Home Estilo e Vida Saúde Ministério elabora programa de atenção à saúde dos funcionários do SUS
Saúde

Ministério elabora programa de atenção à saúde dos funcionários do SUS

Envie
Sus Vale Esta Portalrbn.com .br Portalrbn.com.br.jpg
Envie
© Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Comissão foi criada nesta quarta-feira para elaborar propostas

O Ministério da Saúde criou uma comissão técnica temporária composta por representantes da própria pasta e de outros órgãos e instituições que serão encarregados de elaborar uma proposta para o Programa Nacional de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora do Sistema Único de Saúde (Pnaist/SUS).

Assinada pela ministra da Saúde e publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (24), a Portaria nº 3.115 estabelece que o programa deverá promover e estimular a atenção integral à saúde dos trabalhadores do SUS. Para isso, terá que considerar a promoção da saúde, a humanização das relações no trabalho, a gestão da segurança e qualidade de vida nos ambientes e processos de trabalho dos serviços de saúde do SUS, bem como a prevenção de doenças e agravos relacionados ao trabalho desta atividade econômica.

Além de propor objetivos e diretrizes para o programa, a comissão técnica está encarregada de delinear os eixos de saúde e segurança no trabalho em saúde, saúde mental e humanização das relações de trabalho e outros relacionados ao tema.

A comissão técnica será composta por nove representantes do Ministério da Saúde, além de outros sete membros indicados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); Conselho Nacional de Saúde (CNS); Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde. Cada membro titular terá seu suplente.

A coordenação da comissão técnica poderá convidar, por meio de ofício, para participar de suas reuniões como convidados especiais, sem direito a voto, especialistas e representantes de sindicatos dos trabalhadores da saúde e de outros órgãos e entidades, públicos e privados, nacionais e internacionais, quando da pauta constar tema relacionado às suas áreas de atuação. A comissão também poderá instituir subgrupos temáticos.

O relatório preliminar da comissão técnica será encaminhado para avaliação da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que a encaminhará ao Ministério da Saúde.

Publicado em 24/01/2024 – 11:23 Por Alex Rodrigues – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Buscas no Google revelam as dúvidas mais comuns dos brasileiros sobre catarata

Buscas no Google revelam as dúvidas mais comuns dos brasileiros sobre catarata

Leia Mais
Dr. Madier Corrêa: Bem-Estar e Emagrecimento de Forma Sustentável

Dr. Madier Corrêa: Bem-Estar e Emagrecimento de Forma Sustentável

Leia Mais
Espírito Santo recebe encontro médico gratuito sobre novos tratamentos para Diabetes

Espírito Santo recebe encontro médico gratuito sobre novos tratamentos para Diabetes

Leia Mais
Mitos e verdades sobre os linfomas: o que você precisa saber

Mitos e verdades sobre os linfomas: o que você precisa saber

Leia Mais
Dra. Silvana Correia celebra o sucesso internacional da linha Beauty Concept by Sil

Dra. Silvana Correia celebra o sucesso internacional da linha Beauty Concept by Sil

Leia Mais
Envie