Conecte-se conosco

BA

Mais de um milhão de baianos têm fornecimento de energia por rede elétrica automatizada

Publicado

em

92 cidades baianas já contam a rede elétrica automatizada. Sistema de self-healing, criado pela Coelba, permite o retorno quase instantâneo do fornecimento de energia elétrica 

Os municípios baianos de Jaguarari, Juazeiro e Santo Antônio de Jesus são alguns dos 15 municípios baianos que receberam no primeiro semestre deste ano a tecnologia de self-healing, um equipamento que permite o restabelecimento automático do fornecimento de energia. Com essa ampliação, 92 municípios têm o sistema, o que representa 26% da área atendida pela Coelba. Já são mais de um milhão de baianos beneficiados.   

Ao detectar uma interferência na rede, que pode ser causada por queda de árvores, efeitos climáticos ou animais, o equipamento de self-healing – do inglês “auto recomposição”, isola automaticamente a região afetada e reconecta a rede por outro caminho, garantindo o retorno imediato do fornecimento. Em situações sem o self-healing, os clientes precisam aguardar o restabelecimento do sistema através da intervenção de uma equipe técnica no local. O equipamento funciona conectado a um sistema integrado, que informa imediatamente ao Centro de Operações da concessionária o local exato da interrupção, garantindo mais eficiência e agilidade nas ações das equipes técnicas da concessionária, que atuam em um menor tempo.   

A ampliação do sistema self-healing é um trabalho de aperfeiçoamento constante da rede elétrica realizado pela Coelba para dar maior confiabilidade ao sistema, garantindo o fornecimento de maior qualidade aos usuários baianos. Seu sistema integrado, que informa diretamente ao Centro de Operações Integradas (COI) da distribuidora sobre interferências, permite, assim, orientar com precisão as equipes em campo, o que garante um serviço de maior qualidade, prestado em menos tempo.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA