Com certeza você já deve ter notado o aumento no número de pessoas que bebem vinho, em especial durante a pandemia. Muito disso aconteceu porque, com mais tempo em casa, as pessoas procuravam novas formas de se entreter ou se sentir bem consigo mesmas.
E a verdade é que muitos perceberam que apreciar um bom vinho não é um simples ato. Na verdade, trata-se de uma experiência. Em vista disso, muitas pessoas começaram a entrar de cabeça nesse mundo dos vinhos, procurando entender cada vez mais.
Por consequência, acabaram tendo experiências incríveis, com safras maravilhosas e exclusivas. Mas, ao mesmo tempo em que o mercado de vinho aumentou, proporcionalmente os subnichos também alavancaram.
Mesmo porque, se beber vinho não é um ato, mas sim uma experiência, nada melhor do que deixá-la mais rebuscada, certo? E foi dentro desse contexto que passou a valorizar ainda mais os acessórios, haja vista que eles têm intuito de extrair o máximo da bebida.
Por conta disso, muitos começaram a procurar jogos de taças de cristal, decanteres e outros, a fim de obter uma experiência cada vez mais rica e gostosa.
Dados sobre o mercado de vinho
Segundo os dados da Ideal Consulting, no ano de 2020, a venda de vinhos finos no Brasil bateu um recorde, haja vista que chegou a 31%.
E, ainda que em 2021 houve uma queda de 2%, ainda assim é um dado positivo para o setor, haja vista que os números nos anos anteriores eram muito menores.
Junto aos vinhos, o comércio de acessórios representou uma tendência bem semelhante. Afinal, em 2021, a venda de taças e decanteres na Boccati, por exemplo, registrou um aumento de 70% para o consumidor final e 85% para outras lojas que revendem.
Ou seja, isso cria um aumento significativo tanto para pessoas físicas quanto para lojas de vários países, o que é um grande feito.
A Boccati nada mais é do que a representante oficial da Riedel, uma fabricante de uma das melhores taças do mundo, além de decanteres de cristal que são feitos à mão.
E a verdade é que, durante a pandemia, muitos se imergiram nesse mundo, o que aumentou o número de clientes exigentes. Por isso, aumentou também a necessidade de produtos de qualidade e funcionais ao consumidor.
Todo esse panorama cria a certeza de que os enófilos não estão apenas evoluindo o paladar, mas também entendendo a importância do uso de acessórios adequados para cada ocasião, pois eles podem deixar a experiência da degustação ainda mais completa.
Mercado de taças e decanteres de cristal
Ainda com a alta do dólar, a verdade é que as vendas de produtos importados cresceram bastante, em especial os acessórios da Pulltex, uma marca espanhola.
Ademais, no ano de 2020, a venda de outros itens de serviço para vinho na loja online, representava 17%. Já em 2021 essa representatividade subiu para 22%.
Então, as expectativas tanto para 2022 quanto 2023 é de que esses números subam ainda mais. Inclusive, a linha Pulltex é líder mundial em acessórios para vinhos, sendo ótima opção para sommeliers quanto para os novos enófilos.
Mesmo porque, a sua linha premium, por exemplo, apresenta itens que são banhados em 24k, além de acabamentos especiais, como madeira artesanal ou mesmo com cristais Swarovski.
As melhores taças do mundo
A Riedel se destaca bastante em vendas, haja vista os seus diferenciais. Afinal, foi a primeira empresa a reconhecer que o sabor da bebida varia de acordo com a taça.
Sabendo disso, foi pioneira na produção de itens adequados. Desenvolveu uma série de taças, com diferentes formatos e tamanhos.
E isso provou que os acessórios podem sim melhorar a harmonia de um vinho, além de destacar as suas características únicas.
Mas, além das taças, a Riedel produz decanteres de cristal, os quais são outros produtos emblemáticos e muitos deles exclusivos, já que algumas produções possuem unidades limitadas.
Ou seja, para os enófilos, vale muito a pena obter os objetos da empresa, haja vista que muitos deles possuem um design extravagante. Mas alguns deles são especiais, com detalhes em cristal colorido.
Além disso, a empresa tem mais de 300 anos desde a sua fundação. E, hoje, quem administra é a 11° geração da família.