Conecte-se conosco

BA

Moema participa de Seminário Virtual pelo Dia Mundial do Autismo

Publicado

em

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, participou  na tarde deste sábado (10), do primeiro Seminário Virtual pelo Dia Mundial do Autismo, celebrado no último dia 2 de abril. O evento, promovido pelo Movimento de Luta da Pessoa com Deficiência, abordou temas propostos pelos pais, educadores e militantes da causa. Entre os principais estavam a inclusão no mercado de trabalho, empoderamento e capacitação.

De acordo com a gestora, Lauro de Freitas tem desenvolvido políticas públicas neste sentido nos últimos anos, prova disso é o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I), que atende atualmente mais de 800 crianças e adolescentes com idades entre dois e 18 anos. “Mais de 70% deste grupo de assistidos são de pessoas com autismo. O equipamento oferece atendimentos terapêuticos, dispensação de medicamentos e um grupo de orientação a pais e responsáveis por pessoas especiais”, contou.

Moema lembrou ainda da implantação do Centro Especializado em Reabilitação que em parceria com a Unime atende casos leves e moderados.  “O CER atende semanalmente cerca de 40 pessoas oferecendo suporte pedagógico, neuro, psiquiatra, fisioterapeuta, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais.

Mais de sessenta pessoas participaram do Seminário. Alunos da rede municipal de educação, professores e pais de pessoas com autismo interagiram e colocaram em pauta as dificuldades e necessidades mais emergentes.

A presença do jovem Mateus Santana, conhecido como Chefe foi motivo de alegria. No final do ano passado ele, que tem autismo, esteve internado por conta de complicações devido a infecção pela covid-19, mas felizmente conseguiu vencer a batalha contra o coronavírus. “Precisamos orar por Lauro de Freitas e por todos, para que Deus cuide de todos”, disse.

O encontro promoveu momentos de descontração com leitura de poesias, músicas e relatos de pessoas com autismo. Para a presidente do Movimento de Luta da Pessoa com Deficiência Josenita Luz, “a maior missão do seminário é acolher os pais, mostrar que eles não estão sós. Estou muito feliz com a participação de todos”, disse.

Jornalista Giovanna Reyner
Foto Danilo Magalhães

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA