Negócios
Momento econômico favorece crescimento do setor de Logística Emergencial para 2024
																								
												
												
											Com investimentos em tecnologia, Business Intelligence, data drive e automatizações, modalidade emergencial de entrega de cargas ganha cada vez mais importância
Recentemente o IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada reavaliou a projeção do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, elevando de 2,3% para 3,3% em 2023, e para 2024 a expectativa foi mantida em 2%. Outro dado que deve contribuir para o avanço da economia geral e do setor de logística é a redução, mesmo que lenta, das taxas de juros com previsão de 9% em 2024, segundo boletim Focus. A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) também estima que o setor privado invista R$ 124,3 bilhões em transporte e logística de 2022 a 2026. Neste contexto, a logística emergencial, no modal aéreo, também espera crescer, ampliando sua participação em diversos segmentos da economia brasileira.
“As empresas passaram a entender que uma logística ágil bem operada, é sinônimo de produtividade, segurança da carga, certeza de entrega no prazo e satisfação do cliente”, explica o especialista em logística emergencial Marcelo Zeferino, Chief Commercial Officer da empresa Prestex. Se antes a logística era vista como mais um custo operacional, hoje, em um país como o Brasil, com dimensões continentais e muitos problemas de infraestrutura, a logística assumiu o protagonismo, tornando-se fator decisivo para sucesso ou fracasso do negócio.
Um exemplo que demonstra na prática o quanto a logística emergencial vem ganhando espaço, se tornando competitiva, e oferecendo competitividade para o mercado, é o relato da publicitária e administradora Gislayne Santos, da Estamparia Minitees: “Entrei em contato com a empresa de logística emergencial na quinta-feira, às 20h, sem a esperança de que fosse atendida, pois precisava levar uma carga de São Paulo para o Rio Grande do Sul na sexta-feira e a carga precisava chegar ao destino na segunda. Para minha surpresa, o colaborador da empresa me atendeu prontamente e se dispôs a me ajudar, sempre me dando suporte, me tranquilizando. Conclusão: minha mercadoria chegou antes do prazo estipulado, meu cliente ficou satisfeito e eu mais ainda.” A logística emergencial funciona 24 horas, sem interrupção, geralmente realizada por aeronaves (modal aéreo).
No mês de setembro de 2023, o Brasil registrou 36.109.473 kg de cargas movimentadas pelo modal aéreo, um crescimento de 2% se comprado ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os números englobam cargas domésticas.
Tecnologia crescente – Outro ponto a favor que deve ter destaque no avanço da logística emergencial em 2024, segundo Marcelo Zeferino, da Prestex, é a adoção de tecnologias avançadas, como inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), conceitos de machine learning, além de ferramentas para análise de grandes quantidades de dados (big data) e business intelligence para rápidas e assertivas decisões. “Temos visto um aumento significativo na adoção de inovações tecnológicas, como torres de controle inteligentes e preditivas, gestão e rastreamento inteligente de frotas com sistemas próprios ou softwares específicos”, comentou o especialista. O objetivo é aprimorar a eficiência, agilidade e competitividade da operação, com uma visão ampla e integrada da cadeia de suprimentos em tempo real, seja sobre os estoques, transporte, armazenagem ou outros processos logísticos.
O levantamento Raio X da Logística no Brasil 2023 mostrou que 42,9% das empresas pesquisadas contam com três ou mais softwares de gestão logística. Os investimentos em tecnologia são realizados por 71,5% das empresas entrevistadas. “Estas ferramentas tecnológicas contribuem para sanar algumas das principais dores do setor que são a falta de visibilidade em tempo real da carga, previsibilidade de demanda e altos custos operacionais”, afirmou Zeferino.
Fator humano – Zeferino ressalta também a importância de o setor investir em capacitação dos colaboradores para o equilíbrio entre a tecnologia e o atendimento humanizado. “Na hora da emergência, ninguém gosta ou tem tempo de ser atendido por robô (chatbot), as pessoas querem mesmo é compartilhar seus problemas, na busca de uma solução rápida e eficiente”, comenta. Na Prestex, por exemplo, ao lado de ferramentas tecnológicas, este é um dos principais pontos de investimento. Recentemente a empresa implementou uma plataforma educacional personalizada para capacitação dos colaboradores. “De nada adianta você ser tecnológico se não tiver um atendimento empático, gentil e capacitado para entender e atender a necessidade do cliente”, reforçou Zeferino.
Setor de Medicamentos – O setor de logística emergencial em 2024 também terá um importante marco para as empresas que fazem transporte de medicamentos. Em março/2024 passa a ser obrigatória a adequação às normas da ANVISA da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 653/2022, que substituiu a RDC 430/2020.
Pela nova norma, os medicamentos e insumos que necessitam de autorização da ANVISA precisam ter a temperatura monitorada da coleta até o destino final, incluindo um mapeamento térmico de rotas no trajeto em que o medicamento é exposto. “O cumprimento destas normas é fundamental para preservar a integridade do medicamento, principalmente os termolábeis, como biológicos e imunobiológicos, vacinas e insulinas, produtos altamente sensíveis às mudanças de temperatura”, explica o especialista no setor de logística, Marcelo Zeferino, Chief Commercial Officer da Prestex.
Segundo as normas, a transportadora de medicamentos tem que sinalizar todos os materiais transportados; manter os veículos com temperatura entre 2ºC e 8ºC, para medicamentos termolábeis, e entre 15°C e 25°C, para demais medicamentos; higienização constante da frota; e ter profissionais especializados no manuseio dos insumos. “Tudo isso tem que ser levado em conta antes da contratação da empresa que fará o transporte e quem não se adequar, corre o risco de ficar fora deste mercado”, adverte Zeferino.
A Prestex investiu R$ 1,8 milhão em estrutura, tecnologia e capacitação dos colaboradores para obter a licença da ANVISA, dentro das novas normativas da RDC 653/2022, transportando produtos farmacêuticos, químicos e alimentícios.
Negócios
Mercado de reestruturação: EXM Partners leva soluções inovadoras ao Congresso TMA Brasil 2025
														A EXM Partners, consultoria especializada em processos de reestruturação e recuperação de empresas, participará do XVII Congresso de Reestruturação e Recuperação de Empresas (TMA Brasil), principal encontro nacional do setor. O evento será realizado nos dias 3 e 4 de novembro, no Hotel Grand Hyatt São Paulo, na capital paulista.
No dia 3 de novembro, às 13h, Lucas Tosato Rocha, sócio da Alumni Investimentos – empresa que integra o mesmo grupo da EXM Partners – será o moderador do painel “Soluções e oportunidades financeiras no mercado de reestruturação”, que abordará alternativas de financiamento e instrumentos inovadores voltados à recuperação de companhias em crise. Participam como debatedores Fernanda Piva, gerente de negócios em Distressed & Special Situations da JiveMauá; Paola Cristina Rios Pereira Fernandes, advogada da Caixa Econômica Federal; e Janser Saloman, sócio-fundador da Chimera Capital.
“Os assuntos discutidos no nosso painel vão girar em torno de um ponto central: o que as empresas em crise realmente precisam para resolver seus problemas. Cada caso é único e exige diagnóstico específico, não existe solução de prateleira. Nosso objetivo é mostrar como o mercado financeiro, o Judiciário e consultorias especializadas, como a EXM Partners, podem atuar para criar oportunidades reais de recuperação”, afirma Rocha.
Organizado pela Turnaround Management Association (TMA), o Congresso é reconhecido como o mais relevante fórum de debates sobre reestruturação e recuperação empresarial no país. O encontro reúne investidores, gestores, advogados, economistas e administradores judiciais para discutir as melhores práticas e a evolução da legislação voltada à recuperação de empresas, com foco em tornar os processos mais céleres, eficazes e benéficos para todos os envolvidos.
“Estar presente no TMA Brasil é reforçar nossa marca e nosso compromisso com a excelência técnica. Atuamos hoje em 18 estados brasileiros e fazemos questão de estar entre os principais players do setor, contribuindo com o debate e a evolução das práticas de turnaround. Essa troca é essencial para que possamos continuar entregando soluções eficazes às empresas que enfrentam desafios financeiros”, completa.
Serviço
XVII Congresso de Reestruturação e Recuperação de Empresas (TMA Brasil 2025)
Data: 3 e 4 de novembro de 2025
Local: Hotel Grand Hyatt São Paulo – Av. das Nações Unidas, 13.301 – Itaim Bibi, São Paulo-SP
Inscrições: www.tmabrasil.org/congresso2025
Negócios
Zoox é confirmada como parceira oficial de dados do Grande Prêmio de São Paulo pelo segundo ano consecutivo
														A Zoox Smart Data, líder em soluções de inteligência de dados e inteligência artificial, foi confirmada pelo segundo ano consecutivo como a gestora e parceira oficial de dados do Grande Prêmio de São Paulo. A renovação dessa parceria estratégica consolida a expertise da empresa na gestão de dados de megaeventos e seu papel fundamental na transformação da experiência do público e na eficiência operacional do maior evento de automobilismo da América Latina.
A tecnologia da Zoox permitirá extrair inteligência de dados ao longo de toda a jornada do evento no Autódromo de Interlagos. A partir da análise de informações de bilheteria e acessos, será possível compreender o perfil e o comportamento do público, identificar padrões de consumo e prever fluxos de movimentação,contribuindo para otimizar serviços e experiências.
Os modelos analíticos desenvolvidos também permitem identificar comportamentos anômalos, como possíveis práticas de cambismo, e gerar inteligência estratégica para orientar decisões em tempo real nas frentes de marketing, vendas e segurança do evento. “Em eventos dessa dimensão, cada decisão precisa ser guiada por dados. Eles são o combustível que garante agilidade operacional, segurança e uma experiência impecável para o público. Estar novamente à frente da operação de dados do Grande Prêmio de São Paulo consolida a Zoox como referência em transformar tecnologia e inteligência em ativos estratégicos, capazes de conectar, proteger e potencializar grandes eventos de forma sustentável,” afirma Rafael de Albuquerque, CEO e fundador da Zoox Smart Data.
