Conecte-se conosco

Tecnologia

Mercado digital é destaque em crescimento pela preocupação com proteção de dados

Publicado

em

Mercado digital é destaque em crescimento pela preocupação com proteção de dados
Crédito: iStock

Área de Tecnologia da Informação cresce de forma acelerada e pode ser profissão perfeita para quem gosta de tecnologia, comunicação e inovação

 

Com todos os trabalhos, aulas e eventos transferidos para o mundo digital por conta da quarentena, agências especializadas em soluções tecnológicas estão impulsionando o crescimento de modelos de negócios voltados para esta área e buscando soluções inovadoras de impacto em diferentes setores.

Soma-se a isso a regulamentação dos governos, que estão mais rígidos sobre privacidade de dados coletados por dispositivos, o que deve impulsionar ainda mais o mercado. Oferecer opções aos consumidores para coletar os dados necessários e aumentar a privacidade do usuário são também fatores que impulsionam a necessidade da segurança da chamada Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês, Internet of Things). De forma simplificada, Internet das Coisas é o jeito que objetos inteligentes se comunicam entre si, como, por exemplo, uma lâmpada ativada por comando de voz. 

A transação de informações em tempo real está gerando maior necessidade de proteção para os usuários com o uso cada vez maior desses eletrônicos, que se comunicam sem a necessidade de cabos e de internet como 4G e 5G e aumentam o risco de ataques cibernéticos.

Com essas aplicações cada vez mais inseridas no nosso dia a dia, não é à toa que a carreira em análise de desenvolvimento de sistemas promete um futuro promissor. Por isso, separamos para você um guia básico para considerar esta profissão. 

O que faz um analista de sistema

As atividades vão desde elaborar novos projetos na área de sistemas da empresa, corrigir problemas e falhas, desenvolver relatórios técnicos, administrar o banco de dados da empresa, documentar, projetar e programar sistemas de informação até também analisar hardware e software da empresa. É possível atuar em muitas frentes de trabalho e em corporações de diferentes segmentos. Entre as competências necessárias para aproveitar as oportunidades estão domínio da língua inglesa, atenção e foco. 

A média salarial de um analista de sistema pode chegar a até R$ 4 mil, e as projeções para o ramo são animadoras, já que a transação de informações do físico para o digital tende a aumentar com a convergência dos sistemas e o aumento do uso e do desenvolvimento da Internet das Coisas. 

Além de interesse pela área, um bom analista de sistemas precisa trabalhar três tipos de características que são muito requisitadas. É preciso ter uma alta capacidade de concentração para executar projetos, pois não basta deixar tudo apenas no pensamento. É necessário identificar necessidades reais, planejar soluções para a empresa e, mais importante, concluir e executar os projetos. 

Um analista de sistema deve também ser um bom estrategista, conhecendo bem as ferramentas do mercado para ter bons resultados nos projetos. E, por último, mas não menos importante, ser um bom gestor de pessoas. É preciso saber se dar bem com mais do que o computador, já que um analista deve se relacionar com pessoas de outras áreas para execução dos projetos. 

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *