Home Música Lançamento Mani Carneiro sintoniza trip hop com violão pernambucano no clipe “Qualantena”
Lançamento

Mani Carneiro sintoniza trip hop com violão pernambucano no clipe “Qualantena”

Envie
Default Featured Image
Envie

“Qual será o meu elo de conexão, qual a antena?”, questiona Mani Carneiro em busca de sintonia. Convidando a uma revisão íntima sobre o que nos une em tempos de isolamento, o cantor, compositor e violonista pernambucano anuncia seu próximo EP com o single e clipe “Qualantena”.

Assista a “Qualantena”: https://youtu.be/uLS_ZUg0CNs

Ouça “Qualantena”: https://smarturl.it/qualantena

Mesclando tons de trip hop ao seu violão, Mani recebe na faixa a participação de músicos referência no cenário carioca. Jam da Silva assina percussões e bateria, com o trombone de Marlon Sette, sax barítono de Jorge Continentino, trompete de Diogo Gomes e Moog, sintetizador e piano Rhodes de Erick Amorim – este último fazendo uma ponte com a Recife natal de Carneiro. Todos os músicos gravaram em suas casas, ampliando o sentido intimista da composição.

“‘Qualantena’ foi composta durante os 3 primeiros meses de pandemia, onde a solidão, a preocupação e  o medo foram dando lugar ao autocuidado e reflexões sobre a vida coletiva. Amigos perguntavam se eu não ia falar nada sobre tudo. E de repente tudo que vi e senti explodiu na composição que surgiu em 5 minutos. E aí veio a vontade de compartilhar com as pessoas e o cuidado em como gravar com segurança. Essa música furou a fila, pois eu estava no processo de finalização do próximo EP que tinha já repertório fixo, então parei tudo pra focar nela, que se fez mais urgente”, analisa Mani.

O título propõe um neologismo com um jogo de palavras para falar do que somos – a antena, em busca de sinais externos – e não apenas do que precisamos fazer – a quarentena. A ideia é focar no que nos conecta e liberta, ao invés daquilo que momentaneamente nos limita. O vídeo traz um olhar que humaniza a casa e reflete a transformação interior do indivíduo, procurando dar uma sensação de busca e preenchimento, numa falsa impressão do vazio.

“O tema da música podemos dividir em camadas. A primeira e mais óbvia é a casa física em si,  em sua importância numa quarentena, mas logo em seguida vem a camada principal que seria a ‘casa metafísica’, ou o repensar o planeta a partir de nossa casa, nosso corpo, nossa existência… e como isso toca o outro, já que fazemos todos parte desse ecossistema que chamamos vida na terra. A casa –  o planeta, o corpo –  só faz sentido pelo ser humano que faz uso dela e como se conecta com o coletivo, ainda mais agora em meio a uma pandemia, onde o ar que respiramos muda a vida à nossa volta. Pensemos: tudo que fazemos ‘inter-fere’”, conclui Mani.

“Qualantena” é single do segundo EP de Mani Carneiro, parte de uma trilogia de lançamentos – onde 2 EPs se somarão a outras canções, formando um disco temático. Os trabalhos vêm para somar a uma trajetória rica. O artista já se apresentou em palcos que vão da Argentina ao Congo, passando pela França, é autor de mais de 300 canções e soma parcerias com nomes como o próprio Jam da Silva, François Muleka e Alessandra Leão.

Mesclando referências como Kraftwerk e Caymmi, Luiz Gonzaga e Damon Albarn, Björk e Gilberto Gil, Mani Carneiro propõe uma visão plural e diversa da música brasileira contemporânea. Após o álbum solo “Ecoou” (2015) e o EP “Canções Para…” (2018), ele se prepara para o próximo passo na carreira. “Qualantena” é apenas o primeiro gostinho e chega às principais plataformas de streaming.

Assista a “Qualantena”: https://youtu.be/uLS_ZUg0CNs

Ouça “Qualantena”: https://smarturl.it/qualantena

Ficha técnica

Mani Carneiro – Voz e violão

Jam da Silva – Bateria e percussões

Marlon Sette – Trombone

Jorge Continentino – Sax Baritono

Diogo Gomes – Trompete

Erick Amorim – Moog, Synth e Piano Rhodes

 

Qualantena é composta, produzida e mixada por Mani Carneiro

Arranjo de Sopros – Marlon Sette

Masterizada por Maurício Gargel

 

Direção e Direção de Fotografia – Bruno Pettinelli

Roteiro – Bruno Pettinelli e Mani Carneiro

Performance – Beatriz Pizarro e Layla Moncores

Elenco – Flavia Nunes

Edição – Bruno Pettinelli

Inscreva-se para receber notícias sobre Lançamento

Envie

RBN Stories