Home Notícias Mais de 18 mil crianças e jovens são impactados com projetos da Cresol
Notícias

Mais de 18 mil crianças e jovens são impactados com projetos da Cresol

Envie
Default Featured Image
Envie
Segundo uma pesquisa do Ibope realizada em 2020, apenas 21% das pessoas tiveram educação financeira na infância até os 12 anos no Brasil. E com o objetivo de mudar esse cenário e fazer com que as crianças aprendam sobre a importância de uma relação equilibrada com o dinheiro na primeira infância, a Cresol lançou em maio deste ano o portal Cresol Educa.
O portal disponibiliza uma série de atividades, histórias e livros sobre educação financeira, divididos por faixa etária e com personagens diferentes de acordo com as etapas da infância, com o objetivo de apoiar pais, educadores em ampliar a informação sobre finanças de forma lúdica para os pequenos de 6 a 12 anos. O grande diferencial do projeto é que além do acesso online, a instituição também disponibiliza os arquivos para download para famílias que se cadastrarem.
Até agora cerca  de 5 mil crianças foram impactadas diretamente pelo Portal, incluindo downloads de atividades, leituras online e envios dos livros impressos para as casas. Além disso, outras 13 mil crianças têm suporte dos materiais desenvolvidos pelo Instituto Cresol em parceria com as escolas e secretarias de educação.
“A receptividade foi incrível. Já tínhamos a ação junto às escolas e com a adoção das aulas online, percebemos que era preciso ampliar o acesso também no digital. Em pouco mais de 2 meses de lançamento foram mais de 1.500 coleções entregues e centenas de crianças e famílias receberam em suas casas muito mais do que coleções, mas ensinamentos para a vida, que demonstram o interesse da Cresol em levar por meio das coleções aproximação com a sociedade”, comemora José Vandresen, gerente do Instituto Cresol, responsável pelo projeto.
Projetos educacionais nas escolas
Antes de nascer o portal Cresol Educa, os projetos já estavam na sala de aula. O portal é uma extensão das parcerias entre as cooperativas, o Cresol Instituto e as Secretarias Municipais de Educação onde a Cresol atua que integra uma estratégia pedagógica maior, que une as coleções de história disponíveis no Educa, jogos, propostas pedagógicas dos projetos e atividades ligadas a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
Por meio dessa organização, a proposta é desenvolver um ambiente de aprendizagem coletiva, capaz de levar aprendizado por meio da ludicidade. Neste ano, os projetos educacionais do Instituto, “Mesadinha e sua Turma”,  “Um Olhar Para o Futuro” e “Juventude Cooperativista”, estão inseridos em mais de 380 escolas, de todos os estados onde a Cresol tem abrangência, com mais de 13 mil alunos impactados.
Ana Paula da Rosa é um exemplo de como a educação pode modificar a vida de uma comunidade. Professora voluntária na cidade de Francisco Beltrão, interior do Paraná, ela dá aulas de reforço para crianças do seu bairro e utiliza os materiais do Instituto Cresol em suas aulas. Entre os assuntos que a educadora pontua com seus alunos, está a educação financeira.
“Estamos muito felizes em poder oferecer um conteúdo de qualidade, com uma linguagem que as crianças entendam e, por vezes, até possam ensinar seus pais sobre saúde financeira e como investir”, finaliza Vandresen.

Reunião anual da SBPC chega ao Recife com debate inédito sobre gênero

Reunião anual da SBPC chega ao Recife com debate inédito sobre gênero

Leia Mais
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

Leia Mais
Justiça aceita denúncia contra o tenente-coronel Ivan Blaz 

Justiça aceita denúncia contra o tenente-coronel Ivan Blaz 

Leia Mais
Sudeste asiático recebe maioria de brasileiros para trabalho forçado

Sudeste asiático recebe maioria de brasileiros para trabalho forçado

Leia Mais
Ruas do Rio serão fechadas ao tráfego devido à reunião do Brics

Ruas do Rio serão fechadas ao tráfego devido à reunião do Brics

Leia Mais
Envie