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Marca gaúcha Panfácil lança linha de massas e amplia portfólio com parceria internacional

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Lançamento da linha de massas e produtos de panificação reforçam presença da marca nos supermercados e abre espaço no canal de Food Service | Foto: Divulgação
Lançamento da linha de massas e produtos de panificação reforçam presença da marca nos supermercados e abre espaço no canal de Food Service | Foto: Divulgação
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Com quase 60 anos de história no RS, a marca aposta em massas secas e panificação congelada para conquistar novos mercados.

O mês de agosto de 2025 representa um importante marco para o Grupo Estrela, dono da marca Panfácil, que tem quase 60 anos de história e sede em Canoas (RS). O grupo, reconhecido por suas farinhas e pães congelados, faz, simultaneamente, dois importantes movimentos, que representam mais do que novas linhas de produtos, novos mercados. O primeiro é a entrada no segmento de massas secas, com uma linha que atende à demanda do varejo e dos consumidores acostumados à qualidade das farinhas Panfácil. Outra novidade vem da parceria com a espanhola Europastry, um dos maiores fabricantes mundiais de panificação congelada.

Com novos produtos, a empresa reforça sua atuação nos supermercados e inicia sua atuação em Food Service, com itens como donuts e croissants prontos e congelados para minimercados, padarias, cafeterias, lojas de conveniência e hotéis. Os lançamentos poderão ser conferidos no estande da Panfácil, durante a Expoagas 2025, que ocorre de 19 a 21 de agosto, na FIERGS, em Porto Alegre.

“Entramos no mercado de massas secas para consolidar a marca, oferecer nesse segmento nossa qualidade de produtos e serviços e aumentar a capilaridade da distribuição de nossas farinhas junto aos clientes de todos os portes”, aponta o diretor comercial do Moinho Estrela, Eduardo Pretto.

Segundo ele, a decisão de lançar essa nova linha de massas é madura e naturalmente conectada à produção da matéria-prima, que é o negócio do Moinho Estrela.

“Trata-se de um mercado que já é bem conhecido no nosso dia a dia. O varejo alimentar de comodities, como as farinhas, onde atuamos há quase 60 anos, o que nos assegura conhecimento e a confiança do consumidor”, complementa.

São quatro tipos de Massa Panfácil: espaguete, parafuso, penne e rigatone. Elas já começaram a chegar ao mercado e o objetivo é vender para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que já compram as farinhas da marca.

“Começamos a prospecção em julho deste ano e a receptividade tem sido excelente. Elogios ao produto, à embalagem, à ideia de ter mais uma marca forte nesse segmento tão importante”, observa o diretor, salientando que o diferencial é justamente a qualidade da farinha que é usada na produção. “A força da nossa marca e a qualidade do serviço da Panfácil para abastecer os clientes estão na massa também”, pondera.

Congelados e deliciosos

Já a aliança com a Europastry acrescenta novos sabores e receitas à panificação congelada da Panfácil. A empresa já está consolidada no mercado, especialmente para atender o varejo supermercadista. Com a parceria, adiciona uma nova área de atuação à empresa: o Food Service, com lanchonetes, restaurantes, lojas de conveniência, cafés e hotéis, que podem adquirir os produtos já prontos congelados, com a facilidade e a praticidade para o ponto de venda.

A Europastry é um dos maiores fabricantes mundiais de panificação congelada, com 28 fábricas em 19 países e mais de 4 mil itens em seu portfólio. A empresa é reconhecida globalmente por produtos de alta qualidade, por enormes investimentos em P&D e por procurar, sempre que possível, utilizar ingredientes orgânicos, biodinâmicos e green label em sua produção.

“Eles enxergam o Brasil como um enorme potencial mercado consumidor, onde agora eles estão entrando mais formalmente”, observa Bernardo Pretto, diretor comercial da Panfácil.

A aproximação entre as marcas iniciou em 2023 e os produtos começaram a chegar ao País no início deste ano.

“Os itens da Europastry complementam muito bem a nossa linha, que já é formada por 70 diferentes produtos. E a cultura das empresas têm muita sinergia”, conta Bernardo. “Seremos distribuidores exclusivos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Mas e aproximação vai além da questão comercial, já que estamos conectados também no desenvolvimento de produtos e soluções para o setor”, revela.

Para a Europastry, a parceria também é fundamental. “O Brasil se trasformou em um mercado prioritário para o crescimento da Eurpastry na América Latina, ao lado do México. Nesse sentido, nossa aliança com a Panfácil é um passo muito importante dentro do planejamento estratégico de nossa companhia no mercado local”, reconhece Bertrand Laffont, diretor da Europastry para a América Latina.

Por enquanto, a iniciativa envolve a distribuição de cinco sabores de Dots (donuts), quatro tipos de croissants, folhado de chocolate, muffin e pão ciabata assado congelado.

“São ‘leves’, saborosos sem serem ‘muito doces’, têm um visual que chama muito a atenção e já vêm agradando a todos paladares”, comenta Bernardo, indicando que os novos produtos já conquistaram uma fatia interessante do mercado. “Estamos em algumas das principais redes de varejo da região”, antecipa o diretor comercial da Panfácil.

A expansão, com novos produtos e a parceria, marca também uma importante retomada da empresa, que foi uma das atingidas pela enchente de 2024. É um momento de recuperação e crescimento. O faturamento do grupo em 2025 deve ultrapassar a marca de R$ 600 milhões de reais.

“Projetamos um crescimento de mais de 50% na operação de congelados e de pelo menos 20% em farinhas e massas secas”, estima Bernardo.

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