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Molécula derivada de corante ftalocianina capaz de inativar o coronavírus

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Elton Alisson | Agência FAPESP – Pesquisadores do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), em parceria com a empresa Golden Technology, conseguiram produzir em escala uma molécula derivada do corante ftalocianina capaz de inativar o SARS-CoV-2.

Testes feitos no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP) e publicados na revista Scientific Reports demonstraram que o composto reduziu em 99,96% a carga viral em culturas de células sem causar alterações metabólicas (efeitos citotóxicos).

Já um ensaio clínico conduzido por pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) revelou que o uso intensivo de um enxaguante bucal contendo o composto antiviral por pacientes internados em um hospital público da cidade, em estágio inicial da infecção, contribuiu para diminuir os sintomas e o tempo de internação.

Os estudos tiveram apoio da FAPESP.

“A molécula é capaz de se ligar ao oxigênio presente no ar. Quando ocorre essa ligação, o oxigênio torna-se mais ativo, causando danos oxidativos no vírus”, diz à Agência FAPESP Koiti Araki, professor do IQ-USP e coordenador do projeto.

A ftalocianina de ferro possui grupos aniônicos – grupos iônicos com carga negativa – que ativam o íon de ferro situado no centro da molécula para que consiga se ligar ao oxigênio presente no ar e torná-lo reativo. Dessa forma, o oxigênio passa a se comportar como o ozônio ou o peróxido de hidrogênio, causando danos oxidativos em microrganismos como vírus, fungos e bactérias.

Em parceria com pesquisadores da empresa Golden Technology, sediada em São José dos Campos, Araki conseguiu nos últimos anos desenvolver um processo para produzir a molécula em escala.

“Esse ativo é difícil de produzir e os rendimentos eram muito baixos. No laboratório, conseguimos desenvolver um processo que diminuiu em mais de 90% a quantidade de resíduos e reagentes, bem como o tempo de produção”, afirma Araki.

Aplicações anti-COVID-19

A ideia inicial era aplicar a molécula para eliminar odores desagradáveis produzidos por microrganismos em tecidos e para a remoção de germes em diversos tipos de ambientes.

Com o surgimento da COVID-19, os pesquisadores tiveram a iniciativa de avaliar se o composto seria capaz de causar danos oxidativos no SARS-CoV-2 e inativá-lo. Para isso, procuraram o professor do ICB-USP Edison Luiz Durigon, que coordena um laboratório com nível 3 de biossegurança (NB3), onde é possível manipular patógenos como o SARS-CoV-2.

O grupo de Durigon foi o primeiro no Brasil a isolar e cultivar em laboratório o novo coronavírus, a partir de amostras coletadas dos primeiros pacientes brasileiros diagnosticados com a doença no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (leia mais em https://agencia.fapesp.br/32692/). Após esse feito, os pesquisadores passaram a ser procurados por startups e empresas interessadas em testar a eficácia de produtos voltados ao combate da COVID-19, como testes de diagnósticos e nanopartículas de prata com ação virucida aplicadas na superfície de diversos tipos de materiais, produzidas pela Nanox – uma empresa apoiada pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da FAPESP.

“Já testamos no laboratório vários antivirais que funcionaram contra o SARS-CoV-2, mas nenhum em uma concentração tão baixa quanto essa molécula”, compara Durigon.

“O composto tem ação imediata contra o vírus. As reações oxidativas provocadas por ele destroem o envoltório lipoproteico do novo coronavírus”, relata o professor do ICB-USP.

Após a ação da molécula ser comprovada, a Golden Technology desenvolveu e lançou em julho de 2020 uma máscara cirúrgica antiviral recoberta com a substância.

De acordo com os pesquisadores, o efeito antiviral e a eficiência de filtração bacteriana (BFE) do material duram 12 horas. Dessa forma, é possível usar a máscara antiviral durante três horas em um dia e continuar usando nos dias seguintes até completar 12 horas de uso, por exemplo.

“Na máscara e em tecidos a ação antiviral da molécula dura muito tempo. Os ensaios que fizemos mostraram que em até 12 horas de uso o composto continua ativo nesses materiais”, diz Durigon.

Produtos de higiene bucal

Antes da pandemia, os pesquisadores da Golden Technology também tinham começado a desenvolver, em parceria com a empresa Trials, uma linha de produtos de higiene bucal contendo a molécula, como pasta de dente, enxaguatório, spray e gel dental.

“A ideia era empregar as reações químicas de oxidação promovidas pela molécula para auxiliar na reparação de tecidos moles da boca, no tratamento de gengivite e na eliminação do mau hálito”, explica Fabiano Vieira Vilhena, proprietário da Trials.

Com o surgimento da pandemia de COVID-19, o foco dos ensaios clínicos mudou. Uma vez que o grupo do professor Durigon já tinha comprovado em culturas de células que a molécula é capaz de inativar o SARS-CoV-2, os pesquisadores decidiram avaliar se o enxaguatório bucal contendo o composto era capaz de diminuir a carga do vírus na saliva de pacientes infectados.

Os resultados de um dos primeiros estudos in vitro, conduzidos por pesquisadores da FOB-USP em parceria com colegas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu, mostraram que o antisséptico com o derivado de ftalocianina reduziu em 90% a carga do SARS-CoV-2 em amostras de saliva.

O trabalho foi publicado na revista Clinical, Cosmetic and Investigational Dentistry.

“Por meio desse estudo, conseguimos comprovar que a molécula é capaz de inativar o vírus na saliva”, diz Paulo Sérgio da Silva Santos, professor da FOB-USP e coordenador dos ensaios clínicos.

Com base em relatos na literatura de que a infecção pelo SARS-CoV-2 começa com a entrada e replicação do vírus na mucosa das regiões bucal e nasal, os pesquisadores tiveram a ideia de avaliar se a diminuição da carga viral na boca e na garganta por meio do bochecho e gargarejo do antisséptico bucal contendo o composto, na fase inicial da infecção, poderia contribuir para melhorar a resposta clínica dos pacientes com COVID-19.

“O contato e a colonização da mucosa bucal e nasal pelo SARS-CoV-2 ocorrem bem na fase inicial da doença. Depois de sete dias reduz muito a quantidade de vírus na boca. Portanto, a janela de oportunidade de efetividade do enxaguatório é no começo da infecção”, diz Santos.

A fim de avaliar essa hipótese, foi realizado um estudo clínico com 41 pacientes diagnosticados com COVID-19 por RT-PCR, com quadros leve ou moderado, internados no Hospital Estadual de Bauru em maio de 2020.

As análises indicaram que o tempo médio de internação do grupo de 20 pacientes que fizeram gargarejo e enxague com o antisséptico à base da nova molécula, cinco vezes ao dia e por um minuto até a alta hospitalar, foi significativamente menor em comparação com os que fizeram o mesmo procedimento usando um enxaguatório sem o ativo.

Os pacientes que usaram o enxaguatório contendo a molécula permaneceram, em média, quatro dias internados, contra sete dias dos que usaram o antisséptico sem a molécula. Além disso, o procedimento contribuiu para reduzir a gravidade dos sintomas.

Nenhum dos pacientes que fizeram o uso do enxaguatório foi para a UTI ou morreu. Em média, eles eram 15 anos mais velhos em comparação com os que não usaram o antisséptico com o ativo.

“Todos os pacientes receberam o mesmo tratamento hospitalar de cuidados padrão para COVID-19 preconizados pela OMS [Organização Mundial da Saúde], com a diferença de que o grupo de 20 pacientes fez uso do enxaguatório contendo a molécula”, diz Santos.

“Conseguimos verificar estatisticamente que o único fator que influenciou a diminuição do tempo de internação foi o uso do enxaguatório contendo a molécula”, afirma.

Tratamento adjuvante

Os pesquisadores pretendem fazer outros estudos para avaliar o tempo de ação (substantividade) do enxaguatório contendo a molécula na mucosa bucal.

A substantividade dos compostos usados nos antissépticos convencionais hoje, como a clorexidina – que não inativa o SARS-CoV-2 –, varia de oito a 12 horas. No caso da ftalocianina de ferro, ensaios preliminares indicaram que a molécula adere à mucosa bucal e tem efeito virucida por até duas horas e ação residual na orofaringe.

“Como a molécula tem o efeito de uma água oxigenada, mas que é produzida localmente em pequenas quantidades o tempo todo, a toxicidade é insignificante”, afirma Araki.

A empresa que irá comercializar o enxaguatório e outros produtos de higiene bucal contendo a molécula está readequando as fórmulas para obter os registros na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Caso os produtos sejam aprovados, a ideia é que possam ser usados como tratamento adjuvante, reduzindo a carga viral na fase inicial da infecção, enquanto o sistema imune se prepara para produzir anticorpos e combater o vírus.

“Com a diminuição da carga viral, a infecção será mais lenta, o que dará tempo para o sistema imune combatê-la. Quando começar a ter uma quantidade de vírus maior em outros tecidos que o enxaguatório não atinge, o sistema imune já estará ativo para combatê-los”, explica Durigon.