Além da operação de dados, a Zoox também estará presente em Interlagos com o Zoox Lounge, um espaço de relacionamento exclusivo localizado dentro do Grand Prix Club, com vista privilegiada para a pista. Voltado a clientes, parceiros e convidados estratégicos, o ambiente foi concebido para proporcionar uma experiência premium de networking, hospitalidade e conexão com o ecossistema de inovação que a marca representa.
Sobre a Zoox Smart Data
Presente em 4 continentes e com 1600 clientes ativos em mais de 26 países – entre eles Brasil, EUA, México, Costa Rica, República Dominicana, Panamá, El Salvador, Portugal, Irlanda e Reino Unido– a Zoox é a mais completa solução de Dados e A.I da América Latina, que enriquece e entende a experiência das pessoas em espaços físicos, respeitando a privacidade e gerando inteligência sobre dados coletados.
Com quinze anos no mercado, a empresa se destaca com clientes em diferentes setores da economia: hotelaria, varejo, serviços, saúde e transportes, e soma em seu portfólio marcas como Nestlé, Fórmula 1, Grupo Trigo, Multiplan, Accor Hotels, Atlantica Hotels, Windsor Hoteis, Sheraton, Blue Tree, Rede Choice, Burger King, Posto Ipiranga, Havan, Aliansce Sonae, Companhia Athletica, Bodytech, RioGaleão, 1001, Embratel, Saphyr, Vezpa, Via Varejo, Shell, Pernambucanas, Algar, Claro, Rede D’Or São Luiz, Senac, Pizza Hut; contabilizando mais de 780 marcas que fazem uso das soluções e produtos da Zoox.
Site: https://zooxsmart.com/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/zoox-smart-data/
Instagram: https://www.instagram.com/zooxsmartdata
Negócios
Design como Estratégia Invisível – O Poder Silencioso por Trás das Marcas Premium
														Em um cenário em que produtos e serviços se tornam cada vez mais semelhantes, o verdadeiro diferencial das marcas premium não está apenas na qualidade ou na inovação tecnológica, mas na forma como elas são percebidas. Essa percepção é moldada por uma força silenciosa e, muitas vezes, invisível: o design. Mais do que um exercício estético, o design é uma estratégia de comunicação e posicionamento que atua no campo do simbólico, traduzindo valores, promessas e sensações antes mesmo de qualquer interação direta com o produto. Ele é a linguagem que define o que a marca quer dizer, mesmo quando não diz nada.
O design nas marcas de alto padrão não é sobre ornamento, mas sobre intenção. Cada escolha visual, tátil ou espacial é resultado de uma decisão estratégica voltada a reforçar a percepção de exclusividade. A tipografia minimalista, a harmonia das cores, o uso inteligente do espaço em branco, o toque de um material nobre ou a sobriedade de uma embalagem elegante , tudo é construído para comunicar distinção e confiança. São detalhes que passam despercebidos em um primeiro olhar, mas que moldam o imaginário coletivo sobre o que é premium. O consumidor, antes mesmo de experimentar o produto, já sente que está diante de algo especial. Essa é a essência do design como estratégia invisível: criar significado e desejo sem precisar recorrer a discursos explícitos.
Enquanto marcas comuns buscam chamar atenção por meio do excesso, as marcas premium dominam a arte da contenção. O silêncio visual se torna símbolo de autoridade. Não há necessidade de gritar para ser notado quando cada elemento visual é capaz de transmitir sofisticação.
Esse equilíbrio entre simplicidade e intenção gera uma experiência emocional que antecede o consumo. O design desperta uma sensação de pertencimento a um universo exclusivo, onde o valor é percebido pela sutileza dos detalhes e pela coerência estética que sustenta a narrativa da marca. Assim, a decisão de compra deixa de ser racional e passa a ser emocional, guiada pelo desejo de se identificar com o estilo e o status que aquele design comunica.
O poder do design está justamente em sua capacidade de agir de forma quase imperceptível. Ele influencia comportamentos, desperta aspirações e consolida posicionamentos de marca de maneira orgânica. Cada interação visual reforça uma promessa: a de que o que está por trás daquele símbolo é raro, refinado e desejável. Em um mercado saturado de mensagens explícitas e campanhas efêmeras, o design se destaca como uma força duradoura, que constrói valor no longo prazo.
Ser premium não é apenas custar mais; é fazer o consumidor sentir que há algo intangível naquele produto ou serviço, algo que o diferencia sem precisar explicar. O design é o canal por onde essa mensagem silenciosa é transmitida. Ele dá forma à identidade e ao propósito, tornando a experiência visual uma extensão do próprio DNA da marca. Em última instância, o design é o que transforma o comum em aspiracional, o produto em símbolo, e o consumo em ritual. É nessa dimensão invisível, mas profundamente estratégica, que reside o poder silencioso por trás das marcas premium.
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