Siga-nos nas Redes Sociais

Negócios

Minha empresa já está pronta para a expansão?

Publicado

em

Por

Minha empresa já está pronta para a expansão?

Em qualquer área de negócios, chega um momento em que os responsáveis por uma empresa já estabelecida se deparam com uma questão: “minha empresa está pronta para a expansão?”. Mas afinal, como saber se já é hora de pensar além de seus limites atuais, se já é hora de projetar os próximos passos.

O espírito de expansão está no DNA de qualquer empreendedor desde o primeiro dia de vida do negócio no mercado, seja ele qual for. Desde o início, os empresários já vislumbram um plano de expansão, e isso é muito importante para guiar as organizações em seu crescimento de marca, de mercado e de pessoas, sendo esse último item de extrema importância, porque é a partir das pessoas que estão à frente de cada negócio que fluem os alinhamento necessários para se construir um plano de negócios para o futura da instituição.

Mas afinal, como saber a hora de expandir? Abaixo vou descrever alguns itens que não abrimos mão antes de falarmos de expansão aqui no nosso grupo. Essas dicas podem te ajudar a entender o seu atual momento.

1 – Ação de expandir deve ocorrer a partir de uma regional em estágio maduro de operação e com todas as suas obrigações concluídas.2- Para saber o momento de expandir, a empresa deve considerar que todas as suas pendências e obrigações do negócio estão concluídas, dessa forma o próximo passo será mais seguro e redução de danos futuros.3 – Ter a pessoa desenvolvida para estar à frente dessa expansão. A pessoa responsável por planejar e executar o plano de expansão conseguirá minimizar os riscos de surpresas durante e após o processo. Por isso é fundamental escolher bem o profissional que comandará essa mudança, ele será o ponto focal de toda a equipe durante a transição.4 – Planejamento aderente a essa nova expansão, com planejamento financeiro, plano de negócios e estratégia de atuação no mercado. Como estamos falando de expansão para além de nossas próprias fronteiras geográficas, este avanço regional precisa levar em consideração temas como dados sociodemográficos e de mercado da cidade alvo, informações sobre a concorrência, cadeia de suprimentos e vetores de crescimento, conhecimento sobre as peculiaridades da legislação municipal no que diz respeito aos negócios desenvolvidos.

Todo este preparo é fundamental, especialmente no momento em que vivemos. Um cenário ímpar da economia brasileira. Com reflexos da pandemia da Covid-19, a inflação nos insumos atingiu níveis que há muito tempo não se via e os desafios macroeconômicos do País influenciam diretamente no crescimento das organizações.As diversas oscilações do mercado financeiro refletem no aumento de custos, retração da demanda e dificuldades em repassar o preço ao consumidor final. Esses são alguns pontos que dificultam o crescimento das organizações, mas não o inviabilizam. Afinal, um bom gestor deve estar atento a esses e diversos outros indicadores para poder elaborar estratégias para driblar as dificuldades do mercado.

Ter uma boa visão estratégica, ter habilidades em analisar indicadores financeiros e operacionais são algumas características que um líder deve possuir nesses momentos, sem contar na habilidade de gestão de equipes, sempre buscando o desenvolvimento das pessoas que estão ao seu lado e que apoiarão, de certa forma, os planos de expansão do negócio.

E agora, eu devolvo a pergunta para reflexão: sua empresa já está pronta para a expansão?

José Luiz Camarero Neto é sócio diretor das construtoras Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora. (jose.neto@bild.com.br)

Crédito:jittawit.21/istock Leia Mais

Como aplicar o conceito ESG na sua empresa

Foto: Kasto/Divulgação: Canva Leia Mais

UniNorte e ABRAPS realizam Meet Up Pré-COP30

Luiz Sergio Vieira, CEO da EY Brasil, Ari de Sá Neto, representante Master, e Raquel Teixeira, líder dos programas de relacionamento da EY Brasil (Foto: divulgação) Leia Mais

Ari de Sá Neto, fundador e CEO da Arco Educação, é o representante Master da 28ª edição do Programa EY Empreendedor do Ano

Gustavo Blasco, CEO e cofundador da GCB Investimentos / Quatro Olhos Filmes / O Edgard Leia Mais

GCB consolida ecossistema de crédito privado e une tradição e inovação em plataforma robusta

Divulgação Leia Mais

Mercado de reestruturação: EXM Partners leva soluções inovadoras ao Congresso TMA Brasil 2025

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.