O artigo Virucidal activity of the antiseptic mouthwash and dental gel containing anionic phthalocyanine derivative: in vitro study pode ser lido na revista Clinical, Cosmetic and Investigational Dentistry em: www.dovepress.com/virucidal-activity-of-the-antiseptic-mouthwash-and-dental-gel-containi-peer-reviewed-fulltext-article-CCIDE.

E o artigo Beneficial effects of a mouthwash containing an antiviral phthalocyanine derivative on the length of hospital stay for COVID-19: randomised trial pode ser lido na revista Scientific Reports em: www.nature.com/articles/s41598-021-99013-5#citeas.

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Bruno

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Mercado de emprego no segmento de eventos: uma nova onda de oportunidades

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Shyrley Cristofoletti
Shyrley Cristofoletti

Mercado de emprego no segmento de eventos: uma nova onda de oportunidades

O setor de eventos que engloba buffets, serviços de recreação, decoração, gastronomia, locação de equipamentos, cenografia e muito mais está passando por uma fase de transformação e crescimento acelerado. Essa mudança traz consigo demandas inéditas por profissionais especializados, criando oportunidades de emprego diversificadas e desafiadoras.

Um panorama do setor

Segundo informações divulgadas pelo site oficial da Grupo Lush Eventos, a indústria global de eventos atingiu US$ 1,55 trilhão em 2023, com um aumento de cerca de 37,5% em relação a 2022.
Essa escalada reflete a retomada pós-pandemia, o aumento de celebrações personalizadas principalmente no segmento infantil de luxo e a busca por experiências cada vez mais completas e sofisticadas.

 

Novas exigências geram novas funções

Com a demanda por eventos que ofereçam “experiência 360º” gastronomia autoral, recreação, atrações interativas, produção personalizada surgem funções que vão além do tradicional cerimonialista ou monitor de recreação. Algumas das especializações e perfis em alta incluem:

  • Produtor de evento especializado em festas de alto padrão (1 a 7 anos, por exemplo)

  • Coordenador de recreação com foco em oficinas temáticas e interativas

  • Especialista em gastronomia autoral para eventos (menus personalizados, finger foods, estações temáticas)

  • Profissional de decoração/cenografia com domínio estético elevado e customização

  • Gerente de operações ou logística para buffets premium, garantindo atendimento “do primeiro contato ao pós-evento”

  • Equipe de atendimento consultivo e vendas, capaz de orientar famílias de classe alta sobre pacotes, datas, atrações e cardápio

A visão de Shyrly Cristofoletti

Para Shyrly Cristofoletti, liderar um grupo com 19 empresas que atuam em buffets, restaurantes, cenografia, como a Voila, locação e entretenimento permite entender as múltiplas frentes de emprego no setor. Em entrevista, ela afirma:

“Os pais de hoje não buscam apenas uma festa bonita. Eles querem experiências únicas, memoráveis, que garantam conforto, segurança e diversão para toda a família. Cada detalhe precisa ser cuidadosamente planejado.”
E completa:
“Quando os pais escolhem um buffet de luxo, sabem que cada criança será cuidada com atenção especializada. Isso permite que eles desfrutem da festa sem preocupações.” (referindo-se ao valor da equipe qualificada)

O que esse cenário significa para quem busca emprego?

  1. Valorização da especialização: Profissionais com formação ou experiência em recreação educacional, gastronomia, design de experiências, produção de eventos e atendimento premium têm vantagem competitiva.

  2. Interdisciplinaridade: Como eventos premium demandam integração entre gastronomia, recreação, decoração e logística, o perfil ideal é aquele que entende de mais de uma área ou sabe trabalhar em times multidisciplinares.

  3. Flexibilidade e sazonalidade: O segmento de eventos ainda tem alta sazonalidade  feriados, meses de férias, datas comemorativas concentram demanda. Isso significa tanto oportunidades temporárias quanto necessidade de adaptação.

  4. Cultura de experiência e hospitalidade: O “produto” de um buffet de luxo é a experiência  portanto, soft skills como atendimento, empatia, criatividade e comunicação são tão importantes quanto habilidades técnicas.

  5. Capacitação e qualificação constante: Tendências como oficinas interativas, gastronomia autoral, atração personalizada e todo o atendimento consultivo fazem com que o profissional de eventos de luxo deva estar sempre atualizando suas técnicas, estéticas e repertório.

Desafios e cuidados para quem quer ingressar

  • Exigência de altos padrões operacionais: infraestrutura de alto nível, equipe treinada e padronização de qualidade elevam o nível de complexidade para quem integra as equipes.

  • Pressão por resultado e entrega “sem falhas”: em um evento de luxo, erros mínimos podem comprometer a experiência o profissional precisa lidar bem com imprevistos e trabalhar com excelência.

  • Expectativas elevadas dos clientes: Pais que investem valores médios altos (por exemplo, ticket médio de cerca de R$ 20 mil em buffets premium) esperam que tudo ocorra com precisão e cuidado.

  • Competição e diferenciação: Como o segmento cresce, mais empresas entram nessa faixa de mercado é preciso destacar-se pela qualidade, portfólio ou especialização.

Tendências futuras de emprego no setor

  • Maior automação e tech aplicada a eventos (apps de monitoramento, check-in digital, realidade aumentada para recreação)

  • Profissionais especializados em ESG em eventos (sustentabilidade, alimentação saudável, logística consciente)

  • Curadoria de experiências híbridas (físicas + streaming)

  • Produção de conteúdo para eventos e marketing de experiência (a “festa” como conteúdo digital)

  • Crescimento de roles freelance ou por projeto eventos premium podem demandar consultores, especialistas ou equipes pontuais

Conclusão

O mercado de emprego no segmento de eventos em especial na faixa de festas premium  está em expansão e passando por uma fase de profissionalização intensa. Surge uma nova geração de funções e perfis que unem criatividade, operação, atendimento e especialização técnica. Segundo Shyrly Cristofoletti, o diferencial não está só no espaço ou nos equipamentos, mas na capacidade de criar uma experiência memorável, com equipe qualificada que dá segurança aos pais e entrega excelência.
Para quem busca entrar ou se aprofundar nesse mercado, o convite é claro: invista em sua qualificação, entenda o valor da experiência e esteja pronto para atuar com excelência num segmento que valoriza cada vez mais o profissional.

https://voilafestas.com.br/Loja/Home

Shyrly Cristofoletti é empresária e CEO do Grupo Lush Eventos, uma holding que reúne atualmente 19 empresas dos setores de entretenimento, buffets infantis, restaurantes, institutos de saúde e estética e uma distribuidora de vinhos, além de negócios voltados à locação de equipamentos e cenografia. Visionária e apaixonada por inovação, Shyrly se destaca por promover experiências únicas e por impulsionar o crescimento do setor gastronômico e de eventos, consolidando o Grupo Lush como referência em hospitalidade e bem-estar.

 

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A empresária brasileira relançou o livro, que é best seller, na capital paulista

Na última segunda-feira, 30 de setembro, o Shopping Pátio Higienópolis foi palco de um evento que uniu negócios, literatura e inspiração. A empresária e escritora Simone Salgado lançou a segunda edição de Inteligência Emocional Feminina em uma noite que reuniu jornalistas, empresários e convidados em torno de reflexões poderosas sobre liderança, autoconhecimento e protagonismo feminino.

Com uma trajetória consolidada há mais de 25 anos nos Estados Unidos, Simone é fundadora do S.Group Investments, conglomerado que atua nos setores financeiro, varejista e educacional. Reconhecida internacionalmente por obras como Gestão com Gentileza — lançado no Museu do Louvre, em Paris — a autora voltou ao Brasil para dois momentos estratégicos: o relançamento de seu livro e a realização do Conexão Brasil USA, encontro internacional que estreou em Alphaville, São Paulo, além de visitas a empresas para analisar oportunidades de internacionalização.

A nova edição de Inteligência Emocional Feminina chega ampliada e atualizada, com a proposta de servir como guia prático para mulheres que desejam equilibrar vida pessoal e carreira, fortalecendo sua capacidade de liderar, transformar e inovar sem abrir mão da sensibilidade.

Durante sua fala, Simone ressaltou a força do tema:
“A inteligência emocional é uma ferramenta essencial para que a mulher contemporânea consiga se posicionar, liderar e se realizar em todas as áreas da vida. Esse relançamento em São Paulo é um marco especial da minha jornada, que se fortaleceu nos Estados Unidos e hoje conecta histórias de mulheres brasileiras e de outros países.”

O evento, realizado na Livraria da Vila, reforçou a relevância de Simone como referência em liderança, autodesenvolvimento e protagonismo feminino.

O ciclo de lançamentos segue com novas agendas: no sábado, 4 de outubro, a autora estará em Ipatinga, no Vale do Aço mineiro, para outro encontro com leitores e lideranças locais, ampliando o alcance da mensagem transformadora de Inteligência Emocional Feminina.

SOBRE SIMONE SALGADO:
Empresária brasileira radicada nos EUA, há 26 anos, Simone lidera negócios em fintech, varejo, educação e investimentos. Autora de 4 livros e mentora com atuação internacional.
Instagram: @simonesalgadousa
Youtube: https://www.youtube.com/@SimoneSalgadoUSA

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Dia das Crianças no Shopping Jardim Oriente será comemorado com atividade gratuita Bobbie Goods

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O centro de compras traz a arte de colorir canecas que as crianças poderão levar como brinde para a casa. Para o período da data comemorativa, o shopping espera vender 12% e que o fluxo de pessoas seja de 5%.

O Shopping Jardim Oriente, em São José dos Campos, traz a febre do momento para o Dia das Crianças, que é a pintura Bobbie Goods. Elas receberão gratuitamente canecas pré-desenhadas para colorir no shopping e levar para casa como lembrança.  A brincadeira totalmente gratuita é para a garotada a partir de 3 anos. A atração será de 3 a 12 de outubro, em 3 horários: 14h, 16h e às 18h. A atividade ficará em frente da loja C&A, dura 30 minutos e terá a monitoria da parceira KNN Idiomas.

Para participar é necessário fazer a inscrição pelo sympla, o link será disponibilizado a partir do dia 30 de setembro nas redes sociais do centro de compras.

“A ideia da brincadeira é desconectar as crianças do mundo virtual, é ela ter o prazer e o orgulho da realização do faça você mesmo e ainda possa levar sua pintura exclusiva para a casa”, contou Glaucia Acciarito,

A origem do Bobbie Goods foi nos Estados Unidos, com a ilustradora Abbie Goveia, que criou um livro para colorir. Os desenhos geralmente são simples, cativantes e retratam animais ou situações cotidianas. A ideia foi estimular a criatividade, o foco e relaxar. A editora HarperCollins foi quem trouxe a linha para o Brasil, mas, com o sucesso, outras editoras e marcas alternativas desenvolveram os livros e também outras opções para colorir.

Mais Opção: Parque Brincarte

Outra opção no Shopping Jardim Oriente para o Dia das Crianças é o Parque Brincarte, que já começou no último final de semana (27 e 28 de setembro), para a garotada, de 4 a 12 anos. O objetivo dos organizadores também com esta atividade é tirar as crianças das telas e trazê-las para interação e vivências, com três estações: circo, labirinto e brinquedos naturais. As brincadeiras serão no Ginásio de Eventos, e a nova sessão será nos dias 11 e 12 de outubro. O ingresso para a sessão é o valor promocional de R$40 e pode ser adquirido pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/parque-brincarte-um-circuito-ludico-de-experiencias/3104300

Expectativa de Vendas

As vendas para o Dia das Crianças servem de termômetro para as datas da Black Friday e Natal. O Shopping Jardim Oriente espera vender 12% e que o fluxo de pessoas seja de 5% com relação a 2024. As apostas para presentes são brinquedos, artigos colecionáveis, eletrônicos educativos, vestuário e calçados. Segundo economistas, o gasto com a garotada deve variar entre R$50 a mais de R$500.

“Todo o shopping se prepara para o Dia das Crianças, tanto as lojas quanto os comerciantes das áreas de alimentação e entretenimento. Temos opções para a comemoração em família e estamos bem otimistas para as vendas”, declarou Alexandre Balúgoli, gerente geral do Shopping Jardim Oriente.

Shopping Jardim Oriente: Rua Andorra, 500, Jd. América, São José dos Campos – SP.  www.shoppingjardimoriente.com.br. Estacionamento: GRATUITO

Sobre o Shopping Jardim Oriente
O Shopping Jardim Oriente, administrado pela AD SHOPPING, está localizado na Zona Sul de São José dos Campos. O empreendimento conta com Hipermercado de 5.300 m², dez âncoras, Pet Center e o cinema mais moderno do Brasil da rede Cinépolis, com salas VIP, Júnior e Macro XE. São 2.032 vagas gratuitas de estacionamento, e o local está em fase de expansão para se tornar um complexo multiuso com torres residenciais e comerciais.

Sobre o Grupo AD
Com mais de 30 anos de atuação, a AD Shopping está presente em todas as regiões do Brasil, com 43 empreendimentos de variados formatos. Em 2021, lançou a plataforma AlugueON, que facilita a locação de lojas, quiosques e mídia nos shoppings. Saiba mais em: www.adshopping.com.brwww.admall.com.br e www.alugueon.com.br.

Assessoria de Imprensa do Shopping Jardim Oriente: Renata Vanzeli – (12) 99768-0799 – Solução Textual Assessoria (@solucaotextual)

 

 

 

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