Home Estados Bahia Merenda de qualidade é assegurada na volta às aulas semipresenciais
Bahia

Merenda de qualidade é assegurada na volta às aulas semipresenciais

Envie
Default Featured Image
Envie

Ofertar uma alimentação de qualidade para a merenda dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino sempre foi assunto tratado com prioridade pela Prefeitura de Camaçari. Com a retomada das aulas, inicialmente no formato híbrido (presencial e remota),  prevista para o dia 2 de agosto, a Secretaria da Educação (Seduc) já realizou as adequações necessárias para manter a qualidade nesse novo momento, após um ano e quatro meses de atividades paradas nos refeitórios/cozinhas das escolas, por conta da suspensão das aulas em decorrência da pandemia de Covid-19.

De acordo com informações da Coordenação da Alimentação Escolar da Seduc, a merenda será fornecida da mesma forma que era antes da pandemia. “Isso porque, estudos mostram que os alimentos não são vetor de contaminação para a Covid-19. Já tínhamos protocolos rigorosos para a produção da alimentação dos estudantes e eles só irão aumentar”, declarou Márcio Tavares, coordenador do setor. Ainda segundo ele, os alunos continuarão a receber alimentos in natura preparados na escola, a exemplo de frutas, verduras, carnes, feijão, saladas, alimentos integrais, dentre outros. “Ou seja, a não utilização de alimentos processados será mantida como é recomendado pelo Ministério da Educação (MEC)”, afirmou.

Como preparação para esse novo momento, a Seduc promoveu para as mais de 200 merendeiras, que atuam nas 112 unidades de ensino (do município e comunitárias), formações com foco na segurança alimentar e prevenção à doença. Elas também tiveram acesso aos protocolos necessários para reduzir o risco de transmissão do vírus, orientações sobre transporte, recebimento e armazenamento dos alimentos, além de recomendações sobre higienização de produtos, embalagens, utensílios e equipamentos.

Ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), as capacitações para tratar sobre o volta às aulas aconteceram de forma virtual. Segundo a Coordenação da Alimentação Escolar, antes mesmo da pandemia as merendeiras passaram por capacitação e durante, outros três encontros virtuais foram realizados. Um novo momento irá acontecer quando estiver mais próximo do retorno. “A intenção é recuperar o tempo em que ficaram afastados para saber lidar com essa nova realidade, que é trabalhar com alimentação escolar durante o processo de pandemia”, explicou Márcio Tavares.

Para Ozenita Veloso Magalhães, 58 anos, que atua como merendeira há sete, o treinamento foi muito importante para o retorno às atividades. “Aprendemos as novas práticas de como proceder o nosso ofício nessa nova realidade que nos foi imposta”.

As servidoras administrarão os horários das refeições com estudantes separados por turnos, fardadas, com touca, máscara e jaleco, assegurando a higienização das mãos e o distanciamento seguro entre as pessoas. De acordo com a Seduc, o que irá mudar, de fato, com o retorno às aulas, será a restrição do acesso de pessoas dentro da área de produção de alimentos; será utilizado maior rigor no controle do recebimento das mercadorias pelos fornecedores, que já deverão chegar embalados adequadamente, higienizados e fracionados por peso, sobretudo, os hortifrutigranjeiros. Tudo isso, para evitar a contaminação pela Covid-19 ou por qualquer outra enfermidade causada por bactérias, como salmonela e outras.

O cardápio dos mais de 36 mil estudantes é montado por cinco nutricionistas e segue as orientações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A montagem do menu é de acordo com a modalidade de ensino e são diferenciados, ou seja, cada grupo de aluno tem um conforme a faixa etária. Como são atendidos estudantes desde a educação infantil a educação de jovens e adultos, desta forma, cada faixa de idade tem um cardápio para atender a sua necessidade.

Foto: Tiago Pacheco

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Leia Mais
Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Leia Mais
Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Leia Mais
Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Envie