Conecte-se conosco

Negócios

Melhorar a logística do e-commerce é fator determinante na pandemia

Publicado

em

(Crédito: iStock)

Logística, uma das partes mais importantes do comércio eletrônico, vai além da entrega

O ano da pandemia trouxe uma série de dificuldades em todo o mundo. Não sobram dúvidas de que suas consequências foram avassaladoras. No entanto, ao olhar alguns dos efeitos causados por ela, é quase impossível ignorar determinados avanços, especialmente digitais e tecnológicos. Um deles, sem dúvidas, foi o expressivo crescimento do e-commerce, que elevou consigo empresas ligadas às compras online, como transportadoras e apps de entrega.

E, para sair na frente no mar de novos comércios eletrônicos que surgiram em 2020, teve destaque quem apostou em uma boa logística. Ainda que essa seja uma das partes mais difíceis e burocráticas de se ter um varejo online, ela é também uma das mais importantes.

Por ser uma das etapas mais notavelmente complexas do e-commerce, surgiu também uma série de empresas responsáveis pela organização, manutenção e permanência de uma boa logística para o comércio eletrônico – especialmente, quando chega a hora da entrega dos produtos.

No entanto, ter uma boa logística é algo possível de ser feito sem intermédio de outra empresa, que depende tanto do tamanho da loja online, quanto do produto que ela oferece. Pensando nisso, separamos três dicas para ter uma boa logística do começo ao fim do processo de compra online. Confira!

Cuide bem do estoque

Muitas vezes, os varejistas concentram energias na entrega, mas esquecem de pensar em um passo tão importante quanto ela: o estoque. Com uma alta demanda repentina, como o que ocorreu com a pandemia, é comum que determinados produtos fiquem em falta ou mesmo precisem de um ambiente maior para armazenamento – eis a importância do estoque.

Assim, uma das dicas fundamentais, segundo especialistas em varejo eletrônico, é ter uma organização de estoque bastante apurada. E isso vai além apenas do controle do que tem ou não no estoque: é preciso arranjar um espaço adequado para o armazenamento dos produtos. Uma alternativa para estoque são os famosos galpões industriais, que aumentaram muito no último ano.

Tenha uma boa organização das embalagens

Parece que não, mas embalagens são uma parte fundamental dos negócios. Assim sendo, é de suma importância caprichar no modo como o produto será embalado – não apenas para evitar danos durante o transporte, mas também para incorporar a abertura dessa embalagem à experiência e jornada do cliente, algo que tem a chance de fidelizá-lo no futuro.

Além dos cuidados estéticos, a embalagem também tem de garantir o bom estado do produto enviado, o que significa investir em materiais resistentes.

Saiba como será feito o transporte e garanta uma boa experiência na entrega

Hoje, um dos maiores percalços do e-commerce é ter uma boa logística de entrega. Afinal, é preciso garantir uma entrega de boa qualidade, o que implica em um tempo adequado, com garantias para o cliente e bastante segurança.

Assim, muitas parcerias têm sido feitas para criar essa última etapa – uma das mais importantes de todas elas – mais facilmente. Uma delas é fazer com que a entrega se torne omnicanal, ou seja, que seja construída por meio de inúmeros canais, tanto aos varejistas, quanto aos clientes.

Uma das maneiras de garantir uma boa entrega é ter o controle de transportadoras sempre em mãos. No caso dos Correios, uma excelente maneira de evitar a dor de cabeça é atender a todos os requisitos que o órgão pede, além de estar atento aos percalços no caminho, tais como greves, entre outros.

Atua como assessora de imprensa, redatora e Link Builder na Conversion. Escreve sobre cidades, cotidiano, tecnologia, e-commerce e cultura.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA