Um novo estudo de Zapay e Gringo revela que o motorista brasileiro está mais digital e cada vez mais dependente do parcelamento para manter a rotina automotiva. A pesquisa mostra que os usuários ativos acumulam em média, R$ 1.200 em débitos abertos e utilizam até dois aplicativos diferentes para resolver assuntos do veículo, principalmente consulta de débitos, IPVA e documentação.
O estudo aponta que o cartão parcelado ganhou força entre motoristas que precisam diluir despesas automotivas. A Zapay registra 30% de preferência pelo cartão parcelado, 12 pontos percentuais acima do Gringo, o que indica uma adoção mais robusta desse meio de pagamento na plataforma. Apesar dessa diferença, ambas oferecem parcelamentos em até 12 vezes, sinalizando que o motorista busca previsibilidade e opções para organizar as contas do início do ano. E na média geral, os motoristas preferem dividir em 6x ou mais o pagamento do IPVA ao longo do ano.
De acordo com a pesquisa, os números de pagamento parcelado já se aproximam dos que preferem pagar à vista pelo PIX, que são 35,7%. Esse número mostra que, mesmo com outras opções abrangentes de pagamento à vista, como bancos autorizados e casas lotéricas, tanto Zapay como Gringo caíram no gosto dos motoristas, pois facilitam a vida de quem não pode dispor do valor integral para pagar o tributo.
A calculadora de IPVA disponibilizada pelas duas empresas tem ganhado destaque no período pré-calendário por permitir que o motorista estime em poucos segundos o valor do imposto para 2026. Além disso, ambos aplicativos possibilitam acompanhar débitos anteriores, verificar multas, baixar o CRLVA, o que ajuda a evitar inadimplência e facilitar o planejamento financeiro.
A tendência é que cada vez mais motoristas recorram ao cálculo antecipado como estratégia de organização financeira.
“O início do ano concentra despesas importantes, como material escolar, cartão de crédito e claro, o IPVA é uma delas. Antecipar o valor e planejar o pagamento, seja à vista ou parcelado, evita surpresas e reduz o risco de inadimplência. É uma ferramenta simples, mas que faz diferença no controle das contas como um todo”, afirma Fábio Marques, CEO do Gringo e Zapay.
