Home Notícias Economia Lula sanciona lei sobre exploração de energia elétrica no mar
Economia

Lula sanciona lei sobre exploração de energia elétrica no mar

Envie
Lula sanciona lei sobre exploração de energia elétrica no mar
© REUTERS/Phil Noble
Envie

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de Lei nº 576, de 2021, que trata do aproveitamento da geração de energia elétrica no mar, a chamada offshore. A lei estabelece diretrizes para o aproveitamento para a geração de energia em áreas sob domínio da União, como o mar territorial, a zona econômica exclusiva e a plataforma continental.

Entre outros pontos, o texto determina que a exploração offshore de energia se dará por meio de contratos de autorização ou concessão.

Caberá ao Poder Executivo definir os locais para receber as atividades de geração de energia offshore, chamados de prismas. Segundo o texto, a cessão pode ocorrer por meio da oferta permanente ou da oferta planejada.

No primeiro caso, o poder público delimita áreas para exploração a partir da solicitação dos interessados, na modalidade de autorização. Já na oferta planejada, o poder público define as áreas de exploração conforme o planejamento do órgão competente. Elas são colocadas em oferta por meio de licitação, na modalidade de concessão.

As receitas geradas, provenientes de bônus de assinatura, taxas de ocupação e participação proporcional sobre a energia produzida, serão distribuídas entre União, estados e municípios, com investimentos, prioritariamente, destinados à pesquisa, inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável.

A lei diz ainda que a geração desse tipo de energia no mar deverá ter como princípios, o desenvolvimento de novas tecnologias para viabilizar a redução de emissões de carbono durante a produção de energia, como na extração de hidrogênio; desenvolvimento local e regional, preferencialmente com investimento em infraestrutura e na indústria nacional, com ações que reduzam a desigualdade e promovam a inclusão social e a diversidade.

O texto determina a necessidade de consulta livre, prévia e informada aos povos e comunidades afetados pelo empreendimento offshore e estabelece exigências para o descomissionamento de empreendimentos e a restauração das áreas exploradas.

Veto

O presidente vetou trecho do projeto que determinava a contratação de incentivos para a produção de energia gerada a partir do gás natural e do carvão mineral e a prorrogação dos contratos das usinas térmicas a carvão e de PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas). O chamado jabuti foi incluído no projeto durante a tramitação na Câmara dos Deputados.

 

Segundo o site Agenciabrasil.ebc,

Com informações: Agenciabrasil.ebc

Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar preço à indústria

Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar preço à indústria

Leia Mais
Ataque hacker não envolveu extração de dados de clientes, diz empresa

Ataque hacker não envolveu extração de dados de clientes, diz empresa

Leia Mais
Bolsa bate recorde, e dólar cai para menor valor em mais de um ano

Bolsa bate recorde, e dólar cai para menor valor em mais de um ano

Leia Mais
Haddad elogia retirada do ressarcimento do INSS do arcabouço fiscal

Haddad elogia retirada do ressarcimento do INSS do arcabouço fiscal

Leia Mais
Brasil tem recorde de turistas estrangeiros no primeiro semestre

Brasil tem recorde de turistas estrangeiros no primeiro semestre

Leia Mais
Envie