Mel de Ibotirama vai ampliar produção com nova unidade certificada para venda em território nacional

Mel de Ibotirama vai ampliar produção com nova unidade certificada para venda em território nacional

RBN
2 min p/ ler 5.0k já leram
Default Featured Image

O mel da nova unidade de beneficiamento de produtos das abelhas da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), localizado no Assentamento Olhos D’Agua dos Tanques, zona rural do município de Ibotirama, já pode ser vendido em todo território nacional.

 

Isso porque a cooperativa conquistou, nesta semana, o registro do Serviço de Inspeção Federal (SIF), concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 

A unidade foi inaugurada em junho deste ano pelo projeto Bahia Produtiva do Estado da Bahia, que destinou R$ 3,1 milhões para a construção do entreposto e também para a aquisição de equipamentos, kits de produção apícola, além da implementação de identidade visual.

 

A capacidade de processamento é de 350 Toneladas de mel por ano, cera de abelhas, própolis e compostos apícolas. O empreendimento beneficia e comercializa a produção de apicultores e apicultoras de toda a região.

 

De acordo com a diretora administrativa e comercial da CoopamesfLidiane Oliveira, a maior parte da venda é o mel in natura. “Com a nova indústria, iremos conseguir ampliar a venda do mel fracionado, pois nossa logística de produção irá melhorar com equipamentos automatizados, o processo é mais rápido”.

 

Lidiane conta que em 2021 passou pela cooperativa cerca de 160 toneladas, onde a capacidade atual de envase (mel fracionado) é na média de 3 toneladas por mês. “Com a nova estrutura, com o registro, podemos ampliar as vendas, fechar novas parcerias, novos contratos, sabendo que teremos capacidade de atender a demanda, devido a melhoria na logística de produção”.

 

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Fonte: Ag. Brasil

Gostou? Compartilhe com amigos!

O que você achou?

Amei 65
Kkkk 32
Triste 13
Raiva 10

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.