Mais prático e menos burocrático, aluguel de carros é uma solução viável para quem procura começar a fazer suas corridas rapidamente e de maneira econômica
Ser um motorista de aplicativo envolve tomar algumas decisões. Entre elas, talvez a principal seja resolver o dilema entre comprar um carro novo ou alugar um veículo por assinatura. Ambas as soluções possuem seus prós e contras, e pesar na balança qual melhor se adequa para cada realidade é o ponto de partida ideal para trabalhar com mais tranquilidade e garantir a renda ideal no final do mês.
Como é sabido, ter um carro envolve diversos custos. Como exemplo, temos os gastos com manutenção, que deve ser feita no tempo correto para evitar gastos maiores com quebras, documentação, principalmente o que envolve IPVA e licenciamento, que são gastos obrigatórios, e a falta de pagamento destes pode criar problemas graves, como ter o carro apreendido e também a perda da carteira de motorista, fora a própria depreciação do veículo.
Para saber qual decisão tomar, primeiro deve se ter o conhecimento de qual tipo de motorista você é. Se é daqueles que não têm o costume de olhar os níveis de água e óleo do carro, prestar atenção naquele barulho que começou há pouco e só quer saber de colocar gasolina e andar, um carro alugado é o ideal para você. Isso porque, por mais que o custo de um aluguel possa vir a ser maior que o da compra, a modalidade abarca seguro e as empresas costumam realizar também as revisões nos momentos certos, com direito a carro reserva.
Para quem não tem carro e quer começar a trabalhar como motorista por aplicativo, o aluguel é também, sem dúvida, a forma mais rápida. Outra vantagem é que o preço de um aluguel, por vezes, pode sair o mesmo do financiamento de um carro usado. Porém, na prática, você sempre terá um carro zero quilômetro.
Outro fator que pesa contra o carro próprio são os juros dos financiamentos. Se você não abre mão de ter um carro próprio, o ideal é procurar comprar um automóvel à vista, ou em poucas parcelas, e que seja, de preferência, um seminovo. Pagar um carro à vista pode sair mais barato até mesmo do que um aluguel, mesmo levando em conta todos os custos que envolvem um veículo, como IPVA, licenciamento e manutenções básicas, principalmente quando se estende o período para o médio prazo. Ou seja, na prática, sai mais barato alugar por alguns meses, mas é mais vantajoso comprar quando se pensa em ter o carro por um ano ou mais.
Claro que a maioria das taxas vai variar, a depender das taxas de juros do mercado, conjuntura econômica, inflação, entre outras variáveis. Deve-se levar em conta também quanto tempo pretende-se trabalhar, a fim de pagar os custos do carro, seja a assinatura ou próprio. Quanto se ganha vai variar muito, com base em quantas corridas se faz por dia e até mesmo de cidade para cidade. Os contratos de aluguel, por vezes, determinam preços sobre a quilometragem rodada, o que pode sair mais caro para quem precisa rodar muito.
Como qualquer negócio, para tomar a decisão, é necessário estudar sua realidade e pesquisar preços. Em curto prazo, o aluguel de um carro pode ser mais vantajoso, mas a história muda quando se olha para um período de um ano ou mais. O fato é que o aluguel é mais prático e menos burocrático do que manter um carro próprio. Logo, um carro por assinatura Renault pode ser tudo aquilo que você precisa para começar a fazer suas corridas e ganhar dinheiro.