Conecte-se conosco

Cultura

Livro infantojuvenil ensina sete lições para preservar o meio ambiente

Publicado

em

O livro Conexão Julieta usa mitologia, tradições, cultura, astronomia, experiências sensoriais, os bens da natureza e as sete cores do arco-íris para incentivar atitudes cidadãs em crianças e jovens.

Tudo começa com Zeus, que agitado e preocupado com o Planeta Terra, em virtude do descaso ao meio ambiente, escolhe a deusa Isis para conectar dois jovens para propagar ações de conscientização e preservação ao mundo atual. Julieta, que mora no Rio de Janeiro e Pietro morador de Verona na Itália, são os escolhidos.

Para destacar a importância da preservação dos sete bens da natureza, a autora os associa às sete cores do arco-íris, às sete irmãs Plêiades e aos sete sentidos humanos, e tudo conectado com atitudes dos jovens para salvar o Planeta. O foco é entender e incentivar os 3 Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Esse conteúdo lúdico é de fácil compreensão e vai auxiliar educadores e pais no desafio da conscientização e incorporar atitudes para a preservação do meio ambiente, através de ações simples de prevenção:

·     Bem Ar = cor vermelha (sinestesia) – combater a poluição usando a mobilidade sustentável, como bicicleta, Metrô, trem, incentivar o transporte solidário, como a carona, e não queimar lixo.

·     Bem Solo = laranja (audição) – controle do descarte de lixo, rotação de culturas agrícolas, não usar agrotóxico.

·     Bem Recursos Naturais Não Renováveis = cor amarela (tato) – usar energia eólica, hídrica e oceânica, reduzir desperdício de água e luz e diminuir o uso de combustível fóssil.

·     Bem Flora = cor verde (paladar) – preservar a diversidade da flora, manter áreas verdes, reciclar papel para evitar a derribada de árvores para celulose, plantar árvores, frutíferas ou não, e flores.

·     Bem Água = cor azul (visão) – manter a limpeza de rios, córregos, lagos e oceano. Usar a água com consciência, sem desperdício.

·     Bem Fauna = cor índigo (olfato) – respeitar os animais, moderar o consumo de carne vermelha, adotar animais de estimação.

·     Bem Seres Humanos = cor violeta (fé) – trabalho voluntário, união, respeito à espiritualidade e ação.

No final dessa experiência, a deusa Isis ensina aos jovens: “Só os seres humanos têm as ferramentas essenciais para executar as mudanças necessárias em seu benefício e aos demais bens da natureza”.

Uma leitura para qualquer idade e um recurso paradidático de muito valor para educadores.

O livro “Conexão Julieta”, da Editora Philia, foi lançado na 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo e está à venda pela livraria Letras Amigas, com frete grátis para todo o Brasil – https://letrasamigas.com.br/catalogo/lancamentos/ ou pela Amazon.

Sobre a Autora – A catarinense Denise Becker é fotógrafa documental e artística desde 2010 com doze livros de fotografia, todos clicados em Santa Catarina. Mãe de duas jovens, desde criança já escrevia poesias e histórias infantis. Em 2019, fundou a Editora Philia e na sequência escreveu os três primeiros livros infanto-juvenis – http://denisebecker.com.br/

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA