Siga-nos nas Redes Sociais

Saúde

Lipedema: a doença confundida com obesidade que atinge principalmente mulheres

Publicado

em

Condicionada por fatores hormonais e genéticos, condição afeta pernas e braços e pode comprometer autoestima e mobilidade, explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Helena

Pouco conhecida e frequentemente confundida com excesso de peso, o lipedema é uma doença crônica e progressiva que atinge, em sua maioria, mulheres. A condição é caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura nos membros inferiores e, em alguns casos, também nos braços — geralmente de forma simétrica — causando dor, inchaço e sensibilidade ao toque.

“O lipedema não é causado por sedentarismo ou má alimentação, embora muitas mulheres escutem isso durante anos até conseguirem um diagnóstico correto”, alerta a médica cirurgiã vascular Dra. Aline Helena. Segundo ela, o quadro pode surgir principalmente após alterações hormonais importantes, como puberdade, gravidez ou menopausa.

O grande diferencial do lipedema está no tipo de gordura que se acumula: ela não responde às dietas tradicionais nem ao exercício físico, o que pode gerar frustração e impactos na saúde emocional da paciente. “É muito comum a mulher se sentir culpada por não conseguir emagrecer determinadas áreas do corpo, mesmo com muito esforço. Isso afeta autoestima, relações sociais e até a vida profissional”, reforça a especialista.

Além da estética, o lipedema pode comprometer a mobilidade, causar dores frequentes e, quando não tratado, evoluir para quadros mais graves. Os diagnóstico é essencialmente clínico, feito com base na avaliação médica e histórico da paciente.

O ultrassom pode ajudar medindo a espessura do tecido adiposo, e identificando imagens de nódulos, fibrose e irregularidades da pele, que são características da doença .

“O tratamento inclui desde medidas conservadoras, como drenagem linfática, uso de meias compressivas, acompanhamento nutricional, até procedimentos cirúrgicos, como a lipoaspiração específica para lipedema”, explica Dra. Aline.

O alerta da médica é claro: “Sentir dor nas pernas, notar acúmulo desproporcional de gordura e ouvir que isso é ‘normal’ ou ‘falta de esforço’ não é aceitável. O reconhecimento do lipedema é o primeiro passo para devolver saúde e qualidade de vida às mulheres que convivem com ele sem saber”.

Mortes em Terra Yanomami caem 27,6% desde declaração de emergência Leia Mais

Mortes em Terra Yanomami caem 27,6% desde declaração de emergência

Ministério da Saúde envia Força Nacional do SUS ao Paraná após tornado Leia Mais

Ministério da Saúde envia Força Nacional do SUS ao Paraná após tornado

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio Leia Mais

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio

Divulgação Leia Mais

Nasce a Grão Consultoria em Negócios na Saúde

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025 Leia Mais

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.