Home Entretenimento Cultura Menina de apenas 14 anos passa nas classificatórias de evento de breaking da Red Bull BC One Cypher Rio ficando entre as 16 melhores
Cultura

Menina de apenas 14 anos passa nas classificatórias de evento de breaking da Red Bull BC One Cypher Rio ficando entre as 16 melhores

Envie
Angel
Foto: Divulgação
Envie

A menos de 10 dias da estreia do Breaking no maior evento esportivo do planeta, as Olimpíadas, o Red Bull BC One, principal campeonato 1×1 da modalidade chegou no último final de semana (14), no Circo Voador no Rio de Janeiro. O evento, que completou duas décadas de história, teve a presença do bicampeão mundial B-Boy Lilou, agora chamado carinhosamente pelos brasileiros de “Lilouzinho”, ele abriu o evento com um workshop, no sábado (13) na Fundição Progresso. No domingo (14), no Circo Voador, aconteceu a Cypher Rio, onde Lilou, Fab Girl e Migaz foram jurados de batalhas de altíssimo nível que se estenderam até o final da noite.

Foto: Divulgação

Na categoria feminina, entre as competidoras, uma menina paulista, de apenas 14 anos chamada Chaya Gabor, mais conhecida como B-Girl Angel do Brasil, se destacou entre as adultas, passando pelas classificatórias e ficando no Top 16, mostrando que o futuro já chegou e que a nova geração está vindo com tudo! Angel faz parte da Dream Kids Brazil que é uma crew formada apenas por jovens. São dela as palavras: “Comecei a dançar breaking com 3 anos de idade, desde pequena sempre estive presente nas edições da Red Bull BC One, é um dos melhores eventos de breaking do mundo! Todos os grandes nomes internacionais do breaking estão nesse evento que acontece em vários países. Como treino em alto rendimento e participo de competições nacionais e internacionais, esse ano decidi participar para testar minha dança e fiquei muito feliz de passar de primeira no filtro, nas classificatórias, talvez sendo a primeira menina de 14 anos a passar num filtro da Red Bull BC One no Brasil. Fiquei feliz de ter essa oportunidade e isso é um grande estímulo para ir cada dia mais longe!”, conclui. Chaya apesar da pouca idade, tem 1,80m de altura, além do talento também carrega histórias de superação, de poucas palavras, discreta na forma de chegar nos eventos, mas com muita atitude nas competições, rápida nos movimentos, ela é dona de uma personalidade forte, na cena tem fama de “Braba”, o Breaking para ela não é um hobby, um passatempo, mas sim a sua vida! Guerreira desde que nasceu, pois foi uma prematura extrema de 850 gramas, ficou mais de 90 dias numa UTI Neonatal, a menina, que é carinhosamente chamada por seu treinador de “Senhorita Power Move”, pelo talento em assimilar os movimentos acrobáticos, também foi a primeira criança na história a ser finalista do Prêmio Sabotage, no evento feito pela Câmara Municipal de São Paulo, participou de eventos como: Rival Vs Rival (SP), Master Crews (SP), Quando as Ruas Chamam (DF), Tattoo Experience (SP), 1° lugar na Batalha Final, sendo também a primeira criança a chegar e ganhar o 1º lugar na final do evento na categoria Kids, Angel também foi 1° lugar na Quebrada Viva Battle, em dupla, 1º lugar no All Dance Brasil. Em 2020, mesmo durante a pandemia, participou do evento mundial E-FISE Montpellier, na França, se destacando no cenário mundial, colocando o Brasil em 2º lugar, sendo ranqueada pelo evento internacional entre as 6 melhores B-Girls Kids do mundo. Em 2021, recebeu a indicação e premiação do Troféu Arte em Movimento e em 2022 e 2023, ganhou o Breaking Combate na categoria kids e subiu no pódio do Campeonato Brasileiro de Breaking Sport além de participar do Gymnasiade, que é conhecido como as olimpíadas do desporto escolar.

Em 2024, Angel ganhou uma das etapas do CBX SP Street Power, ficou no Top 8 de B-Girls do Breaking Combate e agora no Top 16 da Red Bull BC One no Rio de Janeiro. Atualmente, a Angel é patrocinada pela Brasilprev e pelo Bolsa Atleta do Governo Federal. E faz parte do Brasilprev Breaking Team, treinada pelo coach Eder Devesa, desde pequena, Angel sempre teve muita disciplina e dedicação a dança, ela vem se destacando através dos anos e se preparando para os eventos nacionais e internacionais. Um grande objetivo são os Jogos da Juventude em 2026.

Imprensa Breaking

Fotos: Divulgação

Inscreva-se para receber notícias sobre Cultura

Envie

RBN Stories