Leitura

Livro discute a interseção entre o sentimento anti-Israel e o ódio aos judeus

Livro discute a interseção entre o sentimento anti-Israel e o ódio aos judeus

Imagens da bandeira de Israel em chamas e palavras de ordem antissionista têm se disseminado em ambientes os mais diversos, incluindo os corredores das Nações Unidas, as praças públicas do Oriente Médio, os campi universitários e as matérias de veículos de comunicação de massa. Para examinar esse fenômeno global, o escritor e acadêmico belga  Henri Stellman publicou o livro “What is Antizionism? (…and is it Antisemitic?)” (Aspekt B.V., 2018), que agora é traduzido para o português pela Editora Contexto, em parceria com a StandWithUs Brasil, organização internacional focada em educar sobre Israel.

O autor examina detalhadamente o controverso assunto da relação entre antissionismo e antissemitismo. As várias ideologias antissionistas e seus principais proponentes são discutidos um a um. Uma seção inteira é dedicada a uma análise dos meios e discursos usados ​​pelos ativistas antissionistas e por autoridades internacionais nos mais diversos momentos históricos, incluindo o endosso ao Movimento BDS (Boicote Desinvestimento e Sanções) pela África do Sul, passando pelo virulento ódio externado por Jeremy Bernard Corbyn, ex-líder do Partido Trabalhista britânico, até libelos propagados por ditaduras árabes muçulmanas.

Considerando que a pura crítica a Israel não caracteriza antissemitismo, Henri Stellman explica, a partir de múltiplas referências, que o antissemitismo emerge quando apenas Israel é considerado um país indigno de existir, deslegitimado e demonizado. O autor compartilha definições, lista de recursos, questões de revisão, exercícios de treinamento e pontos de discussão para embasar seu principal ponto.

Diante da polarização política e social e do uso ilegítimo de Israel, ora como bode expiatório e ora como objeto idealizado, por parte de partidos de todo o espectro político, este livro é uma importante colaboração para qualificar o debate e ajudar a delimitar comportamentos e ideologias antissemitas travestidas de crítica a Israel, seja no campo conservador ou progressista.

Sobre o autor 

Henri Stellman, natural da Bélgica, possui bacharelado e mestrado em Política Internacional e doutorado em Ideologias do Antissionismo pela London School of Economics and Political Science. É autor de vários artigos acadêmicos e não acadêmicos, publicados em diversos periódicos. Desde 2016 atua na unidade Firewall Israel do Reut Institute.

 

Ficha técnica

“O que é antissionismo? (e é uma forma de antissemitismo?)”

Autor: Henri Stellman

Editora Contexto, 2022

144 páginas

29,90 reais

https://www.editoracontexto.com.br/produto/o-que-e-antissionismo-e-e-uma-forma-de-antissemitismo/5061689