Matheus Gonche se prepara para o Mundial em competições pela Europa

Nadador do SESI SP embarca para Barcelona (ESP) no domingo (22).

De olho no Mundial de natação, o atleta olímpico Matheus Gonche está com as malas prontas para a Europa. A viagem valerá como preparação para o Mundial, com a participação em duas etapas do Circuito Mare Nostrum. O nadador viaja no próximo domingo (22) e chega a Barcelona já no dia 23 de maio para o início do treinamento.

O brasileiro natural de Resende (RJ) está confirmado para duas etapas do Circuito Mare Nostrum: a primeira em Barcelona, na Espanha, entre 25 e 26 de maio, e a segunda em Canet, na França, entre os dias 28 e 29 de maio.

“A expectativa é boa. Volto a competir internacionalmente desde o Pan-Americano Júnior do ano passado. É sempre muito bom voltar a competir fora em uma competição tão forte quanto o Mare Nostrum. Saiu o Starlist, e os nomes são muito fortes. Quero fazer uma boa preparação para voltar a competir no nível internacional de novo, voltar ao Brasil e depois disputar o Mundial”, disse o nadador de 23 anos.

No Troféu Brasil de natação, disputado no início de abril, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro (RJ), o jovem do Sesi-SP venceu as duas principais provas do borboleta, os 100 m e 200 m, e carimbou sua ida ao seu primeiro Mundial de Desportos Aquáticos absoluto da FINA, que será realizado em Budapeste, na Hungria, de 18 de junho a 3 de julho.

O nadador fez 51s60 nos 100 m borboleta e 1min56s30 nos 200 m borboleta. Nas provas, Matheus obteve o quinto melhor tempo da história da natação brasileira nas distâncias, o que garantiu seu primeiro Campeonato Mundial absoluto da carreira depois de estrear na Seleção Absoluta nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Em 2021, Matheus conquistou a vaga para seus primeiros Jogos Olímpicos, realizados em Tóquio. Na seletiva olímpica, ele nadou a prova dos 100 metros borboleta em 51s94, abaixo do índice de 51s96.

Katarine Monteiro
Katarine Monteiro é jornalista especializada em esportes olímpicos e em saúde. Com cobertura de grandes eventos internacionais, como Jogos Pan-Americanos em Lima 2019, Qatar Total Open 2020, Qatar ExxonMobil Open 2019 - tênis em Doha (QT), Semana de Vela de Ilhabela, Transat Jacques Vabre 2019 (França-Brasil), L'Étape Brasil by Tour de France, também já fez coberturas de natação, maratona aquática, vôlei, polo aquático, Fórmula E, vela, skate e boxe, além de eventos esportivos como assessora de imprensa, relações públicas e social media.