Home Notícias Comércio Mercado de franquias cresce 13% em 2024 e fatura R$273 bilhões
Comércio

Mercado de franquias cresce 13% em 2024 e fatura R$273 bilhões

Envie
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Envie

Setor supera expectativas e comprova força do franchising no Brasil, abrindo espaço para novas marcas e expansão de redes consolidadas

O setor de franquias no Brasil fechou 2024 com números positivos. De acordo com a pesquisa trimestral da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento alcançou um faturamento de R$273 bilhões, registrando um crescimento nominal de 13,5% em relação ao ano anterior.

O resultado superou as previsões do início do ano, que estimavam um avanço mais conservador, na faixa dos 10%.

Esse desempenho reforça a robustez e o dinamismo do franchising brasileiro diante de um cenário econômico desafiador, indicando a capacidade de adaptação das redes e o apetite dos investidores pelo modelo. As franquias continuam se destacando como uma alternativa atrativa para quem busca empreender com suporte estruturado, marca consolidada e redução de riscos em comparação com negócios independentes.

A expectativa é de que o movimento de expansão continue impulsionado pela diversificação de segmentos, inovação tecnológica e expansão para novas regiões do país, abrindo oportunidades tanto para investidores quanto para novos franqueados.

Musteak

A Musteak é uma steakhouse e boutique de carnes premium, especializada em cortes de produção própria. Com origem em uma tradição familiar de mais de 30 anos, a Musteak combina qualidade e autenticidade em cada prato, atendendo ao público no interior de São Paulo. A marca está em expansão e oferece oportunidades de franquia para quem deseja levar essa experiência gastronômica única a novas regiões.

Site da empresa: https://musteak.com.br/

Ital’In House

A Ital’In House é uma rede de franquias de comida italiana no Box que atua com modelo de delivery. A marca conta com cerca de 150  unidades em operação com produtos que vão de macarrão, nhoque até risotos. Tudo desenvolvido com cuidado e atestado por paladares exigentes. O papel do franqueado é atuar com a administração da unidade, divulgação e vendas.

Site da empresa: https://italinhouse.com.br/

Alfabetizei

Criada em 2020, a Alfabetizei é uma rede de franquias de alfabetização. Com o uso de cores e metodologia própria, a empresa atua com a alfabetização de crianças com algum tipo de dificuldade, seja pedagógica ou relacionada à saúde. A ideia é transformar o processo de aprendizado em algo simples e lúdico. Já são mais de 650 atendimentos prestados. O papel do franqueado é atender, aplicar a metodologia e atuar com a prospecção de novos clientes (caso seja da área de educação ou saúde).

Site da empresa: http://www.alfabetizeifranquias.com.br

4Charge

A 4Charge é uma rede de franquias de totens e carregadores. A marca foi fundada em 2019 e atua com publicidade nos terminais de recarga, que também exibem propagandas. O franqueado trabalha em modelo home based com visitas periódicas a clientes e parceiros. Além disso, a marca oferece suporte permanente aos franqueados.

Turquesa Beleza e Bem Estar

Fundada em 2012 por Laura López e Claudia Kiriyama, a Turquesa Beleza e Bem Estar  é líder no mercado de beleza, especialista em serviços de manicure e alongamento de unhas. A empresa se destaca pelo seu compromisso com a sustentabilidade e inovação no setor de franquias de beleza.

A Turquesa Beleza e Bem Estar  também é uma marca associada da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e, entre 2019 e 2023, recebeu a certificação de franquia internacional pela mesma associação. Este reconhecimento reflete o compromisso da empresa com a qualidade e a expansão internacional.

Site da empresa: https://turquesaesmalteria.com.br/

Hyperlocal Franquia

A Hyperlocal Franquia é uma rede de franquias de tecnologia voltada para negócios. Com sistemas que ajudam donos de estabelecimentos com pagamentos, gestão e até delivery, a empresa conta com 60 unidades espalhadas pelo Brasil. O foco da expansão é nacional e o papel do franqueado é prospectar e administrar o atendimento dos clientes dentro da localidade definida.

Site da empresa: http://www.hyperlocalfranquias.com.br/

Hungara Lanches

Fundada em 1983 por José Correia em Niterói, RJ, a Hungara Lanches é uma rede de lanchonetes especializada em “italianos”, salgados tradicionais da cidade, acompanhados de uma deliciosa maionese temperada. Com mais de 40 lojas espalhadas por Niterói, São Gonçalo, Maricá, Rio de Janeiro e agora São Paulo, a Hungara é sinônimo de tradição e sabor.

A marca passou por um processo de formatação em franquias em 2022 e continua a expandir rapidamente. A fábrica da empresa, localizada no Barreto, bairro de Niterói, garante o padrão de qualidade em todas as lojas da rede. Com mais de 15 sabores de “italianos”, a Hungara Lanches se consolidou como um verdadeiro patrimônio cultural imaterial de Niterói e segue conquistando o público com suas delícias.

Site da empresa: http://www.hungaralanches.com.br

Mercado de franquias cresce 13% em 2024 e fatura R$273 bilhões

Mercado de franquias cresce 13% em 2024 e fatura R$273 bilhões

Leia Mais
Grupo Antonio de Paulo se consolida como potência do setor colchoeiro no Centro-Oeste

Grupo Antonio de Paulo se consolida como potência do setor colchoeiro no Centro-Oeste

Leia Mais
Sal e Brasa Grill Express inaugura unidade em posto de gasolina em Recife

Sal e Brasa Grill Express inaugura unidade em posto de gasolina em Recife

Leia Mais
Promoção especial de Dia das Mães do Cartão de TODOS termina nesta sexta-feira

Promoção especial de Dia das Mães do Cartão de TODOS termina nesta sexta-feira

Leia Mais
Do ‘super do mês’ para o ‘super do dia’, brasileiros estão mudando hábitos na hora de fazer compras nos supermercados

Do ‘super do mês’ para o ‘super do dia’, brasileiros estão mudando hábitos na hora de fazer compras nos supermercados

Leia Mais
Envie