

Apesar da redução em viagens neste ano, mais do que nunca os consumidores precisam de soluções tecnológicas que sejam flexíveis e portáteis o suficiente para acompanhar seu estilo de vida em constante evolução. Hoje em dia, carregamos menos coisas que no passado; nossas “viagens” consistem em subir e descer o elevador, ir à portaria, ir à cozinha ou à sala de estar. E, da mesma forma que andamos com notebooks e carregadores, ter um dispositivo dobrável que ofereça portabilidade, funcionalidade e poder de processamento, tudo ao mesmo tempo, será a solução.

Previsão nº. 3: A realidade virtual e a realidade aumentada vão se expandir para as compras.

Em 2021, soluções de realidade virtual e realidade aumentada (VR/AR) se expandirão para além do uso em jogos e na educação, alcançando o segmento de compras. Desde o ano passado, consumidores em todo o mundo reduziram as compras presenciais, principalmente como resultado do distanciamento obrigatório imposto pela covid-19. Não acreditamos que essa tendência vá mudar tão cedo.

Com  volumes de dispositivos 5G estimados em 190 milhões de unidades apenas em 2020, começaremos a ver consumidores usando realidade virtual e realidade aumentada para experimentar produtos, provar roupas ou até mesmo para projetar os espaços de casa, tudo no conforto do próprio lar. Fazer compras ou experimentar um novo produto em potencial não mais necessitará do toque físico no produto. Assim, os fabricantes terão de encontrar novas maneiras de fazer com que suas experiências sejam as mais realistas possíveis. E, em grande parte, isso será possível graças aos avanços do 5G e à sua adoção em larga escala.

Para saber mais sobre as previsões tecnológicas da Motorola e da Lenovo para 2021 e além, acesse o LenovoStory Hub.

centralrbn

Ford faz acordo com Procon-SP e promete manter assistência no Brasil

Artigo anterior

Polo aquático: seleção já está na Europa para o Pré-Olímpico

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Tecnologia