Localizado no bairro da Lapa, com configuração no formato campus, com 160 mil m², bosque e áreas verdes com mais de 2 mil árvores, o complexo abriga escritórios de empresas, como Lenovo, Teleperformance e Nokia, além dos estúdios do cartunista Mauricio de Sousa
Com área de 160 mil m² em condomínio fechado, 120 mil m² de área locável para escritórios corporativos, de padrão elevado no bairro da Lapa, na zona oeste de São Paulo, o complexo empresarial E-business Park é referência no centro expandido da cidade de São Paulo dentro das marginais Pinheiros e Tietê. O espaço tem o objetivo de oferecer infraestrutura interna completa no formato de campus, desde portaria e segurança 24/7 até bosque de preservação ambiental e áreas verdes com mais de 2 mil árvores catalogadas. Abriga dezenas de empresas, predominantemente multinacionais, incluindo escritórios da Nokia, EDP, GE, Henkel e Lenovo, um campus da Teleperformance, além dos estúdios do cartunista e escritor Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica.
O E-business Park foi adquirido e concebido em 2004 sob as sólidas estruturas de uma antiga planta fabril instalada na década de 1950. Com a transformação dos espaços fabris em modernos e amplos escritórios por meio do trabalho conhecido como retrofit (modernização dos galpões industriais com a manutenção da estrutura inicial), a nova utilização deu origem a novos prédios de escritórios interligados por uma infraestrutura social e ambientalmente responsável, preparada e equipada para receber as empresas em suas amplas necessidades, de qualquer ramo ou indústrias nos mais variados segmentos. Atualmente, entre seus diversos prédios, circulam em torno de 8 mil pessoas diariamente.
“Devido à sua localização, grande extensão de área, conceitos e esforços permanentes, conseguimos oferecer aos clientes escritórios amplos em prédios horizontais com grandes lajes, além de condições muito atrativas em relação a valores de condomínio, IPTU e aluguel, que somados e comparados a outros centros empresariais da zona sul da cidade, por exemplo, são mais econômicas sem perder em qualidade”, explica o empresário Sidney Angulo, diretor do E-business Park.
Em relação à infraestrutura interna, o complexo funciona 24h, com segurança especializada, sistema de monitoramento completo por câmeras e drones inteligentes, equipes de bombeiro e manutenção. Conta, ainda, com praça de alimentação e serviços, incluindo 12 restaurantes, farmácia, agência bancária, supermercado, cabeleireiro e lava-rápido, além de amplo estacionamento, gerador integral de energia em todos os prédios, área ao ar livre para lazer e reunião e um versátil espaço de eventos.
Jornada ESG
Avançar na agenda ESG (sigla em inglês para as boas práticas ambientais, sociais e de governança) sempre foi prioridade para os sócios e gestores do E-business Park, que investe em diversas estratégias para ajudar, inclusive, os locatários a cumprirem indicadores de sustentabilidade. A previsão de Angulo é que o complexo atinja antes de 2030 os ODSs (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas).
Desde a sua concepção, o empreendimento emprega conceitos de sustentabilidade e os investimentos são constantes em boas práticas sustentáveis para a conservação e preservação do meio ambiente, que envolvem, por exemplo, sistema de reuso de água que permite usar a água coletada da chuva nos processos de irrigação, limpeza das ruas e nos vasos sanitários, além da atenção constante na manutenção das áreas verdes, soluções arquitetônicas para redução do consumo de energia e ar condicionado, frota de veículos elétricos e, agora, a instalação de placas de energia solar.
O complexo deu início, em 2023, ao projeto de instalação de placas de energia solar nos telhados dos prédios, com planos de criar um dos maiores parques solares dentro das marginais. Está comprometido na adoção de práticas para ser carbono zero, com preservação e reflorestamento das áreas verdes, realiza coleta seletiva de resíduos e compostagem de podas, possui biodigestor para orgânicos, além de subestação de energia, sistema de iluminação em LED, carregadores para carros elétricos, bicicletários e preocupação na escolha de materiais para preservação da área permeável, como a utilização de pisos drenantes.
Outro destaque é a melhoria de desempenho e descarbonização obtida por meio do processo de retrofit iniciado em 2005, um ano após a aquisição da área até então ocupada pelo parque fabril. Naquele ano foram dados os primeiros passos para transformar o local em um complexo empresarial Triple A sempre com a meta de preservar a identidade original e oferecer espaços amplos com flexibilidade de uso, eficientes e sustentáveis.
Museu a céu aberto
Angulo ressalta que um dos principais projetos para 2023 e próximos anos é o investimento também na parte cultural e abertura do complexo para visitas da comunidade. “Queremos fazer um museu de esculturas a céu aberto voltado à temática de sustentabilidade e trazer a comunidade, principalmente as escolas, para dentro do E-business Park. A intenção é oferecer uma minicidade aberta à população”, aponta.
Espaço do Bosque
Dentro do complexo, outra atração é o Espaço do Bosque, com 500 metros quadrados na parte interna e 600 metros quadrados de área coberta no bosque destinado à realização de eventos sociais e corporativos, inclusive ao ar livre. Possui infraestrutura de ponta, como telões, segurança, gerador e blackouts automáticos.
Sobre o E-business Park
Localizado no bairro da Lapa, zona oeste da cidade de São Paulo, o E-business Park vem se transformando desde 2004 e é considerado o melhor e mais completo complexo empresarial no centro expandido, dentro das marginais. Possui 160 mil metros quadrados de área em condomínio fechado, bosque e áreas verdes com mais de 2.000 árvores catalogadas, além de local de eventos e convenções. Conta com infraestrutura interna completa de segurança e serviços com praça de alimentação, com mais de 10 opções de restaurantes, agência bancária, supermercado, farmácia e portaria 24h.