O Scream é realizado anualmente pela Associação Baiana do Mercado Publicitário – ABMP, em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador, através da Empresa de Turismo – Saltur. Desde a primeira edição, a curadoria é participativa, o que, para a presidente da associação e idealizadora do festival, Ana Coelho, é o grande diferencial. “A gente só vai saber quais são as reais demandas e oportunidades do mercado se ouvirmos quem o compõe. Por isto, sempre foi uma premissa da ABMP, nesta e outras iniciativas, ouvir seus associados e o mercado”, afirma.
Ela conta ainda que, para fechar a programação, são meses recebendo sugestões e feedbacks também de formadores de opinião, empresários de diferentes ramos, criativos, grupos de trabalho e tantos outros profissionais, com reuniões semanais. Destes encontros e colaborações voluntárias surgem representantes de marcas como Coca Cola, Map e Soko, Grupo Metrópole, ESPM, Tech4Sex, The Voice +, As Minas Mkt, Sleeping Giants e Agência Califórnia, já confirmados para falar sobre comunicação, comportamento, arte, moda, economia, gastronomia, diversidade, tecnologia, inovação, cultura, empreendedorismo e muito mais.
Mote – Com o mote “Novas formas do agora” definido, a Agência Hike desenvolveu o conceito visual a partir de uma inspiração na Semana de Arte Moderna de 1922, quando a população mundial também saia de um cenário pandêmico causado pela gripe espanhola. “A Semana de 22 surgiu ainda em clima de caos, com a intenção de renovar todo o cenário artístico e cultural nacional, de olho nas tendências de outros países. O Scream quer trazer esta renovação e frescor para inspirar pessoas e negócios, através da criatividade, empreendedorismo, histórias e discursos que podem ser uma força motriz para o agora”, explica Marcelo Ladeiro, sócio da Hike.
Sócia e diretora criativa da agência, Maria Paula Romano explica também que a identidade visual do festival baiano foi mantida, com as cores fortes já conhecidas desde a primeira edição, em 2018: “Inserimos as formas geométricas que remetem às linhas artísticas de 22, do futurismo, do cubismo. Esses elementos vão ocupar os espaços publicitários, artísticos, mídias on e off”.
Acesso – Para ter acesso a tanto conteúdo do Scream Festival 2021, o público volta para a plateia presencial neste ano, em três endereços do Centro Histórico de Salvador: Espaço Cultural da Barroquinha, Teatro Gregório de Mattos e Fera Palace Hotel. A inscrição tem preço promocional de R$100,00 (inteira) e R$50,00 (meia), com acesso para todas as palestras e oficinas, e já pode ser feita em www.screamfestival.com.br. As vagas são limitadas. Neste site estão disponíveis também todas as edições anteriores do festival, realizado pela ABMP desde 2018.
SERVIÇO
Salvador Creativity and Media Festival – Scream 2021
Mote: Novas formas do agora.
Quando: 3 e 4/12/21, de 9h às 18h.
Onde: Espaço Cultural da Barroquinha, Teatro Gregório de Mattos e Fera Palace Hotel, no Centro Histórico de Salvador.
Inscrição: R$100 inteira; R$50 meia (valores promocionais).
Mais informações: www.screamfestival.com.br / @screamsalvador